dc.creator.ID |
SILVA, Maria Camila Siqueira S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1603565623208113 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MOURA, Marcelo de Oliveira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MOURA, M. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9288185279020542 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ARAÚJO, SÉRGIO MURILO SANTOS. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6693832655779279 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
NÓBREGA, Ivanalda Dantas da. |
|
dc.contributor.referee3 |
TONINI, Ivaine Maria. |
|
dc.contributor.referee3ID |
TONINI, I. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2416351850540491 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta Dissertação de Mestrado consiste na necessidade de compreensão do fenômeno da seca
pelos estudantes da Educação Básica. Para esse fim, foi desenvolvida uma pesquisa-ação com
os estudantes de uma turma do 3o ano do Ensino Médio de uma escola pública situada no
município de Afogados da Ingazeira-Pernambuco, o qual está inserido no Semiárido brasileiro.
A atividade de investigação teve por objetivo analisar como o letramento literário contribui para
aprender o fenômeno da seca no ensino da Geografia. A construção do problema se apresentou
através das dificuldades que os estudantes manifestaram concernente à compreensão das
características e dos impactos relevantes para o entendimento da temática, evidenciadas ao
longo das aulas de Geografia. Em termos metodológicos, o trabalho se utilizou da pesquisa-
ação e a descrição dos resultados e das atividades fez uso da abordagem qualitativa. Alinhada
a essa metodologia foi proposto o uso do texto literário (O Quinze, de Rachel de Queiroz) como
principal fonte de investigação dos conhecimentos geográficos. Deste modo, as práticas
pedagógicas foram desenvolvidas de maneira contextualizada na turma por meio de três
sequências didáticas envolvendo o uso de materiais didáticos e metodologias variadas, mas
priorizando o uso de literaturas de modo que essa em parceria com a Geografia proporcionasse
um ensino mais significativo. Buscou-se uma forma de ensino cujos estudantes não fossem
meros receptores, para isso, no decorrer das sequências problematizações foram lançadas
interligando e refletindo sobre a realidade dos mesmos. As ações planejadas, desenvolvidas e
analisadas valorizaram a participação entre professor-estudantes e estudantes-estudantes,
promovendo um processo de ensino-aprendizagem dinamizador e enriquecedor. Dito isso,
acreditamos que o uso do letramento literário para o entendimento do fenômeno da seca nas
aulas de Geografia demonstra ser mais uma forma de tencionar as diferentes dimensões e os
danos socioambientais deflagrados pela seca meteorológica na região do Semiárido brasileiro. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PROFGEO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
Seca como fenômeno geográfico: letramento literário com os estudantes do ensino médio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-12-01 |
|
dc.description.abstract |
This master's thesis focuses on the need for basic education students to understand the
phenomenon of drought. To this end, an action-research project was carried out with students
from a 3rd year high school class at a public school located in the municipality of Afogados da
Ingazeira-Pernambuco, which is in the Brazilian semi-arid region. The aim of the research
activity was to analyze how literary literacy contributes to learning about the phenomenon of
drought in Geography teaching. The problem was posed by the difficulties that the students
expressed in understanding the characteristics and impacts relevant to understanding the theme,
which were evident during Geography lessons. In methodological terms, the work used action
research and the description of the results and activities made use of a qualitative approach. In
line with this methodology, the use of the literary text (O Quinze, by Rachel de Queiroz) was
proposed as the main source for investigating geographical knowledge. In this way, the
pedagogical practices were developed in a contextualized way in the class through three
didactic sequences involving the use of didactic materials and varied methodologies, but
prioritizing the use of literature so that this, in partnership with Geography, would provide more
meaningful teaching. We sought a form of teaching in which the students were not mere
receptors. To this end, during the sequences, problematizations were launched, interconnecting
and reflecting on their reality. The actions planned, developed and analyzed valued the
participation of teacher-students and students-students, promoting a dynamic and enriching
teaching-learning process. That said, we believe that the use of literary literacy to understand
the phenomenon of drought in Geography classes proves to be another way of understanding
the different dimensions and socio-environmental damage caused by meteorological drought in
the Brazilian semi-arid region. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35850 |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-29T20:22:08Z |
|
dc.date.available |
2024-05-29 |
|
dc.date.available |
2024-05-29T20:22:08Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura Literária |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa-ação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino da Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
O Quinze |
pt_BR |
dc.subject |
Literary Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Action Research |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Geography |
pt_BR |
dc.subject |
The Fifteen |
pt_BR |
dc.subject |
Lectura Literaria |
pt_BR |
dc.subject |
Investigación para la Acción |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de Geografía |
pt_BR |
dc.subject |
Los Quince |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Maria Camila Siqueira Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Drought as a geographic phenomenon: literary literacy with high school students. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La sequía como fenómeno geográfico: alfabetización literaria con estudiantes de secundaria. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Maria Camila Siqueira Santos. Seca como fenômeno geográfico: letramento literário com os estudantes do ensino médio. 2023. 132 f. Dissertação (Mestrado de Geografia) Programa de Pós-graduação em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande-Paraíba-Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35850 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este Trabajo Fin de Máster consiste en la necesidad de comprender el fenómeno de la sequía
por estudiantes de Educación Básica. Para ello se desarrolló una investigación acción con
estudiantes de una promoción de 3er año de secundaria de una escuela pública ubicada en
municipio de Afogados da Ingazeira-Pernambuco, que se encuentra en la región Semiárida brasileña.
La actividad de investigación tuvo como objetivo analizar cómo la alfabetización literaria contribuye a
Conocer el fenómeno de la sequía en la enseñanza de la Geografía. La construcción del problema se presentó
a través de las dificultades que expresaron los estudiantes respecto a la comprensión de la
características e impactos relevantes para la comprensión del tema, evidenciados por la
a lo largo de las clases de Geografía. En términos metodológicos, el trabajo utilizó investigación-
acción y descripción de resultados y actividades utilizó un enfoque cualitativo. Alineado
Para esta metodología, se propuso el uso del texto literario (O Quinze, de Rachel de Queiroz) como
principal fuente de investigación sobre el conocimiento geográfico. De esta manera, las prácticas
Las actividades pedagógicas se desarrollaron de manera contextualizada en la clase a través de tres
secuencias didácticas que implican el uso de variados materiales y metodologías didácticas, pero
priorizar el uso de la literatura para que, en colaboración con la Geografía, proporcione
enseñanza más significativa. Buscamos una forma de enseñanza cuyos alumnos no fueran
meros receptores, para ello, durante la problematización se lanzaron secuencias
interconectando y reflexionando sobre su realidad. Las acciones planificadas, desarrolladas y
analizó la participación valorada entre docentes-alumnos y alumnos-alumnos,
promoviendo un proceso de enseñanza-aprendizaje dinámico y enriquecedor. Dicho eso,
Creemos que el uso de la alfabetización literaria para comprender el fenómeno de la sequía en
Las clases de geografía resultan ser otra manera de considerar las diferentes dimensiones y
Daños socioambientales provocados por la sequía meteorológica en la región Semiárida brasileña. |
pt_BR |