dc.description.resumo |
Este trabalho é parte integrante de uma tese de doutorado, por meio da qual
se buscou priorizar como pauta as contribuições político-pedagógicas e
epistemológicas de um curso de Licenciatura em Educação do Campo às escolas
públicas e às experiências formativas não escolares protagonizadas pelos sujeitos
do campo. Nesta tese, objetivou-se analisar os limites e possibilidades de
emancipação presentes na formação inicial de professores em Educação do Campo,
indicando como hipótese a ideia de que a formação de professores, quando
fundamentada nos pressupostos políticos e educativos defendidos pelo movimento
da Educação do Campo, mesmo com as contradições que apresenta, por estar
circunscrita no contexto da sociedade do capital, contribui para a promoção de uma
educação emancipadora/omnilateral no meio rural, uma vez que oferece
instrumentos teórico-metodológicos que podem ressignificar positivamente o
trabalho pedagógico, produzindo novos sentidos e concepções coerentes com o
projeto histórico das trabalhadoras e trabalhadores organizada/os do campo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.citation.issue |
25 |
pt_BR |
dc.title |
A questão agrária e a educação do campo: notas introdutórias. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35852 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-03T10:19:14Z |
|
dc.date.available |
2024-06-03 |
|
dc.date.available |
2024-06-03T10:19:14Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Questão agrária |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Agricultura brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Agrarian question |
pt_BR |
dc.subject |
Countryside Education |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian agriculture |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Isaac Alexandre da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The agrarian question and rural education: introductory notes. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Isaac Alexandre da. A questão agrária e a educação do campo: notas introdutórias. In: XXV EPEN - ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE - REUNIÃO CIENTÍFICA DA ANPED, 25., 2020, Salvador-BA. Anais [...]. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35852 |
pt_BR |