DSpace/Manakin Repository

Os trabalhos da ANPED sobre educação do campo e livros didáticos como textos curriculares: um olhar através das epistemologias do sul.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este trabalho é parte de um projeto de dissertação em andamento e trata do levantamento das produções científicas da ANPEd, no período de 2002-1012 em virtude da construção de um diálogo com as produções científicas da Área de Educação, focando a relação entre Educação do Campo, Currículo e LD.Este levantamento, por sua vez, atende a uma relevância acadêmica de discutir as produções científicas que tratem do objeto de uma pesquisa de Mestrado: Os Paradigmas Educacionais do Campo que balizam os Manuais dos Professores (MP) de Língua Portuguesa, História e Geografia das coleções didáticas aprovadas pelo PNLD/CAMPO-2013. Este trabalho tem o seguinte problema: Como os trabalhos da ANPED, no período de 2002-2012 trazem as discussões sobre Educação do Campo e Livros Didáticos como textos curriculares? Para responder a este problema temos como objetivo: compreender como os trabalhos da ANPEd no período de 2002-2012 trazem as discussões sobre Educação do Campo e Livros Didáticos como textos curriculares. Para tanto nos utilizamos da Abordagem teórico-metodológica das Epistemologias do Sul e as categorias teóricas de: a) Educação do Campo (ARROYO; CALDART; MOLINA, 2008), na qual se discutem os diferentes Paradigmas da Educação do Campoe b) Currículo (ARROYO, 2011; FREITAG; COSTA; MOTTA, 1989), na qual se discute os LD como textos curriculares. Utilizamos a Análise de Conteúdo (VALLA, 1990), via Análise Temática (BARDIN, 1977) para realizar a análise das produções científicas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 22 pt_BR
dc.title Os trabalhos da ANPED sobre educação do campo e livros didáticos como textos curriculares: um olhar através das epistemologias do sul. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35853
dc.date.accessioned 2024-06-03T10:23:09Z
dc.date.available 2024-06-03
dc.date.available 2024-06-03T10:23:09Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject ANPEd pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Epistemologias do sul pt_BR
dc.subject Countryside Education pt_BR
dc.subject ANPEd pt_BR
dc.subject Curriculum pt_BR
dc.subject Southern epistemologies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative ANPED's work on rural education and textbooks as curricular texts: a look through southern epistemologies. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Filipe Gervásio Pinto da. Os trabalhos da ANPED sobre educação do campo e livros didáticos como textos curriculares: um olhar através das epistemologias do sul. In: XXII EPENN - ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 22, 2014. Natal - RN. Anais [...]. GT 26 - Educação do Campo. Natal, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35853 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta