dc.description.resumo |
Este trabalho é parte de um projeto de dissertação em andamento e trata do
levantamento das produções científicas da ANPEd, no período de 2002-1012 em virtude da
construção de um diálogo com as produções científicas da Área de Educação, focando a
relação entre Educação do Campo, Currículo e LD.Este levantamento, por sua vez, atende a
uma relevância acadêmica de discutir as produções científicas que tratem do objeto de uma
pesquisa de Mestrado: Os Paradigmas Educacionais do Campo que balizam os Manuais dos
Professores (MP) de Língua Portuguesa, História e Geografia das coleções didáticas
aprovadas pelo PNLD/CAMPO-2013. Este trabalho tem o seguinte problema: Como os
trabalhos da ANPED, no período de 2002-2012 trazem as discussões sobre Educação do
Campo e Livros Didáticos como textos curriculares? Para responder a este problema temos
como objetivo: compreender como os trabalhos da ANPEd no período de 2002-2012 trazem
as discussões sobre Educação do Campo e Livros Didáticos como textos curriculares.
Para tanto nos utilizamos da Abordagem teórico-metodológica das Epistemologias
do Sul e as categorias teóricas de: a) Educação do Campo (ARROYO; CALDART;
MOLINA, 2008), na qual se discutem os diferentes Paradigmas da Educação do Campoe b)
Currículo (ARROYO, 2011; FREITAG; COSTA; MOTTA, 1989), na qual se discute os LD
como textos curriculares. Utilizamos a Análise de Conteúdo (VALLA, 1990), via Análise
Temática (BARDIN, 1977) para realizar a análise das produções científicas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
22 |
pt_BR |
dc.title |
Os trabalhos da ANPED sobre educação do campo e livros didáticos como textos curriculares: um olhar através das epistemologias do sul. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35853 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-03T10:23:09Z |
|
dc.date.available |
2024-06-03 |
|
dc.date.available |
2024-06-03T10:23:09Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
ANPEd |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject |
Epistemologias do sul |
pt_BR |
dc.subject |
Countryside Education |
pt_BR |
dc.subject |
ANPEd |
pt_BR |
dc.subject |
Curriculum |
pt_BR |
dc.subject |
Southern epistemologies |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Filipe Gervásio Pinto da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
ANPED's work on rural education and textbooks as curricular texts: a look through southern epistemologies. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Filipe Gervásio Pinto da. Os trabalhos da ANPED sobre educação do campo e livros didáticos como textos curriculares: um olhar através das epistemologias do sul. In: XXII EPENN - ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 22, 2014. Natal - RN. Anais [...]. GT 26 - Educação do Campo. Natal, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35853 |
pt_BR |