DSpace/Manakin Repository

A educação campesina e sua relação com a construção e valorização da identidade da criança.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este trabalho tem como fnalidade relatar uma experiência vivenciada em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Queimadas-PB. A experiência teve como principal motvaaço a escassez de conteúdos que propiciem uma relexço sobre a importnncia da valorizaaço e construaço da identdade dos alunos do campo. Nesta perspectva, o presente trabalho busca compreender como acontece o processo de construaço da identdade das crianaas do campo (campesinas), como também fazer um breve resgate histórico, conceituando a Educaaço do Campo, relatando suas conquistas, lutas e desafos, ressaltando a importnncia de se considerar o contexto da realidade dos alunos no contexto de ensino e aprendizagem. A pesquisa, de natureza pesquisa-aaço, foi realizada numa perspectva quantqualitatva, através das intervena,es pedagógicas durante as aulas. Os resultados demonstraram que, apesar das difculdades encontradas, os professores e alunos do campo estço construindo uma escola capaz de mudar suas vidasr que estas escolas propiciam aos educandos formaaço para a cidadania, valorizando suas origens e a importnncia do campo para o país, mostrando que o professor do campo deve desenvolver uma prátca pedagógica considerando as especifcidades das crianaas para que, só assim, possamos garantr o direito de uma educaaço pública de qualidade para nossos alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A educação campesina e sua relação com a construção e valorização da identidade da criança. pt_BR
dc.date.issued 2021
dc.description.abstract The purpose of this experiment was to report a lived experience in a school in the city of Queimadas-PB. The main motvaton was the lacv of contents that would relect on the importance of the valorizaton and constructon of the identty of the students of the feld . In this perspectve, the present worv seevs to understand how the process of building the identty of the rural children, as well as to mave a brief historical rescue, conceptualizing the educaton of the countryside, reportng its achievements, struggles and challenges, stressing the importance of considering the context of the reality of students in the context of teaching and learning. The research, of an acton-research nature, was carried out in a quant-qualitatve perspectve, through the pedagogical interventons during the classes. The results showed that the experience was that despite the difcultes encountered, teachers and students in the feld are building a school capable of changing their livesr that these schools provide the students with training for citzenship, valuing their origins and the importance of the feld for the country, showing that the teacher of the feld must develop a pedagogical practce considering the specifcites of children so that only then can we guarantee the right to an educaton for our students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35858
dc.date.accessioned 2024-06-03T13:22:56Z
dc.date.available 2024-06-03
dc.date.available 2024-06-03T13:22:56Z
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.subject Educação campesina pt_BR
dc.subject Identidade da criança campesina pt_BR
dc.subject Crianças campesinas - identidade pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Queimadas - PB - rede municipal de ensino pt_BR
dc.subject Peasant education pt_BR
dc.subject Identity of the peasant child pt_BR
dc.subject Peasant children - identity pt_BR
dc.subject Countryside Education pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.subject Queimadas - PB - municipal education network pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa.
dc.creator ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
dc.creator SILVA, Fagner Veloso da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Peasant education and its relationship with the construction and valorization of the child's identity. pt_BR
dc.identifier.citation MIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas; SILVA, Fagner Veloso da. A educação campesina e sua relação com a construção e valorização da identidade da criança. Revista Educação Inclusiva - REIN - Campina Grande. n.4, v.6, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35858 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta