dc.description.resumo |
Este trabalho tem como fnalidade relatar uma experiência vivenciada em uma escola da rede municipal de ensino da
cidade de Queimadas-PB. A experiência teve como principal motvaaço a escassez de conteúdos que propiciem uma
relexço sobre a importnncia da valorizaaço e construaço da identdade dos alunos do campo. Nesta perspectva, o
presente trabalho busca compreender como acontece o processo de construaço da identdade das crianaas do campo
(campesinas), como também fazer um breve resgate histórico, conceituando a Educaaço do Campo, relatando suas
conquistas, lutas e desafos, ressaltando a importnncia de se considerar o contexto da realidade dos alunos no
contexto de ensino e aprendizagem. A pesquisa, de natureza pesquisa-aaço, foi realizada numa perspectva quantqualitatva,
através das intervena,es pedagógicas durante as aulas. Os resultados demonstraram que, apesar das
difculdades encontradas, os professores e alunos do campo estço construindo uma escola capaz de mudar suas vidasr
que estas escolas propiciam aos educandos formaaço para a cidadania, valorizando suas origens e a importnncia do
campo para o país, mostrando que o professor do campo deve desenvolver uma prátca pedagógica considerando as
especifcidades das crianaas para que, só assim, possamos garantr o direito de uma educaaço pública de qualidade
para nossos alunos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A educação campesina e sua relação com a construção e valorização da identidade da criança. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.description.abstract |
The purpose of this experiment was to report a lived experience in a school in the city of Queimadas-PB. The main
motvaton was the lacv of contents that would relect on the importance of the valorizaton and constructon of the
identty of the students of the feld . In this perspectve, the present worv seevs to understand how the process of building the identty of the rural children, as well as to mave a brief historical rescue, conceptualizing the educaton of
the countryside, reportng its achievements, struggles and challenges, stressing the importance of considering the
context of the reality of students in the context of teaching and learning. The research, of an acton-research nature,
was carried out in a quant-qualitatve perspectve, through the pedagogical interventons during the classes. The
results showed that the experience was that despite the difcultes encountered, teachers and students in the feld
are building a school capable of changing their livesr that these schools provide the students with training for
citzenship, valuing their origins and the importance of the feld for the country, showing that the teacher of the feld
must develop a pedagogical practce considering the specifcites of children so that only then can we guarantee the
right to an educaton for our students. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35858 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-03T13:22:56Z |
|
dc.date.available |
2024-06-03 |
|
dc.date.available |
2024-06-03T13:22:56Z |
|
dc.type |
Artigo de Periódico |
pt_BR |
dc.subject |
Educação campesina |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade da criança campesina |
pt_BR |
dc.subject |
Crianças campesinas - identidade |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.subject |
Queimadas - PB - rede municipal de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Peasant education |
pt_BR |
dc.subject |
Identity of the peasant child |
pt_BR |
dc.subject |
Peasant children - identity |
pt_BR |
dc.subject |
Countryside Education |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.subject |
School |
pt_BR |
dc.subject |
Queimadas - PB - municipal education network |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa. |
|
dc.creator |
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. |
|
dc.creator |
SILVA, Fagner Veloso da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Peasant education and its relationship with the construction and valorization of the child's identity. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas; SILVA, Fagner Veloso da. A educação campesina e sua relação com a construção e valorização da identidade da criança. Revista Educação Inclusiva - REIN - Campina Grande. n.4, v.6, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35858 |
pt_BR |