DSpace/Manakin Repository

Entre discursos e percepções: um estudo sobre a reconstrução/ressignificação histórica do ensino religioso na Paraíba em tempos pós-modernos.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo No atual contexto pós-moderno assiste-se a uma crise de identidade em vários setores da vida em sociedade. Neste novo cenário de queda de paradigmas, constatamos a crise de identidade da disciplina de Ensino Religioso (ER), especificamente em escolas públicas, e a necessidade de sua reconstrução/ressignificação a partir da atual LDB. É sobre esta nova realidade pós LDB 9394/96, de busca por um Ensino Religioso não proselitista, que justificamos a relevância desta pesquisa, desenvolvida em escolas públicas estaduais da cidade de João Pessoa-PB. O estudo foi baseado em entrevistas com colaboradores de quatro escolas da região central da capital da Paraíba (em cada escola: 01 diretor, 01 professor de ER e 02 alunos do 9º ano do ensino fundamental) e na análise das diretrizes estaduais sobre o componente curricular em questão, com observação do ambiente escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Entre discursos e percepções: um estudo sobre a reconstrução/ressignificação histórica do ensino religioso na Paraíba em tempos pós-modernos. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35861
dc.date.accessioned 2024-06-03T13:55:36Z
dc.date.available 2024-06-03
dc.date.available 2024-06-03T13:55:36Z
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.subject Ensino religioso pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.subject Tolerância pt_BR
dc.subject Discurso pt_BR
dc.subject Educación religiosa pt_BR
dc.subject Identidad pt_BR
dc.subject Tolerancia pt_BR
dc.subject Religious education pt_BR
dc.subject Identity pt_BR
dc.subject Tolerance pt_BR
dc.subject Speech pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Entre discursos y percepciones: un estudio sobre la reconstrucción/resignificación histórica de la educación religiosa en la paraíba de los tiempos postmodernos. pt_BR
dc.identifier.citation ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. Entre discursos e percepções: um estudo sobre a reconstrução/ressignificação histórica do ensino religioso na Paraíba em tempos pós-modernos. Revista Inclusiones ISSN 0719-4706 volumen 4 – número especial – enero/marzo 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35861 pt_BR
dc.description.resumen En el actual contexto posmoderno se observa una crisis de identidad en varios sectores de la vida en sociedad. En este nuevo escenario de quiebre de paradigmas, vamos a verificar la crisis de identidad de la disciplina de Educación Religiosa (RE), específicamente en las escuelas públicas, y la necesidad de reconstrucción/ reencuadre desde la LDB actual. Es sobre esta nueva realidad pos LDB 9394/96, de la búsqueda de una educación religiosa sin proselitismo, que justificamos la relevancia de esta investigación, desarrollada en escuelas públicas estaduales de la ciudad de João Pessoa-PB. El estudio fue concretado en entrevistas con empleados de cuatro escuelas de la Región Central de la capital de la Paraíba (en cada escuela: 01 director, 01 profesor de ER y 02 alumnos del 9º de la enseñanza fundamental) y en el análisis de las directrices estaduales sobre el componente curricular en cuestión, con observación del ambiente escolar. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta