dc.description.resumo |
No atual contexto pós-moderno assiste-se a uma crise de identidade em vários setores da vida em sociedade.
Neste novo cenário de queda de paradigmas, constatamos a crise de identidade da disciplina de Ensino Religioso
(ER), especificamente em escolas públicas, e a necessidade de sua reconstrução/ressignificação a partir da atual
LDB. É sobre esta nova realidade pós LDB 9394/96, de busca por um Ensino Religioso não proselitista, que
justificamos a relevância desta pesquisa, desenvolvida em escolas públicas estaduais da cidade de João
Pessoa-PB. O estudo foi baseado em entrevistas com colaboradores de quatro escolas da região central da
capital da Paraíba (em cada escola: 01 diretor, 01 professor de ER e 02 alunos do 9º ano do ensino fundamental)
e na análise das diretrizes estaduais sobre o componente curricular em questão, com observação do ambiente
escolar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Entre discursos e percepções: um estudo sobre a reconstrução/ressignificação histórica do ensino religioso na Paraíba em tempos pós-modernos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35861 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-03T13:55:36Z |
|
dc.date.available |
2024-06-03 |
|
dc.date.available |
2024-06-03T13:55:36Z |
|
dc.type |
Artigo de Periódico |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino religioso |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade |
pt_BR |
dc.subject |
Tolerância |
pt_BR |
dc.subject |
Discurso |
pt_BR |
dc.subject |
Educación religiosa |
pt_BR |
dc.subject |
Identidad |
pt_BR |
dc.subject |
Tolerancia |
pt_BR |
dc.subject |
Religious education |
pt_BR |
dc.subject |
Identity |
pt_BR |
dc.subject |
Tolerance |
pt_BR |
dc.subject |
Speech |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Entre discursos y percepciones: un estudio sobre la reconstrucción/resignificación histórica de la educación religiosa en la paraíba de los tiempos postmodernos. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. Entre discursos e percepções: um estudo sobre a reconstrução/ressignificação histórica do ensino religioso na Paraíba em tempos pós-modernos. Revista Inclusiones ISSN 0719-4706 volumen 4 – número especial – enero/marzo 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35861 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
En el actual contexto posmoderno se observa una crisis de identidad en varios sectores de la vida en sociedad.
En este nuevo escenario de quiebre de paradigmas, vamos a verificar la crisis de identidad de la disciplina de
Educación Religiosa (RE), específicamente en las escuelas públicas, y la necesidad de reconstrucción/
reencuadre desde la LDB actual. Es sobre esta nueva realidad pos LDB 9394/96, de la búsqueda de una
educación religiosa sin proselitismo, que justificamos la relevancia de esta investigación, desarrollada en
escuelas públicas estaduales de la ciudad de João Pessoa-PB. El estudio fue concretado en entrevistas con
empleados de cuatro escuelas de la Región Central de la capital de la Paraíba (en cada escuela: 01 director,
01 profesor de ER y 02 alumnos del 9º de la enseñanza fundamental) y en el análisis de las directrices
estaduales sobre el componente curricular en cuestión, con observación del ambiente escolar. |
pt_BR |