DSpace Repository

A “descentração” do sujeito e a função social do ensino religioso para a formação das novas gerações em tempos pós-modernos.

Show simple item record

dc.description.resumo Este é um ensaio reflexivo sobre a função social da escola diante das mudanças referentes à constituição das identidades dos sujeitos e a centralidade da cultura em tempos pós-modernos e os conflitos geracionais ocasionados por esse movimento. A grande problemática paira sobre como a escola pode contribuir para minimização da intolerância e o preconceito existentes nas relações entre os jovens durante esse processo de formação indenitária, advindos das diferenças culturais. Fundamentadas em Forquin, Veiga-Neto e Hall, tecemos uma discussão sobre como a escola, enquanto espaço social, pode promover debates sobre a diversidade que contribuam para a minimização do preconceito e da intolerância através de diálogos que possibilitem o entendimento das diferenças e a importância da história do outro (diferente) para sua própria constituição indenitária. Considerando que as escolas não oferecem espaço, em sua maioria, para as discussões sobre Éica e Pluralidade Cultural podemos considerar o Ensino Religioso (em sua nova perspectiva conforme a LDB 9394/96) como caminho para construção desse pilar, quando proporciona diálogos sobre a existência humana, o fenômeno religioso e seu impacto sobre o social onde estes alunos vivem? Estudos como os de Junqueira e Benicá defendem que sim, mesmo diante da dita laicidade do Estado, justificando que, a parir das discussões antropológicas e históricas das religiões e do diálogo, é possível alcançar a minimização dos preconceitos e da intolerância. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A “descentração” do sujeito e a função social do ensino religioso para a formação das novas gerações em tempos pós-modernos. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract This is a relecive essay on the social funcion of the school before the changes related to the formaion of ideniies of subjects and the centrality of culture in postmodern imes and generaional conlicts caused by this movement. The big issue looms over how the school can help to minimize intolerance and prejudice exising in relaions between young people during this process of idenity formaion, arising from cultural diferences. Grounded in Forquin, Veiga-Neto and Hall, weave a discussion of how the school should work as a social space for the minimizaion of bias through dialogues that enable the understanding of diferences and the importance of the history of other (diferent) for your idenity consituion itself. Considering that schools do not ofer space, mostly for discussions on Ethics and Cultural Plurality, which are cross-cuing themes, we can think of discipline Religious Educaion (in his new perspecive as the LDB 9394/96) as a way to build this abutment when providing dialogues about human existence, the religious phenomenon and its impact on social where these students live? Studies such as those of Junqueira and Benica argue that yes, even before the actual secular state, explaining that, from the anthropological and historical discussions of religions and dialogue, it is possible to achieve minimizaion of prejudice and intolerance. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35863
dc.date.accessioned 2024-06-03T14:03:00Z
dc.date.available 2024-06-03
dc.date.available 2024-06-03T14:03:00Z
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.subject Cultura escolar pt_BR
dc.subject Ensino religioso pt_BR
dc.subject Intolerância na escola pt_BR
dc.subject Função social da escola pt_BR
dc.subject School culture pt_BR
dc.subject Religious education pt_BR
dc.subject Intolerance at school pt_BR
dc.subject Social function of the school pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The “decentering” of the subject and the social function of religious education for the training of new generations in post-modern times. pt_BR
dc.identifier.citation ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. A “descentração” do sujeito e a função social do ensino religioso para a formação das novas gerações em tempos pós-modernos. Revista Educação Inclusiva - REIN, Campina Grande, PB, v1.01, n.01, julho/dezembro-2017, p.1-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35863 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account