dc.description.resumo |
Este é um ensaio reflexivo sobre a função social da escola diante das mudanças referentes à constituição
das identidades dos sujeitos e a centralidade da cultura em tempos pós-modernos e os conflitos geracionais
ocasionados por esse movimento. A grande problemática paira sobre como a escola pode contribuir para
minimização da intolerância e o preconceito existentes nas relações entre os jovens durante esse processo
de formação indenitária, advindos das diferenças culturais. Fundamentadas em Forquin, Veiga-Neto e Hall,
tecemos uma discussão sobre como a escola, enquanto espaço social, pode promover debates sobre a
diversidade que contribuam para a minimização do preconceito e da intolerância através de diálogos que
possibilitem o entendimento das diferenças e a importância da história do outro (diferente) para sua própria
constituição indenitária. Considerando que as escolas não oferecem espaço, em sua maioria, para as discussões
sobre Éica e Pluralidade Cultural podemos considerar o Ensino Religioso (em sua nova perspectiva conforme
a LDB 9394/96) como caminho para construção desse pilar, quando proporciona diálogos sobre a existência
humana, o fenômeno religioso e seu impacto sobre o social onde estes alunos vivem? Estudos como os de
Junqueira e Benicá defendem que sim, mesmo diante da dita laicidade do Estado, justificando que, a parir
das discussões antropológicas e históricas das religiões e do diálogo, é possível alcançar a minimização dos
preconceitos e da intolerância. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A “descentração” do sujeito e a função social do ensino religioso para a formação das novas gerações em tempos pós-modernos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
This is a relecive essay on the social funcion of the school before the changes related to the formaion of
ideniies of subjects and the centrality of culture in postmodern imes and generaional conlicts caused
by this movement. The big issue looms over how the school can help to minimize intolerance and prejudice
exising in relaions between young people during this process of idenity formaion, arising from cultural
diferences. Grounded in Forquin, Veiga-Neto and Hall, weave a discussion of how the school should work
as a social space for the minimizaion of bias through dialogues that enable the understanding of diferences
and the importance of the history of other (diferent) for your idenity consituion itself. Considering that
schools do not ofer space, mostly for discussions on Ethics and Cultural Plurality, which are cross-cuing
themes, we can think of discipline Religious Educaion (in his new perspecive as the LDB 9394/96) as a way to build this abutment when providing dialogues about human existence, the religious phenomenon and its
impact on social where these students live? Studies such as those of Junqueira and Benica argue that yes,
even before the actual secular state, explaining that, from the anthropological and historical discussions of
religions and dialogue, it is possible to achieve minimizaion of prejudice and intolerance. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35863 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-03T14:03:00Z |
|
dc.date.available |
2024-06-03 |
|
dc.date.available |
2024-06-03T14:03:00Z |
|
dc.type |
Artigo de Periódico |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino religioso |
pt_BR |
dc.subject |
Intolerância na escola |
pt_BR |
dc.subject |
Função social da escola |
pt_BR |
dc.subject |
School culture |
pt_BR |
dc.subject |
Religious education |
pt_BR |
dc.subject |
Intolerance at school |
pt_BR |
dc.subject |
Social function of the school |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The “decentering” of the subject and the social function of religious education for the training of new generations in post-modern times. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. A “descentração” do sujeito e a função social do ensino religioso para a formação das novas gerações em tempos pós-modernos. Revista Educação Inclusiva - REIN, Campina Grande, PB, v1.01, n.01, julho/dezembro-2017, p.1-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35863 |
pt_BR |