dc.creator.ID |
SILVA JÚNIOR, A. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5603402503852128 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Arilson Silva de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, A. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
PAGANUS, Arilson. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, ARILSON SILVA DE. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8705941582455267 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ANDRADE, Viviane Toraci Alonso de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
Andrade;Viviane Toraci Alonso de. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
ANDRADE, VIVIANE TORACI ALONSO DE. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4924888150493601 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
VILLOTA, Jose Maria de Jesus Izquierdo. |
|
dc.contributor.referee2ID |
VILLOTA, J. M. J. I. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
IZQUIERDO, J. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
IZQUIERDO, JESUS. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2127724493136540 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino. |
|
dc.contributor.referee3ID |
NASCIMENTO, R. H. Z. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3ID |
NASCIMENTO, Rogério. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3ID |
NASCIMENTO, Rogério H. Z. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5211310903653654 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem como objetivo a escrita de um material didático de
Sociologia para o sexto ano do Ensino Fundamental Anos Finais. A Sociologia sofre
instabilidades quanto à sua permanência como componente do Ensino Médio, e
nessa mesma perspectiva alguns municípios brasileiros, como é o caso de Remígio,
na Paraíba; Belém, no Pará; São Leopoldo, no Rio Grande do Sul; Sobral no Ceará;
Rio de Janeiro, no Estado homônimo, têm implantado a disciplina em seus currículos
do Ensino Fundamental nos Anos Finais. Entretanto, por não possuir matriz
curricular em nível nacional, diferente de outros componentes tradicionais, a
Sociologia no Ensino Fundamental é um desafio para o professor, pois a escolha e o
estudo dos conteúdos a serem lecionados e trabalhados em sala de aula, fica a
cargo do docente, que tem que adaptá-los a partir da proposta curricular do Ensino
Médio. Foi percebido por essa pesquisa que as experiências são escassas e
carentes de material didático apropriado para a etapa de ensino em questão, por
este motivo, entendemos ser importante a produção do material que pretendemos
com essa pesquisa e produção. No referencial teórico, trabalhamos a elucidação dos
conteúdos pertinentes ao material como forma de introduzir os estudantes nesse
campo científico e componente curricular. Iniciamos a partir de uma análise dos
materiais já produzidos sobre o tema para a etapa de ensino em questão,
posteriormente passamos a investigar e fundamentar os conteúdos a serem
trabalhados e em seguida, a confecção do material. Depois, foi proposta uma
pesquisa com professores e graduados em sociologia para a avaliação do material
produzido. A pesquisa retornou com a aceitação do material por parte do público
participante, com as devidas ressalvas. Assim, pretendemos continuá-la para
enriquecer e melhorar o material já produzido, bem como produzir novos materiais
sobre temas diferentes, persistindo com o intuito de auxiliar o docente no
componente de Sociologia no Ensino Fundamental Anos Finais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDE |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Sociologia |
pt_BR |
dc.title |
Sociologia fundamental uma proposta de material didático para o sexto ano. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-09-28 |
|
dc.description.abstract |
The aim of this work is to write sociology teaching material for the sixth year of
elementary school. Sociology is subject to instability in terms of its permanence as a
component of secondary education, and in this same perspective some Brazilian
municipalities, such as: Remígio, in Paraíba; Belém, in Pará; São Leopoldo, in Rio
Grande do Sul; Sobral in Ceará; Rio de Janeiro, in the state of the same name, have
implemented the subject in their elementary school curricula in the final years.
However, because it does not have a national curriculum matrix, unlike other
traditional components, sociology in elementary school is a challenge for teachers,
as the choice and study of the content to be taught and worked on in the classroom
is left to the teacher, who has to adapt the content based on the curriculum proposal
for secondary school. This research has shown that there are few experiences and a
lack of appropriate teaching material for the stage of education in question, which is
why we believe it is important to produce the material we are looking for. In the
theoretical framework, we worked on elucidating the content relevant to the material
as a way of introducing students to this scientific field and curricular component. We
began by analyzing the materials already produced on the subject, for the stage of
education in question, then went on to investigate and substantiate the content to be
worked on, followed by the preparation of the material. A survey of teachers and
sociology graduates was proposed to evaluate the material produced. The survey
returned an acceptance of the material by the participating public, with the necessary
caveats. We intend to continue the research in order to enrich and improve the
material already produced and to produce new materials on different themes,
persisting with the aim of helping teachers in the sociology component of primary
education. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35873 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-03T18:31:11Z |
|
dc.date.available |
2024-06-03 |
|
dc.date.available |
2024-06-03T18:31:11Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Sociologia – Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Sociologia fundamental – Sexto ano – Educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
Sociology – Study and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Sociology elementary – Sixth year – Basic education |
pt_BR |
dc.subject |
Sociología – Estudio y enseñanza |
pt_BR |
dc.subject |
Libro de texto |
pt_BR |
dc.subject |
Sociología primaria – Sexto año – Educación básica |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA JUNIOR, Antonio Felipe da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Fundamental sociology a proposal for teaching material for the sixth year. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Sociología fundamental una propuesta de material didáctico para la sexto año. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA JUNIOR, Antonio Felipe da. Sociologia fundamental uma proposta de material didático para o
sexto ano. 2023. 71 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia em Rede PROFSOCIO) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35873 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El objetivo de este trabajo es escribir material didáctico para
Sociología para el sexto año de los últimos años de la escuela primaria. La sociología sufre
inestabilidades respecto de su permanencia como componente de la Escuela Secundaria, y
Desde esta misma perspectiva, algunos municipios brasileños, como Remígio,
en Paraíba; Belém, en Pará; São Leopoldo, en Río Grande del Sur; Sobral en Ceará;
Río de Janeiro, en el estado del mismo nombre, ha implementado la disciplina en sus planes de estudio.
de Educación Primaria en los últimos años. Sin embargo, como no tiene una matriz
currículo a nivel nacional, a diferencia de otros componentes tradicionales, el
La Sociología en la Educación Primaria es un desafío para el docente, ya que la elección y
estudio de los contenidos a impartir y trabajar en el aula, es
posición del docente, quien tiene que adaptarlos en función de la propuesta curricular docente
Promedio. A través de esta investigación se notó que las experiencias son escasas y
carecer de material didáctico adecuado para la etapa docente de que se trate, por
Por este motivo creemos que es importante producir el material que queremos.
con esta investigación y producción. En el marco teórico se trabaja en dilucidar la
contenido relevante para el material como una forma de presentar a los estudiantes este
campo científico y componente curricular. Comenzamos con un análisis de la
materiales ya elaborados sobre el tema para la etapa docente en cuestión,
Posteriormente comenzamos a investigar y fundamentar los contenidos a ser
trabajado y luego la producción del material. Posteriormente se presentó una propuesta
investigación con profesores y licenciados en sociología para evaluar el material
producido. La encuesta regresó con aceptación del material por parte del público.
participante, con las debidas reservas. Por lo tanto, pretendemos continuarlo durante
Enriquecer y mejorar el material ya producido, así como producir nuevos materiales.
sobre diferentes temas, persistiendo con el objetivo de ayudar al docente en
Componente de Sociología en los últimos años de Educación Primaria. |
pt_BR |