dc.description.resumo |
Escolas públicas sofrem historicamente com problemas de falta de investimento financeiro
para adequarem-se às necessidades da comunidade que atendem. Frequentemente é possível
ouvir queixas, não só sobre os baixos salários pagos aos professores, mas também da falta de
recursos humanos e materiais para realizar um trabalho efetivo na educação dos alunos. Em
Pernambuco, principalmente no interior, não é diferente a realidade da maioria das escolas.
Mas, dentre todas as dificuldades como a pobreza, a distância dos grandes centros urbanos, a
escassez de água e a falta de investimentos suficientes, algumas escolas emergem em cenário
estadual e nacional quanto ao seu desempenho pedagógico. Escolas de cidades muito
pequenas e pobres como Flores e Quixaba no sertão do Pajeú, já apresentaram baixos índices
de evasão e ultrapassaram as metas do IDEB e IDEPE, enquanto escolas que estão localizadas
em comunidades semelhantes e que recebem investimentos proporcionais não conseguem
alcançar. Pensando sobre essa relação entre os investimentos financeiros e a gestão escolar
diante desses resultados, realizamos esta investigação traçando um quadro comparativo com
os dados estatísticos de escolas públicas de porte e realidades sociais e financeiras
semelhantes, que apresentam índices educacionais desiguais, para debater sobre a
possibilidade de uma gestão escolar de sucesso em escolas que não recebem muitos
investimentos financeiros, localizadas na região do Sertão do Alto Pajeú no estado de
Pernambuco. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
5 |
pt_BR |
dc.title |
A relação entre gastos públicos e gestão escolar de qualidade: um estudo comparativo sobre escolas públicas estaduais no interior de Pernambuco. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35874 |
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dc.date.accessioned |
2024-06-03T18:32:40Z |
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dc.date.available |
2024-06-03 |
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dc.date.available |
2024-06-03T18:32:40Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas públicas estaduais - Pernambuco |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas públicas estaduais - Pernambuco |
pt_BR |
dc.subject |
Investimentos financeiros |
pt_BR |
dc.subject |
Índices educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Gastos públicos e gestão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
State public schools - Pernambuco |
pt_BR |
dc.subject |
School management |
pt_BR |
dc.subject |
Financial investments |
pt_BR |
dc.subject |
Educational indices |
pt_BR |
dc.subject |
Public spending and school management |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PAIVA, Pedro Murillo de. |
|
dc.creator |
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The relationship between public spending and quality school management: a comparative study on state public schools in the interior of Pernambuco. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PAIVA, Pedro Murillo de; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. A relação entre gastos públicos e gestão escolar de qualidade: um estudo comparativo sobre escolas públicas estaduais no interior de Pernambuco. In: VI - CONEDU - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2019, FORTALEZA. 5, 2018, Campina Grande. Anais [...] Campina Grande Realize, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35874 |
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