DSpace/Manakin Repository

A articulação de saberes docentes em aulas no ensino superior sob o olhar da teoria de Maurice Tardif.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este artigo é fruto de um conjunto de atividades propostas através da disciplina de Didática do Ensino Superior da Universidade Federal de Pernambuco durante o primeiro semestre letivo de 2018. Olhar para o ensino superior como um espaço que necessita ser problematizado foi tema recorrente na referida disciplina e orientou nosso caminho de investigação. A pesquisa aqui sistematizada procura refletir, especificamente, a mobilização de saberes docentes através da prática de 3 professores da UFPE, 1 da Faculdade Estácio e 1 da Faculdade de Igarassu. Para captar os dados foi elaborado um roteiro semiestruturado de observação e um diário de campo. Utilizamos para discutir o conceito de saberes docentes as formulações teóricas elaboradas por Maurice Tardif. A concepção de que há uma pluralidade e heterogeneidade de saberes permitiu colocar as observações em diálogo com as convenções teóricas e apontar as relações entre elas. A partir da discussão feita foi possível inferir que os saberes docentes são mobilizados a partir do contexto no qual os professores se inserem e que é fundamental conhece-los para compreender as complexidades das ações em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.citation.issue 5 pt_BR
dc.title A articulação de saberes docentes em aulas no ensino superior sob o olhar da teoria de Maurice Tardif. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35875
dc.date.accessioned 2024-06-03T18:38:40Z
dc.date.available 2024-06-03
dc.date.available 2024-06-03T18:38:40Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Didática do ensino superior pt_BR
dc.subject Saberes docentes pt_BR
dc.subject Trabalho docente pt_BR
dc.subject Maurice Tardif pt_BR
dc.subject Faculdade de Igarassu pt_BR
dc.subject Higher education didactics pt_BR
dc.subject Teaching knowledge pt_BR
dc.subject Teaching work pt_BR
dc.subject Maurice Tardif pt_BR
dc.subject Igarassu College pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Camilla Afonso Ferreira de.
dc.creator SATIAGO, Elizangela Dias.
dc.creator ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
dc.creator NASCIMENTO JÚNIOR, Manoel Caetano do.
dc.creator ALMEIDA, Patrícia Fortes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The articulation of teaching knowledge in higher education classes from the perspective of Maurice Tardif's theory. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Camilla Afonso Ferreira de; SATIAGO, Elizangela Dias; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas; NASCIMENTO JÚNIOR, Manoel Caetano do; ALMEIDA, Patrícia Fortes de. A articulação de saberes docentes em aulas no ensino superior sob o olhar da teoria de Maurice Tardif. In: V CONEDU - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5., 2018, Recife. Anais [...]. Recife, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35875 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta