dc.description.resumo |
Este artigo é fruto de um conjunto de atividades propostas através da disciplina de Didática do Ensino
Superior da Universidade Federal de Pernambuco durante o primeiro semestre letivo de 2018. Olhar
para o ensino superior como um espaço que necessita ser problematizado foi tema recorrente na referida
disciplina e orientou nosso caminho de investigação. A pesquisa aqui sistematizada procura refletir,
especificamente, a mobilização de saberes docentes através da prática de 3 professores da UFPE, 1 da
Faculdade Estácio e 1 da Faculdade de Igarassu. Para captar os dados foi elaborado um roteiro
semiestruturado de observação e um diário de campo. Utilizamos para discutir o conceito de saberes
docentes as formulações teóricas elaboradas por Maurice Tardif. A concepção de que há uma pluralidade
e heterogeneidade de saberes permitiu colocar as observações em diálogo com as convenções teóricas e
apontar as relações entre elas. A partir da discussão feita foi possível inferir que os saberes docentes são
mobilizados a partir do contexto no qual os professores se inserem e que é fundamental conhece-los
para compreender as complexidades das ações em sala de aula. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.citation.issue |
5 |
pt_BR |
dc.title |
A articulação de saberes docentes em aulas no ensino superior sob o olhar da teoria de Maurice Tardif. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35875 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-03T18:38:40Z |
|
dc.date.available |
2024-06-03 |
|
dc.date.available |
2024-06-03T18:38:40Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Didática do ensino superior |
pt_BR |
dc.subject |
Saberes docentes |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho docente |
pt_BR |
dc.subject |
Maurice Tardif |
pt_BR |
dc.subject |
Faculdade de Igarassu |
pt_BR |
dc.subject |
Higher education didactics |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching knowledge |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching work |
pt_BR |
dc.subject |
Maurice Tardif |
pt_BR |
dc.subject |
Igarassu College |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Camilla Afonso Ferreira de. |
|
dc.creator |
SATIAGO, Elizangela Dias. |
|
dc.creator |
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. |
|
dc.creator |
NASCIMENTO JÚNIOR, Manoel Caetano do. |
|
dc.creator |
ALMEIDA, Patrícia Fortes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The articulation of teaching knowledge in higher education classes from the perspective of Maurice Tardif's theory. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Camilla Afonso Ferreira de; SATIAGO, Elizangela Dias; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas; NASCIMENTO JÚNIOR, Manoel Caetano do; ALMEIDA, Patrícia Fortes de. A articulação de saberes docentes em aulas no ensino superior sob o olhar da teoria de Maurice Tardif. In: V CONEDU - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5., 2018, Recife. Anais [...]. Recife, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35875 |
pt_BR |