dc.description.resumo |
O presente trabalho é um estudo de caso que buscou refletir sobre a questão do processo
avaliativo no ensino de Língua Portuguesa, observando a configuração voltada para a inclusão de
alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, destacando, nesse processo, um estudo do
TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) tendo como parâmetro a aplicação
de uma atividade avaliativa contextualizada. Pensar no ensino e aprendizagem hoje é estabelecer
uma relação proximal entre o saber docente, os conhecimentos culturais e sociais dos alunos e o
sistema de avaliação escolar. Assim, desenvolvemos uma atividade contextualizada de língua
portuguesa que foi indicada para alunos de 7º e 8º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola
pública no município de Queimadas - PB. Nosso objetivo principal foi compreender, através da
análise dos dados, se o aluno, mesmo apresentando o distúrbio, consegue ler e interpretar as
questões propostas, levando em consideração a produção escrita, além do seu tempo hábil para
realizá-la. Nosso referencial teórico está vinculado às contribuições de Andrade (2014), Oliveira
(2010), Enzweiler (2017), além das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (2013).
Questionar a avaliação de língua portuguesa no aspecto da educação inclusiva é acreditar que o
aluno com TDAH não necessitará de uma atividade diferenciada, pois através das aulas, o professor
pode desenvolver com os alunos habilidades de leitura e escrita para uma avaliação contextualizada
e lúdica. Por isso, essas atividades necessitam levar em consideração gêneros textuais diversos,
como também buscar fortalecer as competências no que rege a interpretação e produção de textos,
ativando os conhecimentos adquiridos ao longo das etapas da educação básica. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
1 |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação e inclusão no ensino de língua portuguesa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35877 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-03T19:16:32Z |
|
dc.date.available |
2024-06-03 |
|
dc.date.available |
2024-06-03T19:16:32Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem - língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH |
pt_BR |
dc.subject |
TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Learning - Portuguese language |
pt_BR |
dc.subject |
Attention Deficit Hyperactivity Disorder - ADHD |
pt_BR |
dc.subject |
ADHD - Attention Deficit Hyperactivity Disorder |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CORREA, Emanuela Moura. |
|
dc.creator |
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. |
|
dc.creator |
ALMEIDA, S. N. C. B. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Assessment and inclusion in Portuguese language teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CORREA, Emanuela Moura; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas; ALMEIDA, S. N. C. B. Avaliação e Inclusão no Ensino de Língua Portuguesa. In: CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE LETRAMENTO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, 2017, Campina Grande. Anais [...] Campina Grande: Realize, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35877 |
pt_BR |