DSpace/Manakin Repository

Avaliação e inclusão no ensino de língua portuguesa.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O presente trabalho é um estudo de caso que buscou refletir sobre a questão do processo avaliativo no ensino de Língua Portuguesa, observando a configuração voltada para a inclusão de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, destacando, nesse processo, um estudo do TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) tendo como parâmetro a aplicação de uma atividade avaliativa contextualizada. Pensar no ensino e aprendizagem hoje é estabelecer uma relação proximal entre o saber docente, os conhecimentos culturais e sociais dos alunos e o sistema de avaliação escolar. Assim, desenvolvemos uma atividade contextualizada de língua portuguesa que foi indicada para alunos de 7º e 8º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública no município de Queimadas - PB. Nosso objetivo principal foi compreender, através da análise dos dados, se o aluno, mesmo apresentando o distúrbio, consegue ler e interpretar as questões propostas, levando em consideração a produção escrita, além do seu tempo hábil para realizá-la. Nosso referencial teórico está vinculado às contribuições de Andrade (2014), Oliveira (2010), Enzweiler (2017), além das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (2013). Questionar a avaliação de língua portuguesa no aspecto da educação inclusiva é acreditar que o aluno com TDAH não necessitará de uma atividade diferenciada, pois através das aulas, o professor pode desenvolver com os alunos habilidades de leitura e escrita para uma avaliação contextualizada e lúdica. Por isso, essas atividades necessitam levar em consideração gêneros textuais diversos, como também buscar fortalecer as competências no que rege a interpretação e produção de textos, ativando os conhecimentos adquiridos ao longo das etapas da educação básica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title Avaliação e inclusão no ensino de língua portuguesa. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35877
dc.date.accessioned 2024-06-03T19:16:32Z
dc.date.available 2024-06-03
dc.date.available 2024-06-03T19:16:32Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem - língua portuguesa pt_BR
dc.subject Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH pt_BR
dc.subject TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade pt_BR
dc.subject Portuguese language teaching pt_BR
dc.subject Portuguese language - teaching pt_BR
dc.subject Learning - Portuguese language pt_BR
dc.subject Attention Deficit Hyperactivity Disorder - ADHD pt_BR
dc.subject ADHD - Attention Deficit Hyperactivity Disorder pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CORREA, Emanuela Moura.
dc.creator ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
dc.creator ALMEIDA, S. N. C. B.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Assessment and inclusion in Portuguese language teaching. pt_BR
dc.identifier.citation CORREA, Emanuela Moura; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas; ALMEIDA, S. N. C. B. Avaliação e Inclusão no Ensino de Língua Portuguesa. In: CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE LETRAMENTO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, 2017, Campina Grande. Anais [...] Campina Grande: Realize, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35877 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta