DSpace/Manakin Repository

O ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental: a complexidade metodológica envolvida no processo do ensino.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A disciplina de História nas séries iniciais do ensino fundamental tem passado por variadas transformações a partir do momento em que ela foi desvinculada da disciplina de Geografia, tornandose uma disciplina única e com suas características próprias. Neste sentido, o presente estudo objetiva compreender a complexidade envolvida no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de História nos anos iniciais do ensino fundamental, mediante o fato de que quem ministra tal disciplina são pedagogos e não historiadores, bem como a grande preocupação sobre a importância dos métodos de ensino em todo o campo educacional, além da História, sobretudo no ensino voltado às crianças pequenas. Mesmo assim, há pouco material que se aprofunde sobre o assunto. Portanto, torna-se de grande relevância levantar dados atualizados que demonstrem as potencialidades interativas que contribuam para a reflexão de estudantes e profissionais da educação sobre como o ensino de História nos anos iniciais do EF pode se tornar mais atrativo e significativo. No decorrer do estudo observamos que a disciplina de História tem sofrido, ao longo do tempo, inúmeras transformações, sobretudo em sua prática nos anos iniciais da educação básica, e que dentre as principais técnicas elencadas a fim de facilitar no processo de aquisição de competências históricas neste nível de ensino, destaca-se a dialogicidade em sala de aula, que poderá fomentar a ação comunicativa através do argumento, trazendo para o espaço escolar elementos próprios da memória e construtores da pretensão de validez existente no aluno. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 7 pt_BR
dc.title O ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental: a complexidade metodológica envolvida no processo do ensino. pt_BR
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35879
dc.date.accessioned 2024-06-03T19:19:14Z
dc.date.available 2024-06-03
dc.date.available 2024-06-03T19:19:14Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject História - ensino fundamental pt_BR
dc.subject Pedagogia pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject History - elementary education pt_BR
dc.subject Pedagogy pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MEDEIROS, Evelyn Lima.
dc.creator ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching history in the initial grades of elementary school: the methodological complexity involved in the teaching process. pt_BR
dc.identifier.citation MEDEIROS, Evelyn Lima; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. O ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental: a complexidade metodológica envolvida no processo do ensino. In: VII CONEDU CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2021, Online. Anais [...] Online, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35879 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta