dc.description.resumo |
A disciplina de História nas séries iniciais do ensino fundamental tem passado por variadas
transformações a partir do momento em que ela foi desvinculada da disciplina de Geografia, tornandose
uma disciplina única e com suas características próprias. Neste sentido, o presente estudo objetiva
compreender a complexidade envolvida no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de
História nos anos iniciais do ensino fundamental, mediante o fato de que quem ministra tal disciplina
são pedagogos e não historiadores, bem como a grande preocupação sobre a importância dos métodos
de ensino em todo o campo educacional, além da História, sobretudo no ensino voltado às crianças
pequenas. Mesmo assim, há pouco material que se aprofunde sobre o assunto. Portanto, torna-se de
grande relevância levantar dados atualizados que demonstrem as potencialidades interativas que
contribuam para a reflexão de estudantes e profissionais da educação sobre como o ensino de História
nos anos iniciais do EF pode se tornar mais atrativo e significativo. No decorrer do estudo observamos
que a disciplina de História tem sofrido, ao longo do tempo, inúmeras transformações, sobretudo em
sua prática nos anos iniciais da educação básica, e que dentre as principais técnicas elencadas a fim de
facilitar no processo de aquisição de competências históricas neste nível de ensino, destaca-se a
dialogicidade em sala de aula, que poderá fomentar a ação comunicativa através do argumento,
trazendo para o espaço escolar elementos próprios da memória e construtores da pretensão de validez
existente no aluno. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
7 |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental: a complexidade metodológica envolvida no processo do ensino. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35879 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-03T19:19:14Z |
|
dc.date.available |
2024-06-03 |
|
dc.date.available |
2024-06-03T19:19:14Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
História - ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
History - elementary education |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogy |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MEDEIROS, Evelyn Lima. |
|
dc.creator |
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching history in the initial grades of elementary school: the methodological complexity involved in the teaching process. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MEDEIROS, Evelyn Lima; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. O ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental: a complexidade metodológica envolvida no processo do ensino. In: VII CONEDU CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2021, Online. Anais [...] Online, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35879 |
pt_BR |