dc.description.resumo |
O alto índice de pessoas jovens, adultas e idosas de pouca escolarização que existe nos municípios
paraibanos nos faz ver a necessidade de um fazer educativo, que mobilize os alfabetizadores para a prática
em sala de aula junto a essa clientela. Nesta perspectiva, destacamos as contribuições de Paulo Freire que nos
trouxe reflexões e propostas pedagógicas que enfocam a libertação dos sujeitos das estruturas de opressão,
considerando-os como sujeitos históricos. Assim, é necessário que essa alfabetização faça uso de
metodologias e práticas educativas que considerem o ser, a realidade e o saber dessas pessoas que trazem
consigo um conhecimento vasto e diferenciado. Tais práticas não devem ser solitárias, e sim, potencializar os
educandos a enxergar o mundo, trazer para a escola uma conexão direta com sua vida, sua cultura, seu
trabalho e sua cidadania. Nesse sentido, objetivamos com essa pesquisa analisar as falas dos alfabetizando
do programa Ler, Entender e Fazer, da cidade de Queimadas – Paraíba, com o intuito de afirmamos a
relevância das experiências vividas pelos educandos numa relação que contempla o “diálogo” no processo de
ensino e aprendizagem. Através das falas veiculadas neste trabalho, conclui-se que elas sinalizam poucos
elementos da prática educativa proposta por Paulo Freire, mas apontam reflexões necessárias ao
amadurecimento de uma educação libertadora. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Dialogicidade freireana: uma possível abordagem metodológica no programa ler, entender e fazer. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35882 |
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dc.date.accessioned |
2024-06-04T11:39:58Z |
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dc.date.available |
2024-06-04 |
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dc.date.available |
2024-06-04T11:39:58Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia dialógica |
pt_BR |
dc.subject |
Dialogicidade Freireana |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Cidadania |
pt_BR |
dc.subject |
Queimadas - PB - Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Dialogical pedagogy |
pt_BR |
dc.subject |
Freirean Dialogicity |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.subject |
Citizenship |
pt_BR |
dc.subject |
Queimadas - PB - Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Camilla Marques da. |
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dc.creator |
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Freirean dialogicity: a possible methodological approach in the read, understand and do program. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Camilla Marques da; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. Dialogicidade Freireana: uma possível abordagem metodológica no Programa Ler, Entender e Fazer. In: II CONEDU, Congresso Nacional de Educação, 2., 2015. Anais [...] Campina Grande: Realize, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35882 |
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