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Dialogicidade freireana: uma possível abordagem metodológica no programa ler, entender e fazer.

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dc.description.resumo O alto índice de pessoas jovens, adultas e idosas de pouca escolarização que existe nos municípios paraibanos nos faz ver a necessidade de um fazer educativo, que mobilize os alfabetizadores para a prática em sala de aula junto a essa clientela. Nesta perspectiva, destacamos as contribuições de Paulo Freire que nos trouxe reflexões e propostas pedagógicas que enfocam a libertação dos sujeitos das estruturas de opressão, considerando-os como sujeitos históricos. Assim, é necessário que essa alfabetização faça uso de metodologias e práticas educativas que considerem o ser, a realidade e o saber dessas pessoas que trazem consigo um conhecimento vasto e diferenciado. Tais práticas não devem ser solitárias, e sim, potencializar os educandos a enxergar o mundo, trazer para a escola uma conexão direta com sua vida, sua cultura, seu trabalho e sua cidadania. Nesse sentido, objetivamos com essa pesquisa analisar as falas dos alfabetizando do programa Ler, Entender e Fazer, da cidade de Queimadas – Paraíba, com o intuito de afirmamos a relevância das experiências vividas pelos educandos numa relação que contempla o “diálogo” no processo de ensino e aprendizagem. Através das falas veiculadas neste trabalho, conclui-se que elas sinalizam poucos elementos da prática educativa proposta por Paulo Freire, mas apontam reflexões necessárias ao amadurecimento de uma educação libertadora. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Dialogicidade freireana: uma possível abordagem metodológica no programa ler, entender e fazer. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35882
dc.date.accessioned 2024-06-04T11:39:58Z
dc.date.available 2024-06-04
dc.date.available 2024-06-04T11:39:58Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Pedagogia dialógica pt_BR
dc.subject Dialogicidade Freireana pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Cidadania pt_BR
dc.subject Queimadas - PB - Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Dialogical pedagogy pt_BR
dc.subject Freirean Dialogicity pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Citizenship pt_BR
dc.subject Queimadas - PB - Youth and Adult Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Camilla Marques da.
dc.creator ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Freirean dialogicity: a possible methodological approach in the read, understand and do program. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Camilla Marques da; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. Dialogicidade Freireana: uma possível abordagem metodológica no Programa Ler, Entender e Fazer. In: II CONEDU, Congresso Nacional de Educação, 2., 2015. Anais [...] Campina Grande: Realize, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35882 pt_BR


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