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O ensino religioso nas escolas públicas paraibanas sob a ótica dos sujeitos: uma nova realidade.

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dc.description.resumo Este estudo versa sobre a nova realidade pós LDB 9394/96, de busca por um Ensino Religioso não proselitista, sobre a ressignificação e reconstrução da base curricular desta disciplina em tempos pós-modernos de identidades flutuantes e crises de paradigmas e da complexidade que envolve o papel das escolas diante dessa nova realidade social. Desenvolvemos esta pesquisa em escolas públicas estaduais da cidade de João Pessoa-PB, por existirem estudos científicos (HOLMES, 2010; SILVA, 2009) que relatam o empenho das redes públicas desta cidade em formar adequadamente os professores de ER para atuar em conformidade com a lei. Baseamo-nos em entrevistas com colaboradores de quatro escolas da região central da capital da Paraíba (em cada escola: 01 diretor, 01 professor de ER e 02 alunos do 9o ano do ensino fundamental) e na análise das diretrizes estaduais sobre o componente curricular em questão, com observação do ambiente escolar. Nosso maior questionamento girou em torno da constatação ou não de se com as novas diretrizes nacionais, uma nova identidade formativa estava sendo realizada junto ao ER nos espaços investigados e caso essa reconfiguração identitária ocorra, como ela orienta os alunos para o respeito e tolerância frente às diferenças religiosas do outro. Para tal, a investigação foi fundamentada metodologicamente na Análise de Discurso de linha francesa, associada à Teoria do Discurso pós- estruturalista de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe. Também fizemos uso teoricamente do trabalho de Stuart Hall sobre a crise de identidade contemporânea e das reflexões sobre a Modernidade Líquida de Zigmunt Bauman. Os resultados apontaram para um ER marcado por uma fase de transição em que, embora se identifique elementos de uma ideologia laica, esta é hibridizada a outra ideologia valorativa cristã, portanto ainda proselitista, que objetiva dar sentido a vida das pessoas através dessa disciplina, orientando-as nessa nova ordem social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 4 pt_BR
dc.title O ensino religioso nas escolas públicas paraibanas sob a ótica dos sujeitos: uma nova realidade. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35883
dc.date.accessioned 2024-06-04T11:43:22Z
dc.date.available 2024-06-04
dc.date.available 2024-06-04T11:43:22Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino religioso não proselitista pt_BR
dc.subject LDB 9394/96 pt_BR
dc.subject Paraíba - ensino religioso pt_BR
dc.subject Tolerância pt_BR
dc.subject Discurso pós estruturalista pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.subject Análise de discurso de linha francesa pt_BR
dc.subject Modernidade líquida - Zigmunt Baumann pt_BR
dc.subject Non-proselytizing religious teaching pt_BR
dc.subject Paraíba - religious education pt_BR
dc.subject Tolerance pt_BR
dc.subject Post-structuralist discourse pt_BR
dc.subject Identity pt_BR
dc.subject French line discourse analysis pt_BR
dc.subject Liquid modernity - Zigmunt Baumann pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Religious education in public schools in Paraíba from the perspective of the subjects: a new reality. pt_BR
dc.identifier.citation ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. O ensino religioso nas escolas públicas paraibanas sob a ótica dos sujeitos: uma nova realidade. In: IV SINALGE - Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais, 4., 2017, Anais. Campina Grande, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35883 pt_BR


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