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Encontros e desencontros do tornar-se/ser orientadora educacional: histórias de vida e fracasso escolar.

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dc.description.resumo Esta pesquisa teve como objeto de estudo a constituição da identidade de orientadoras educacionais, a partir de uma abordagem (auto)biográfica . O objetivo central foi analisar a constituição do se tornar e do ser orientadora educacional da rede pública municipal de ensino da cidade de Campina Grande – PB , tecendo relações entre essas histórias de vida e suas práticas orientadoras, principalmente quanto ao fracasso escolar. Nesse universo, atuam 44 profissionais. A amostra foi constituída por uma seleção gradual que procurou intencionalmente integrar casos extremos e uma variação máxima, tendo em vista: (a) orientadoras sem e com experiência docente; (b) de diferentes idades; (c) de diferentes regiões geográficas da cidade. A amostra resultou em 13 professoras, assim distribuídas: 7 orientadoras com experiência docente, com idade média de 46 anos, e 6 professoras sem experiência docente, com idade média de 36 anos. Foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas, em uma abordagem narrativa, que foram transcritas na íntegra. A análise dos dados foi realizada através de mapas de associação das ideias, em uma análise integrada de leituras horizontais e verticais. Verificou-se que o se tornar orientadora educacional decorre para um subgrupo da influência de orientadoras educacionais na história de vida escolar das entrevistadas ou, para outro subgrupo, da escolha entre as habilitações do curso de Pedagogia, mediante identificação com as disciplinas. Quanto ao investimento afetivo, esse movimento está relacionado às identificações ou mesmo às contraidentificações (contraposicionamentos) do que é ser (ou se propalava ser, no caso na formação profissional) orientador educacional, em uma abordagem crítica ou alternativa aos modelos impostos ou alvo de observações. Uma recorrência em todas as entrevistas é a expressão “com o aluno”, “corpo-a-corpo”, “contato com o aluno”, sinalizando para uma atividade que aloca nos estudantes o sentido do se tornar orientadora educacional. Apesar desse vínculo nos discursos sobre o tornar-se, nos discursos sobre o ser orientadora educacional, há uma tendência entre os sujeitos com menos idade, sem experiência docente e também entre os mais qualificados, na defesa de que o trabalho deve se centrar não apenas no alunado, mas também no corpo docente e nas famílias, sendo esses últimos os mais culpabilizados em sua atuação na vida escolar dos alunos, pelo fracasso escolar. Pode-se concluir na ocorrência de influências geracionais e de formação acadêmica no que respeita a defesa da amplitude do trabalho da orientação educacional por parte desses últimos sujeitos, apontando para a própria evolução histórica orientação educacional no Brasil, como também que por mais que os discursos se apresentem com ideias libertadoras, sempre surge um toque inclinado às concepções da teoria de carência cultural. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 5 pt_BR
dc.title Encontros e desencontros do tornar-se/ser orientadora educacional: histórias de vida e fracasso escolar. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35885
dc.date.accessioned 2024-06-04T11:48:57Z
dc.date.available 2024-06-04
dc.date.available 2024-06-04T11:48:57Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Histórias de vida pt_BR
dc.subject Fracasso escolar pt_BR
dc.subject Orientadora educacional pt_BR
dc.subject Identidade profissional pt_BR
dc.subject Abordagem autobiográfica pt_BR
dc.subject Life stories pt_BR
dc.subject School failure pt_BR
dc.subject Guidance counselor pt_BR
dc.subject Professional identity pt_BR
dc.subject Autobiographical approach pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Encounters and disagreements of becoming/being an educational counselor: life stories and school failure. pt_BR
dc.identifier.citation ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. Encontros e Desencontros do tornar-se/ser Orientadora Educacional: Histórias de vida e fracasso escolar. In: V EPEPE, Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, 5., 2014. Anais [...] Garanhuns-PE. Educação e Desenvolvimento na perspectiva do direito à Educação - Educação, Currículo e Diversidade Cultural, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35885 pt_BR


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