DSpace/Manakin Repository

Vinhetas de uma experiência com a inclusão na universidade e a formação em saúde.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALBUQUERQUE, I. F. pt_BR
dc.creator.ID ISAAC FERREIRA DE ALBUQUERQUE. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9046224975961141 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Gracielle Malheiro dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, G. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, GM. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID Santos, Gracielle Malheiro dos. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1661169362398339 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 BASTOS, Emanuele Mayara de Souza.
dc.contributor.advisor-co1ID BASTOS, E. M. S. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/7246845845572386 pt_BR
dc.contributor.referee1 RAMOS, Deborah Dornellas.
dc.contributor.referee1ID RAMOS, Deborah Dornellas. pt_BR
dc.contributor.referee1ID Ramos, Deborah Dornellas. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8976434644813519 pt_BR
dc.contributor.referee2 BASTOS, Emanuele Mayara de Souza.
dc.contributor.referee2ID BASTOS, E. M. S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7246845845572386 pt_BR
dc.description.resumo A inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior é um tema de relevância nos dias atuais. Este trabalho trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa que objetiva a reflexão sobre a educação inclusiva a partir da experiência em projeto de extensão em uma universidade pública. A educação inclusiva no Centro de Educação e Saúde na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) reúne um conjunto de ações como política de assistência estudantil organizados e desenvolvidos através de profissionais do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), bem como, conta com parceiros e projetos institucionais na extensão e na pesquisa. Os profissionais do NAI junto a estudantes, profissionais de diferentes setores e áreas da comunidade acadêmica e da população em geral desenvolveram um projeto de extensão intitulado "Bate Papo sobre Educação Inclusiva". Este trabalho trata das experiências e percepções de um dos estudantes de graduação em nutrição que participou de forma ativa no ano de 2021. O objetivo deste trabalho foi descrever e analisar as vivências e aprendizados obtidos durante a participação ativa nesse projeto, que teve como principal foco promover discussões relevantes sobre a importância da inclusão educacional e social de pessoas com deficiência. A metodologia para atender os objetivos foi a produção de vinhetas do cotidiano (que são textos autorais de como o autor/pesquisador percebe, reflete e entende experiências vivenciadas) a partir do exercício da observação participante referem-se às experiências cotidianas. Este método de registro e análise se deu em virtude da sua natureza qualitativa, o que permite explorar detalhadamente as experiências vivenciadas em diversas situações e contextos. No projeto de extensão foram desenvolvidas atividades como espaços de debates sobre para sensibilização e informação sobre a inclusão de estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação no contexto acadêmico com toda comunidade. Participaram da extensão estudantes de graduação dos diferentes cursos do Centro de Educação e Saúde. O projeto a partir de julho de 2021 por meio de momentos online, depois híbridos e passando para momentos presenciais tratou dos temas por meio de rodas de conversa e estratégia multimídias de forma inclusiva e abordando os temas. As vinhetas do cotidiano: Vinheta 1 - A importância da educação inclusiva no ensino superior; Vinheta 2 - Capacitismo e a ética que me conduz: um processo de sensibilização; Vinheta 3: Tecnologia para que quero?; Vinheta 4: Preconceito; Vinheta 5: Elucubrar uma experiência. Essa experiência alargou as perspectivas dentro da formação em saúde, na nutrição, com a identificação dos desafios à inclusão de pessoas com deficiência no âmbito acadêmico, dando a chance de reconhecer as problemáticas pelos diferentes sujeitos envolvidos, inclusive sob a perspectiva institucional. Os temas do preconceito e reconhecimento dos direitos auxiliaram a identificar como as mudanças são necessárias e significativas para todos os envolvidos. Desta forma, a inclusão é um tema importante, transformador e refere-se ao ajuste dos sistemas sociais para o respeito à diversidade humana, sendo necessário a colaboração ativa das pessoas e instituições, projetos como esse auxiliam na formação de profissionais mais humanizados e atentos à equidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Nutrição pt_BR
dc.title Vinhetas de uma experiência com a inclusão na universidade e a formação em saúde. pt_BR
dc.date.issued 2024-03-12
dc.description.abstract The inclusion of people with disabilities in higher education is a relevant topic today. This work is research with a qualitative approach that aims to reflect on inclusive education based on the experience of an extension project at a public university. Inclusive education at the Education and Health Center at the Federal University of Campina Grande (UFCG) brings together a set of actions such as student assistance policy organized and developed by professionals from the Accessibility and Inclusion Center (NAI), as well as with partners and institutional projects in extension and research. NAI professionals, together with students, professionals from different sectors and areas of the academic community and the general population, developed an extension project entitled "Chat about Inclusive Education". This work deals with the experiences and perceptions of one of the undergraduate nutrition students who actively participated in 2021. The objective of this work was to describe and analyze the experiences and learning obtained during active participation in this project, which had as its main focus promote relevant discussions about the importance of educational and social inclusion of people with disabilities. The methodology to meet the objectives was the production of everyday vignettes (which are authorial texts on how the author/researcher perceives, reflects and understands lived experiences) based on the exercise of participant observation, referring to everyday experiences. This method of recording and analysis was due to its qualitative nature, which allows for detailed exploration of experiences in different situations and contexts. In the extension project, activities were developed such as spaces for debates to raise awareness and information about the inclusion of students with disabilities, global developmental disorders and high abilities or giftedness in the academic context with the entire community. Undergraduate students from different courses at the Center for Education and Health participated in the extension. The project, starting in July 2021, through online moments, then hybrid ones and moving on to face-to-face moments, addressed the topics through conversation circles and multimedia strategy inclusive way and addressing the themes. The everyday vignettes: Vignette 1 - The importance of inclusive education in higher education; Vignette 2 - Ableism and the ethics that guide me: a process of awareness; Vignette 3: What do I want technology for?; Vignette 4: Prejudice; Vignette 5: Elucidating an experience. This experience broadened the perspectives within health and nutrition training, with the identification of challenges to the inclusion of people with disabilities in the academic field, giving the chance to recognize the problems by the different subjects involved, including from an institutional perspective. The themes of prejudice and recognition of rights helped to identify how changes are necessary and significant for everyone involved. In this way, inclusion is an important, transformative theme and refers to the adjustment of social systems to respect human diversity, requiring the active collaboration of people and institutions. Projects like this help in the training of more humanized professionals who are attentive to equity. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35897
dc.date.accessioned 2024-06-04T13:58:49Z
dc.date.available 2024-06-04
dc.date.available 2024-06-04T13:58:49Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Extensão universitária pt_BR
dc.subject Pessoa com deficiência - inclusão pt_BR
dc.subject Ensino superior – inclusão - pessoas com deficiência pt_BR
dc.subject Centro de Educação e Saúde – CES - inclusão pt_BR
dc.subject Assistência estudantil pt_BR
dc.subject Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI pt_BR
dc.subject Universidade – Cuité - pessoas com deficiência pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject University extension pt_BR
dc.subject Person with disability - inclusion pt_BR
dc.subject Higher education – inclusion – people with deficiency pt_BR
dc.subject Education and Health Center – CES - inclusion pt_BR
dc.subject Student assistance pt_BR
dc.subject Accessibility and Inclusion Center – NAI pt_BR
dc.subject University – Cuité - people with disabilities pt_BR
dc.subject Educación inclusiva pt_BR
dc.subject Extensión universitaria pt_BR
dc.subject Persona con discapacidad - inclusión pt_BR
dc.subject Educación superior – inclusión – personas con deficiencia pt_BR
dc.subject Centro de Educación y Salud – CES - inclusión pt_BR
dc.subject Asistencia al estudiante pt_BR
dc.subject Centro de Accesibilidad e Inclusión – NAI pt_BR
dc.subject Universidad – Cuité - personas con discapacidad pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALBUQUERQUE, Isaac Ferreira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Vignettes from an experience with inclusion at the University and health training. pt_BR
dc.title.alternative Viñetas de una experiencia de inclusión en la universidad y formación en salud. pt_BR
dc.identifier.citation ALBUQUERQUE, Isaac Ferreira de. Vinhetas de uma experiência com a inclusão na universidade e a formação em saúde. 2024. 36 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35897 pt_BR
dc.description.resumen La inclusión de personas con discapacidad en la educación superior es un tema relevante en estos días. actual. Este trabajo es una investigación con un enfoque cualitativo que tiene como objetivo reflexión sobre educación inclusiva a partir de la experiencia de un proyecto de extensión en un Universidad pública. Educación inclusiva en el Centro de Educación y Salud de la Universidad Gobierno Federal de Campina Grande (UFCG) reúne un conjunto de acciones como política de asistencia estudiantil organizado y desarrollado por profesionales del sector de Accesibilidad y Inclusión (NAI), así como, cuenta con socios y proyectos institucionales en extensión y buscar. Profesionales del NAI junto con estudiantes, profesionales de diferentes sectores y sectores de la comunidad académica y población en general desarrollaron un proyecto para extensión titulada “Charla sobre Educación Inclusiva”. Este trabajo trata de la experiencias y percepciones de uno de los estudiantes de la carrera de nutrición que participó en de forma activa en 2021. El objetivo de este trabajo fue describir y analizar las experiencias y aprendizajes obtenidos durante la participación activa en este proyecto, que tuvo como enfoque principal promover debates relevantes sobre la importancia de la inclusión educativa y social de personas con deficiencia. La metodología para cumplir los objetivos fue la producción de viñetas. de la vida cotidiana (que son textos de autor sobre cómo el autor/investigador percibe, reflexiona y comprende experiencias vividas) a partir del ejercicio de la observación participante se refieren a la experiencias cotidianas. Este método de registro y análisis se debió a su naturaleza cualitativo, que permite explorar en detalle las experiencias vividas en diferentes situaciones y contextos. En el proyecto de ampliación se desarrollaron actividades como espacios de debates sobre sensibilización e información sobre la inclusión de estudiantes con discapacidad, trastornos generalizados del desarrollo y altas capacidades o superdotación en contexto académico con toda la comunidad. Estudiantes de pregrado participaron en la extensión de los diferentes cursos del Centro de Educación y Salud. El proyecto de julio de 2021 de a través de momentos en línea, luego híbridos y pasando a momentos cara a cara, abordó el temáticas a través de círculos de conversación y estrategias multimedia de manera inclusiva y abordando los temas. Las viñetas cotidianas: Viñeta 1 - La importancia de la educación inclusiva en enseñanza superior; Viñeta 2 - El capacitismo y la ética que me guía: un proceso de conciencia; Viñeta 3: ¿Para qué quiero la tecnología?; Viñeta 4: Prejuicio; Viñeta 5: Imagina una experiencia. Esta experiencia amplió las perspectivas dentro de la formación en salud, nutrición, con la identificación de desafíos para la inclusión de personas con discapacidad en ámbito académico, dando la oportunidad de reconocer la problemática que enfrentan los diferentes sujetos involucrados, incluso desde una perspectiva institucional. Los temas del prejuicio y El reconocimiento de derechos ayudó a identificar cómo los cambios son necesarios y significativo para todos los involucrados. De esta manera, la inclusión es un tema importante, transformadora y se refiere al ajuste de los sistemas sociales para respetar la diversidad humana, Al requerir la colaboración activa de personas e instituciones, proyectos como este ayudan en la formación de profesionales más humanizados y atentos a la equidad. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta