dc.creator.ID |
ALBUQUERQUE, I. F. |
pt_BR |
dc.creator.ID |
ISAAC FERREIRA DE ALBUQUERQUE. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9046224975961141 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Gracielle Malheiro dos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, G. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, GM. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
Santos, Gracielle Malheiro dos. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1661169362398339 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
BASTOS, Emanuele Mayara de Souza. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
BASTOS, E. M. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7246845845572386 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RAMOS, Deborah Dornellas. |
|
dc.contributor.referee1ID |
RAMOS, Deborah Dornellas. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
Ramos, Deborah Dornellas. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8976434644813519 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BASTOS, Emanuele Mayara de Souza. |
|
dc.contributor.referee2ID |
BASTOS, E. M. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7246845845572386 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior é um tema de relevância nos dias
atuais. Este trabalho trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa que objetiva a
reflexão sobre a educação inclusiva a partir da experiência em projeto de extensão em uma
universidade pública. A educação inclusiva no Centro de Educação e Saúde na Universidade
Federal de Campina Grande (UFCG) reúne um conjunto de ações como política de assistência
estudantil organizados e desenvolvidos através de profissionais do Núcleo de Acessibilidade e
Inclusão (NAI), bem como, conta com parceiros e projetos institucionais na extensão e na
pesquisa. Os profissionais do NAI junto a estudantes, profissionais de diferentes setores e
áreas da comunidade acadêmica e da população em geral desenvolveram um projeto de
extensão intitulado "Bate Papo sobre Educação Inclusiva". Este trabalho trata das
experiências e percepções de um dos estudantes de graduação em nutrição que participou de
forma ativa no ano de 2021. O objetivo deste trabalho foi descrever e analisar as vivências e
aprendizados obtidos durante a participação ativa nesse projeto, que teve como principal foco
promover discussões relevantes sobre a importância da inclusão educacional e social de
pessoas com deficiência. A metodologia para atender os objetivos foi a produção de vinhetas
do cotidiano (que são textos autorais de como o autor/pesquisador percebe, reflete e entende
experiências vivenciadas) a partir do exercício da observação participante referem-se às
experiências cotidianas. Este método de registro e análise se deu em virtude da sua natureza
qualitativa, o que permite explorar detalhadamente as experiências vivenciadas em diversas
situações e contextos. No projeto de extensão foram desenvolvidas atividades como espaços
de debates sobre para sensibilização e informação sobre a inclusão de estudantes com
deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação no
contexto acadêmico com toda comunidade. Participaram da extensão estudantes de graduação
dos diferentes cursos do Centro de Educação e Saúde. O projeto a partir de julho de 2021 por
meio de momentos online, depois híbridos e passando para momentos presenciais tratou dos
temas por meio de rodas de conversa e estratégia multimídias de forma inclusiva e abordando
os temas. As vinhetas do cotidiano: Vinheta 1 - A importância da educação inclusiva no
ensino superior; Vinheta 2 - Capacitismo e a ética que me conduz: um processo de
sensibilização; Vinheta 3: Tecnologia para que quero?; Vinheta 4: Preconceito; Vinheta 5:
Elucubrar uma experiência. Essa experiência alargou as perspectivas dentro da formação em
saúde, na nutrição, com a identificação dos desafios à inclusão de pessoas com deficiência no
âmbito acadêmico, dando a chance de reconhecer as problemáticas pelos diferentes sujeitos
envolvidos, inclusive sob a perspectiva institucional. Os temas do preconceito e
reconhecimento dos direitos auxiliaram a identificar como as mudanças são necessárias e
significativas para todos os envolvidos. Desta forma, a inclusão é um tema importante,
transformador e refere-se ao ajuste dos sistemas sociais para o respeito à diversidade humana,
sendo necessário a colaboração ativa das pessoas e instituições, projetos como esse auxiliam
na formação de profissionais mais humanizados e atentos à equidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Nutrição |
pt_BR |
dc.title |
Vinhetas de uma experiência com a inclusão na universidade e a formação em saúde. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-03-12 |
|
dc.description.abstract |
The inclusion of people with disabilities in higher education is a relevant topic today. This
work is research with a qualitative approach that aims to reflect on inclusive education based
on the experience of an extension project at a public university. Inclusive education at the
Education and Health Center at the Federal University of Campina Grande (UFCG) brings
together a set of actions such as student assistance policy organized and developed by
professionals from the Accessibility and Inclusion Center (NAI), as well as with partners and
institutional projects in extension and research. NAI professionals, together with students,
professionals from different sectors and areas of the academic community and the general
population, developed an extension project entitled "Chat about Inclusive Education". This
work deals with the experiences and perceptions of one of the undergraduate nutrition
students who actively participated in 2021. The objective of this work was to describe and
analyze the experiences and learning obtained during active participation in this project,
which had as its main focus promote relevant discussions about the importance of educational
and social inclusion of people with disabilities. The methodology to meet the objectives was
the production of everyday vignettes (which are authorial texts on how the author/researcher
perceives, reflects and understands lived experiences) based on the exercise of participant
observation, referring to everyday experiences. This method of recording and analysis was
due to its qualitative nature, which allows for detailed exploration of experiences in different
situations and contexts. In the extension project, activities were developed such as spaces for
debates to raise awareness and information about the inclusion of students with disabilities,
global developmental disorders and high abilities or giftedness in the academic context with
the entire community. Undergraduate students from different courses at the Center for
Education and Health participated in the extension. The project, starting in July 2021, through
online moments, then hybrid ones and moving on to face-to-face moments, addressed the
topics through conversation circles and multimedia strategy inclusive way and addressing the
themes. The everyday vignettes: Vignette 1 - The importance of inclusive education in higher
education; Vignette 2 - Ableism and the ethics that guide me: a process of awareness; Vignette
3: What do I want technology for?; Vignette 4: Prejudice; Vignette 5: Elucidating an
experience. This experience broadened the perspectives within health and nutrition training,
with the identification of challenges to the inclusion of people with disabilities in the
academic field, giving the chance to recognize the problems by the different subjects
involved, including from an institutional perspective. The themes of prejudice and recognition
of rights helped to identify how changes are necessary and significant for everyone involved.
In this way, inclusion is an important, transformative theme and refers to the adjustment of
social systems to respect human diversity, requiring the active collaboration of people and
institutions. Projects like this help in the training of more humanized professionals who are
attentive to equity. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35897 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-04T13:58:49Z |
|
dc.date.available |
2024-06-04 |
|
dc.date.available |
2024-06-04T13:58:49Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Extensão universitária |
pt_BR |
dc.subject |
Pessoa com deficiência - inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino superior – inclusão - pessoas com deficiência |
pt_BR |
dc.subject |
Centro de Educação e Saúde – CES - inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Assistência estudantil |
pt_BR |
dc.subject |
Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI |
pt_BR |
dc.subject |
Universidade – Cuité - pessoas com deficiência |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
University extension |
pt_BR |
dc.subject |
Person with disability - inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
Higher education – inclusion – people with deficiency |
pt_BR |
dc.subject |
Education and Health Center – CES - inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
Student assistance |
pt_BR |
dc.subject |
Accessibility and Inclusion Center – NAI |
pt_BR |
dc.subject |
University – Cuité - people with disabilities |
pt_BR |
dc.subject |
Educación inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Extensión universitaria |
pt_BR |
dc.subject |
Persona con discapacidad - inclusión |
pt_BR |
dc.subject |
Educación superior – inclusión – personas con deficiencia |
pt_BR |
dc.subject |
Centro de Educación y Salud – CES - inclusión |
pt_BR |
dc.subject |
Asistencia al estudiante |
pt_BR |
dc.subject |
Centro de Accesibilidad e Inclusión – NAI |
pt_BR |
dc.subject |
Universidad – Cuité - personas con discapacidad |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALBUQUERQUE, Isaac Ferreira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Vignettes from an experience with inclusion at the University and health training. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Viñetas de una experiencia de inclusión en la universidad y formación en salud. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALBUQUERQUE, Isaac Ferreira de. Vinhetas de uma experiência com a inclusão na universidade e a
formação em saúde. 2024. 36 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35897 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La inclusión de personas con discapacidad en la educación superior es un tema relevante en estos días.
actual. Este trabajo es una investigación con un enfoque cualitativo que tiene como objetivo
reflexión sobre educación inclusiva a partir de la experiencia de un proyecto de extensión en un
Universidad pública. Educación inclusiva en el Centro de Educación y Salud de la Universidad
Gobierno Federal de Campina Grande (UFCG) reúne un conjunto de acciones como política de asistencia
estudiantil organizado y desarrollado por profesionales del sector de Accesibilidad y
Inclusión (NAI), así como, cuenta con socios y proyectos institucionales en extensión y
buscar. Profesionales del NAI junto con estudiantes, profesionales de diferentes sectores y
sectores de la comunidad académica y población en general desarrollaron un proyecto para
extensión titulada “Charla sobre Educación Inclusiva”. Este trabajo trata de la
experiencias y percepciones de uno de los estudiantes de la carrera de nutrición que participó en
de forma activa en 2021. El objetivo de este trabajo fue describir y analizar las experiencias y
aprendizajes obtenidos durante la participación activa en este proyecto, que tuvo como enfoque principal
promover debates relevantes sobre la importancia de la inclusión educativa y social de
personas con deficiencia. La metodología para cumplir los objetivos fue la producción de viñetas.
de la vida cotidiana (que son textos de autor sobre cómo el autor/investigador percibe, reflexiona y comprende
experiencias vividas) a partir del ejercicio de la observación participante se refieren a la
experiencias cotidianas. Este método de registro y análisis se debió a su naturaleza
cualitativo, que permite explorar en detalle las experiencias vividas en diferentes
situaciones y contextos. En el proyecto de ampliación se desarrollaron actividades como espacios
de debates sobre sensibilización e información sobre la inclusión de estudiantes con
discapacidad, trastornos generalizados del desarrollo y altas capacidades o superdotación en
contexto académico con toda la comunidad. Estudiantes de pregrado participaron en la extensión
de los diferentes cursos del Centro de Educación y Salud. El proyecto de julio de 2021 de
a través de momentos en línea, luego híbridos y pasando a momentos cara a cara, abordó el
temáticas a través de círculos de conversación y estrategias multimedia de manera inclusiva y abordando
los temas. Las viñetas cotidianas: Viñeta 1 - La importancia de la educación inclusiva en
enseñanza superior; Viñeta 2 - El capacitismo y la ética que me guía: un proceso de
conciencia; Viñeta 3: ¿Para qué quiero la tecnología?; Viñeta 4: Prejuicio; Viñeta 5:
Imagina una experiencia. Esta experiencia amplió las perspectivas dentro de la formación en
salud, nutrición, con la identificación de desafíos para la inclusión de personas con discapacidad en
ámbito académico, dando la oportunidad de reconocer la problemática que enfrentan los diferentes sujetos
involucrados, incluso desde una perspectiva institucional. Los temas del prejuicio y
El reconocimiento de derechos ayudó a identificar cómo los cambios son necesarios y
significativo para todos los involucrados. De esta manera, la inclusión es un tema importante,
transformadora y se refiere al ajuste de los sistemas sociales para respetar la diversidad humana,
Al requerir la colaboración activa de personas e instituciones, proyectos como este ayudan
en la formación de profesionales más humanizados y atentos a la equidad. |
pt_BR |