dc.description.resumo |
O presente texto é resultado de uma pesquisa
vinculada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação
Cientifica (Pibic), cujo objeto foi a concepção dos egressos da
Licenciatura em Educação do Campo-UFCG/CDSA e sua
contribuição para a formação docente e prática pedagógica. A
abordagem qualitativa, na perspectiva crítica (Gil, 2008;
Gamboa, 1995), orientou todos os procedimentos realizados. Os
sujeitos foram os egressos do curso, com foco nos que estão no
exercício profissional. A análise documental e o questionário
semiestruturado foram procedimentos metodológicos
fundamentais para a produção dos dados, que foram organizados
e analisados na perspectiva da análise temática (Bardin, 2010).
Os resultados evidenciaram que: 116 dos egressos são do cariri
paraibano; existe uma inserção dos egressos na docência em
diferentes etapas, como na gestão escolar e práticas educativas
não escolares; reconhecem a contribuição da Licenciatura para
sua formação inicial e continuada, para inserção do debate sobre
Educação do Campo nas redes do território. Os desafios foram à
luta pela abertura de concursos públicos na região e no estado;
pela manutenção das escolas nas comunidades e ampliação da
oferta do ensino médio; a vivência da docência por área de
conhecimento e a necessidade de um maior aprofundamento
sobre a alternância no curso. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A contribuição da Licenciatura em Educação do Campo UFCG para a formação docente e a prática pedagógica das escolas no Cariri paraibano: concepção dos egressos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
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dc.description.abstract |
This text is the result of a research linked to the
institutional scientific initiation scholarship program (pibic),
whose object was the conception of the graduates from Rural
Education course-UFCG/CDSA and their contribution to teacher
training and pedagogical practice the qualitative approach, in a
critical perspective (Gil, 2008; Gamboa, 1995), guided all the
procedures performed. The subjects were the graduates of the
course, focusing on those who are in professional practice. The
document analysis and the semi-structured questionnaire were
fundamental methodological procedures for the production of
data, which were organized and analyzed from the perspective
of thematic analysis (Bardin, 2010). The results showed that:
116 of the graduates are from the Cariri region of Paraíba state;
there is an insertion of graduates in teaching at different stages,
such as in school management and non-school educational
practices; recognize the licentiate's contribution to their initial
and continuing education, to insert the debate on rural education
in the territory networks the challenges were the struggle to
open public purposes in the region and in the state; for the
maintenance of schools in the communities and expansion of the
supply of secondary education; the experience of teaching by
area of knowledge and the need for a deeper understanding of
the alternation in the course. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35906 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-04T18:48:06Z |
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dc.date.available |
2024-06-04 |
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dc.date.available |
2024-06-04T18:48:06Z |
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dc.type |
Artigo de Periódico |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Licenciatura em Educação do Campo - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciatura em Educação do Campo - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Cariri Paraibano - Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
PIBIC |
pt_BR |
dc.subject |
Egressos - Curso de Licenciatura em Educação do Campo - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Countryside Education |
pt_BR |
dc.subject |
Degree Course in Rural Education - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Degree in Rural Education - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practice |
pt_BR |
dc.subject |
Cariri Paraibano - Rural Education |
pt_BR |
dc.subject |
Graduates - Degree Course in Rural Education - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Educación en el campo |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Licenciatura en Educación Rural - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciatura en Educación Rural - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Formación docente |
pt_BR |
dc.subject |
Práctica pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Cariri Paraibano - Educación Rural |
pt_BR |
dc.subject |
Graduados - Licenciatura en Educación Rural - UFCG |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Maria do Socorro. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The contribution of Licensing in Rural Education from UFCG for teaching and pedagogical practice of in Cariri region schools in Paraiba state: egresses concepts. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Maria do Socorro; ALVES, Moizés de Souza. A contribuição da Licenciatura em Educação do Campo UFCG para a formação docente e a prática pedagógica das escolas no Cariri paraibano: concepção dos egressos. Revista Brasileira de Educação do Campo. Tocantinópolis, v.6, 2021. ISSN: 2525-4863. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35906 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este texto es el resultado de una investigación
ligada al Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica
(Pibic), cuyo objeto fue la concepción de los egresados de la
licenciatura en Educação do Campo-UFCG/CDSA y su aporte a
la formación docente y práctica pedagógica. El abordaje
cualitativo, en perspectiva crítica (Gil, 2008; Gamboa, 1995),
guió todos los procedimientos realizados. Los sujetos fueron los
egresados del curso, centrándose en los que se encuentran en
actividad profesional. El análisis de documentos y el
cuestionario semiestructurado fueron procedimientos
metodológicos fundamentales para la producción de datos, los
cuales fueron organizados y analizados desde la perspectiva del
análisis temático (Bardin, 2010). Los resultados mostraron que:
116 de los graduados son de la región Cariri de Paraíba; hay una
inserción de los egresados en la docencia en diferentes etapas,
como en la gestión escolar y las prácticas educativas
extraescolares; Reconocer la contribución del Licendiado a su
formación inicial y continua, para insertar el debate sobre la
Educación Rural en las redes del territorio. Los desafíos fueron
la lucha por abrir exames para cargos públicos en la región y en
el estado; para el mantenimiento de escuelas en las comunidades
y ampliación de la oferta de educación secundaria; la
experiencia de la docencia por áreas de conocimiento y la
necesidad de una comprensión más profunda de la alternancia en
el curso. |
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