DSpace/Manakin Repository

A luta pela terra e a Educação do Campo: o caso do Assentamento Zé Marcolino no Cariri Paraibano.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A luta pela terra no Brasil inicia-se desde a nossa colonização com a formação do latifúndio e a exploração de negros e indígenas, e isso se aprofunda com a constituição do campesinato espoliado pela opressão e da terra pelas oligarquias agrárias. Esse processo vai ocorrer também no Assentamento Zé Marcolino no Cariri Paraibano. O estudo teve como objetivo geral identificar a formação e organização do Assentamento na luta pela terra e pela escola, e qual a percepção que os diferentes sujeitos têm sobre a organização e a escola. A abordagem qualitativa na perspectiva descritiva (Minayo, 1996), orientou todo o percurso metodológico num diálogo permanente com o método dialético. A luta pela Educação do Campo tem possibilitado, através da organização do Assentamento e do protagonismo das mulheres, gerar grandes transformações na comunidade: construção da escola, parcerias, mutirões, currículo contextualizado vinculando sua prática a cultura da comunidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A luta pela terra e a Educação do Campo: o caso do Assentamento Zé Marcolino no Cariri Paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.description.abstract The struggle for land in Brazil begins from our settlement with the formation of large estates and the exploitation of blacks and indigenous, and that deepens with the constitution of the peasantry dispossessed by oppression and land by the agrarian oligarchies. This process will also occur on the Settlement ZéMarcolino in CaririParaibano. Our study, we aimed to identify the training and organization of the settlement in the struggle for land and school, and the perception that the different subjects have on these processes. The qualitative approach in descriptive perspective (Minayo,1997), directed all the methodological itinerary in an ongoing dialogue with the dialectical method. The struggle for the field of education has allowed, through the organization of the settlement and the role of women, generate major changes in the community, who managed to build their own school through partnership and joint efforts for training access to a contextual education, linking their practice at the community culture universe. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35907
dc.date.accessioned 2024-06-04T18:50:52Z
dc.date.available 2024-06-04
dc.date.available 2024-06-04T18:50:52Z
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Luta pela terra pt_BR
dc.subject Assentamento Zé Marcolino pt_BR
dc.subject Organização social pt_BR
dc.subject Cariri Paraibano pt_BR
dc.subject Countryside Education pt_BR
dc.subject Fight for land pt_BR
dc.subject Zé Marcolino Settlement pt_BR
dc.subject Social organization pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria do Socorro.
dc.creator BATISTA, Geovânio Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The fight for land and Education of the Field: the case of the Settlement Zé Marcolino in Cariri Paraibano. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria do Socorro; BATISTA, Geovânio Lima. A luta pela terra e a Educação do Campo: o caso do Assentamento Zé Marcolino no Cariri Paraibano. Revista Debates Insubmissos. Caruaru-PE. Brasil, ano. 2, vol. 2, n.6, mai./ago. 2019. ISSN: 2595-2803. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35907 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta