Dépôt DSpace/Manakin

Ações do poder público e das comunidades no embate contra o fechamento de escolas no Cariri Paraibano.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo O presente trabalho resulta da pesquisa de conclusão do curso de licenciatura em Educação do Campo, cujo objeto de estudo foram as ações do poder público e da comunidade no fechamento de escolas no município de Sumé (PB). A abordagem dialética contribuiu para compreender as ações realizadas no processo de fechamento e de resistência, a partir dos procedimentos de análise documental e de entrevista com os sujeitos diretamente envolvidos no processo. Para a análise das informações usamos o método de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), o que contribuiu para identificar, da parte do poder público, a ênfase nos argumentos econômicos para manter a escola com poucos alunos no campo, o argumento pedagógico de que a escola seriada na sede do município melhora a qualidade da aprendizagem e o argumento do fechamento das escolas como solução para extinguir as turmas multisseriadas. No que se refere às comunidades, identificamos ações de questionar o fechamento como algo natural, a visão da escola na comunidade como direito e a compreensão da escola como um espaço coletivo de vivência cultural, social e afetiva para a comunidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Ações do poder público e das comunidades no embate contra o fechamento de escolas no Cariri Paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2021
dc.description.abstract The present work is the result of the research to conclude the degree course in Field Education, whose object of study was the public power actions and the community in the schools’ closure in the Sumé city, Paraiba State, Brazil. The dialectical approach contributed to understand the actions carried out in the process of closure and resistance, based on the procedures of document analysis and interviews with the subjects directly in the process. For an information analysis, connecting the content analysis (BARDIN, 2011), which contributed to identify the part of the public power to highlight the economic benefits to maintain schools with few students in the field, the pedagogical argument that the serial school at the city's headquarters, the quality of learning improves and the argument for the school’s closure as a solution to extinguish multiserial classes. In relation to communities, we identified actions to question closure as something natural, the view of the school in the community as a right and the understanding of the school as a collective space of cultural, social and affective experience for the community. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35908
dc.date.accessioned 2024-06-04T18:51:43Z
dc.date.available 2024-06-04
dc.date.available 2024-06-04T18:51:43Z
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Direito à Educação pt_BR
dc.subject Fechamento de escolas campesinas pt_BR
dc.subject Cariri Paraibano pt_BR
dc.subject Escolas do campo pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Análise de conteúdo - Bardin pt_BR
dc.subject Sumé - PB - fechamento de escolas campesinas pt_BR
dc.subject Countryside Education pt_BR
dc.subject Right to education pt_BR
dc.subject Closing of rural schools pt_BR
dc.subject Country schools pt_BR
dc.subject Countryside Education pt_BR
dc.subject Content analysis - Bardin pt_BR
dc.subject Sumé - PB - closure of rural schools pt_BR
dc.subject Educación en el campo pt_BR
dc.subject Derecho a la educación pt_BR
dc.subject Cierre de escuelas rurales pt_BR
dc.subject Escuelas rurales pt_BR
dc.subject Análisis de contenido - Bardin pt_BR
dc.subject Sumé - PB - cierre de escuelas rurales pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FARIAS, Danilo de Souza.
dc.creator SILVA, Maria do Socorro.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Acciones del poder público y de las comunidades en la lucha por el cierre de escuelas en Cariri Paraibano. pt_BR
dc.title.alternative Public power and communities actions in the fight for closing schools in Cariri Paraibano. pt_BR
dc.identifier.citation FARIAS, Danilo de Souza; SILVA, Maria do Socorro. Ações do poder público e das comunidades no embate contra o fechamento de escolas no Cariri Paraibano. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v.2, n.3, jan./mar. 2021. ISSN: 2675-6889. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35908 pt_BR
dc.description.resumen El presente trabajo es resultado de la investigación para concluir lo grado de Educación en el Campo, cuyo objeto de estudio fueron las acciones del poder público y de la comunidad en el cierre de escuelas en el municipio de Sumé-Paraíba. El enfoque dialéctico contribuyó a comprender las acciones tomadas en el proceso de cierre y resistencia, a partir de los procedimientos de análisis documental y entrevista con los sujetos directamente involucrados en el proceso. Para el análisis de la información se utilizó el análisis de contenido (BARDIN, 2011), el cual contribuyó a identificar por parte del poder público el énfasis en los argumentos económicos para mantener la escuela con pocos alumnos en el campo, el argumento pedagógico que la escuela serial en la sede municipal mejora la calidad de los aprendizajes y el argumento para el cierre de escuelas como solución para extinguir las clases multigrado. Con respecto a las comunidades, identificamos acciones para cuestionar el cierre como algo natural, la visión de la escuela en la comunidad como un derecho y la comprensión de la escuela como un espacio colectivo de vivencia cultural, social y afectiva para la comunidad. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte