DSpace Repository

Lugares institucionais do pensar e fazer da Educação do Campo: uma rede constituída de várias redes.

Show simple item record

dc.description.resumo Este artigo se origina da tese Práticas Pedagógicas das Escolas do Campo: a escola na vida e a vida como escola, cujo objetivo foi compreender as práticas pedagógicas que se desenvolvem nas Escolas Básicas do Campo, que se iliam ao discurso político-pedagógico e epistemológico da Educação do Campo, posto em circulação por diferentes organizações sociais, principalmente a partir da década de 1990, no Brasil. O estudo exploratório objetivou mapear as iniciativas da Educação do Campo. Como resultados delimitou-se os lugares institucionais construtores da concepção e prática pedagógica da Educação do Campo e ampliou-se a compreensão das práticas pedagógicas das Escolas do Campo, evidenciando as redes que constituem o movimento político pedagógico e epistemológico da Educação do Campo em sua heterogeneidade e com seus traços de semelhanças que contestam o paradigma de desenvolvimento hegemônico e o modelo de escola urbanocentrica e descontextualizada da realidade do campo brasileiro. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Lugares institucionais do pensar e fazer da Educação do Campo: uma rede constituída de várias redes. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract This article stems from our doctoral thesis, which objective was to understand the pedagogical practices that develop in rural basic schools, which are afiliated to politicalpedagogical and epistemological discourse of Rural Education, put into circulation by different social organizations, especially from the 1990s on in Brazil. The exploratory study aimed to map initiatives of the rural education. As a result it was delimited the institutional places which develop the design and pedagogical practice of Rural Education and it was expanded the understanding of the pedagogical practices of Rural Schools, evidencing a network composed of multiple networks that make up the pedagogical and epistemological political movement of Rural Education in its heterogeneity and its traces of similarities challenging the hegemonic development paradigm and urban centric and decontextualized school model of the Rural Brazilian reality. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35912
dc.date.accessioned 2024-06-04T19:13:06Z
dc.date.available 2024-06-04
dc.date.available 2024-06-04T19:13:06Z
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Estudo exploratório - Educação do Campo pt_BR
dc.subject Lugares institucionais - Educação do Campo pt_BR
dc.subject Escolas do campo pt_BR
dc.subject Epistemologia - movimento da Educação do Campo pt_BR
dc.subject Countryside Education pt_BR
dc.subject Exploratory study - Rural Education pt_BR
dc.subject Institutional places - Rural Education pt_BR
dc.subject Country schools pt_BR
dc.subject Epistemology - Rural Education movement pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria do Socorro.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Institutional places of thinking and making in Rural Education: a network made up of multiple networks. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria do Socorro. Lugares institucionais do pensar e fazer da Educação do Campo: uma rede constituída de várias redes. Educação em Perspectiva. Viçosa, v.6, n.2, jul./dez. 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35912 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account