dc.description.resumo |
Este artigo tem como finalidade relatar e refletir sobre a vivencia do Pibid Diversidade
Tecendo saberes e práticas no aprender docente do campo: olhares, diálogos e
interações do curso de Licenciatura em Educação do Campo do Centro de
Desenvolvimento Sustentável do Semiárido/UFCG, que se desenvolveu de março de
2014 a março de 2018, colocou-se como uma iniciativa afirmativa e na perspectiva do
fortalecimento da iniciação a docência dos/as Licenciandos/as em Educação do
Campo, numa perspectiva de dialogo entre o ensino, a pesquisa e a extensão nas
Escolas de Educação Básica do Campo do Cariri Paraibano, tendo como eixo
estruturante a docência multidisciplinar no processo formativo, o contexto do semiárido
e o diálogo interinstitucional entre Universidade, Escolas e Secretarias de Educação.
Refletir sobre a vivência do Pibid Diversidade leva necessariamente a discutir sobre a
Licenciatura em Educação do Campo, e como este programa potencializou as
concepções e estratégias deste Curso na UFCG, inclusive numa perspectiva de
construção de comunidades de aprendizagem que envolvesse professores/as das
escolas e formadores/as da Universidade, para propiciar uma iniciação a docência
processual, sistemática e contextualizada na realidade dos sujeitos sociais a quem se
destina o profissional da Educação do Campo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Tecendo saberes e práticas no aprender docente do campo: olhares, diálogos e interações do Pibid Diversidade. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
This article aims to report and reflect on the Pibid Diversidade (Institutional Scholarship
Initiative Program for Diversity) experience weaving knowledge and practices about
teacher learning on countrified: perspectives, dialogues and interactions of the
Countrified Education Undergraduate Course from the Center for Sustainable
Development of the Semiarid/UFCG, which happened from March 2014 to March 2018,
was put forward as an affirmative initiative and with a perspective to strengthening the
teaching Licensors initiation in Countrified Education, in a perspective of dialogue
between teaching, research and extension in the Basic Countrified Education Schools
of the „Cariri Paraibano‟ (region located in the south of the Brazilian State Paraíba),
having as its structuring axis the multidisciplinary teaching in the formative process, the
brazilian semi-arid region context and the interinstitutional dialogue between University,
Schools and Education Secretariats. Reflecting on the experience of Pibid Diversidade
necessarily leads to a discussion about the Degree in Countrified Education, and how
this program potentiated the conceptions and strategies of this Course in the UFCG, including on a learning building communities perspective that involved teachers from
schools and University trainers, to provide an introduction to procedural, systematic
and contextualized teaching in the social subjects reality to which the Countrified
Education professional is intended. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35913 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-04T19:16:47Z |
|
dc.date.available |
2024-06-04 |
|
dc.date.available |
2024-06-04T19:16:47Z |
|
dc.type |
Artigo de Periódico |
pt_BR |
dc.subject |
Pibid Diversidade |
pt_BR |
dc.subject |
Iniciação à docência |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciatura em Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Pibid Diversity |
pt_BR |
dc.subject |
Initiation to teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Degree in Rural Education |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Maria do Socorro. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Weaving knowledge and practices about teacher learning on countrified: perspectives, dialogues and interactions of the Pibid Diversidade. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Maria do Socorro. Tecendo saberes e práticas no aprender docente do campo: olhares, diálogos e interações do Pibid Diversidade. Revista Interritórios. Caruaru-PE, v.4, n.7, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35913 |
pt_BR |