Afficher la notice abrégée
dc.description.resumo |
A Licenciatura em Educação do Campo se diferencia das demais licenciaturas por ser fruto de
uma demanda dos camponeses e camponesas na busca da garantia dos direitos educacionais,
sociais e humanos epor serorganizada com base na Pedagogia da Alternância que preconiza
dois tempos formativos: tempo universidade (escola) e tempo comunidade.Neste contexto,
desenvolvemos uma pesquisa de doutoradoque teve por objetivo compreender a relação entre
os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato na
formação de professores de Matemática desses cursos. Trazemos dados produzidos na
pesquisa por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com três coordenadores dos
cursos das universidades selecionadas, sediadas nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.
Tomando por base os fundamentos teóricos da pesquisa elegemos as categorias analíticas: a
relação dialógica entre tempo comunidade e tempo universidade, a investigação como
instrumento de formação e a crítica como instrumento de formação para análise das
entrevistas. As respostas dos coordenadoresindicam, por um lado, que a organização dos
cursos tem se efetivado na perspectiva da Pedagogia da Alternância e, por outro trazem
elementos que caracterizam a sua implementação. Os resultados da pesquisa nos levam a
concluir que a Pedagogia da Alternância revelou a sua vitalidade nos processos formativos
dos cursos investigados, porém, a sua vivência ainda se configura em um desafio a ser
superado pelas instituições formadoras e seus sujeitos educativos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
10 |
pt_BR |
dc.title |
A Pedagogia da Alternância na formação de professores de matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35915 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-05T10:07:33Z |
|
dc.date.available |
2024-06-05 |
|
dc.date.available |
2024-06-05T10:07:33Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia da alternância |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciatura em Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Matemática Crítica |
pt_BR |
dc.subject |
Alternation pedagogy |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics Teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Degree in Rural Education |
pt_BR |
dc.subject |
Countryside Education |
pt_BR |
dc.subject |
Critical Mathematics Education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Aldinete Silvino de. |
|
dc.creator |
LIMA, Iranete Maria da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The Pedagogy of Alternation in the training of mathematics teachers in Degree courses in Rural Education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. A pedagogia da alternância na formação de professores de matemática em cursos de licenciatura em Educação do Campo. In: 10º Encontro Redestrado Brasil, 2019, Recife-PB. Anais [...]. Autonomia do trabalho docente: caminhos para sua organização político-pedagógica, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35915 |
pt_BR |
Fichier(s) constituant ce document
Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)
Afficher la notice abrégée