Dépôt DSpace/Manakin

A Pedagogia da Alternância na formação de professores de matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo A Licenciatura em Educação do Campo se diferencia das demais licenciaturas por ser fruto de uma demanda dos camponeses e camponesas na busca da garantia dos direitos educacionais, sociais e humanos epor serorganizada com base na Pedagogia da Alternância que preconiza dois tempos formativos: tempo universidade (escola) e tempo comunidade.Neste contexto, desenvolvemos uma pesquisa de doutoradoque teve por objetivo compreender a relação entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato na formação de professores de Matemática desses cursos. Trazemos dados produzidos na pesquisa por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com três coordenadores dos cursos das universidades selecionadas, sediadas nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Tomando por base os fundamentos teóricos da pesquisa elegemos as categorias analíticas: a relação dialógica entre tempo comunidade e tempo universidade, a investigação como instrumento de formação e a crítica como instrumento de formação para análise das entrevistas. As respostas dos coordenadoresindicam, por um lado, que a organização dos cursos tem se efetivado na perspectiva da Pedagogia da Alternância e, por outro trazem elementos que caracterizam a sua implementação. Os resultados da pesquisa nos levam a concluir que a Pedagogia da Alternância revelou a sua vitalidade nos processos formativos dos cursos investigados, porém, a sua vivência ainda se configura em um desafio a ser superado pelas instituições formadoras e seus sujeitos educativos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 10 pt_BR
dc.title A Pedagogia da Alternância na formação de professores de matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35915
dc.date.accessioned 2024-06-05T10:07:33Z
dc.date.available 2024-06-05
dc.date.available 2024-06-05T10:07:33Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Pedagogia da alternância pt_BR
dc.subject Professores de Matemática pt_BR
dc.subject Formação de professores de matemática pt_BR
dc.subject Licenciatura em Educação do Campo pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Educação Matemática Crítica pt_BR
dc.subject Alternation pedagogy pt_BR
dc.subject Mathematics Teachers pt_BR
dc.subject Mathematics teacher training pt_BR
dc.subject Degree in Rural Education pt_BR
dc.subject Countryside Education pt_BR
dc.subject Critical Mathematics Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.creator LIMA, Iranete Maria da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The Pedagogy of Alternation in the training of mathematics teachers in Degree courses in Rural Education. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. A pedagogia da alternância na formação de professores de matemática em cursos de licenciatura em Educação do Campo. In: 10º Encontro Redestrado Brasil, 2019, Recife-PB. Anais [...]. Autonomia do trabalho docente: caminhos para sua organização político-pedagógica, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35915 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte