DSpace/Manakin Repository

Diálogo, investigação e criticidade na formação de professores de matemática em uma licenciatura em Educação do Campo

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O artigo traz parte da pesquisa de uma tese de doutorado em fase de conclusão, que tem por objetivo compreender as relações que se constituem entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato na formação de professores de Matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Para tanto, a pesquisa ancora-se nos estudos sobre a Educação do Campo, a formação de professores de Matemática nas referidas licenciaturas e na Educação Matemática Crítica, particularizando os conceitos de diálogo, investigação e criticidade que se constituem nas categorias analíticas utilizadas para analisar as respostas dadas por três professores formadores nas entrevistas semiestruturadas que foram realizadas. Os resultados obtidos nesta etapa da pesquisa revelam que os professores investigados consideram as relações dialógicas, investigativas e críticas como princípios para desenvolver as atividades matemáticas, o que coaduna com os princípios da Educação do Campo norteadores da formação dos professores que ensinam ou irão ensinar em escolas do campo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 7 pt_BR
dc.title Diálogo, investigação e criticidade na formação de professores de matemática em uma licenciatura em Educação do Campo pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract The article, which is part of the research of a doctoral thesis in its final phase, aims to understand the relationships that are constituted between the mathematical contents and the political, social and cultural dimensions of the people who live in rural areas in the training of mathematics teachers in degree courses in field education. For this, the research is anchored on field education studies, the training of mathematics teachers in the degrees mentioned and on critical mathematics education, focusing on the concepts of dialogue, research and criticality, which are the analytical categories used to analyze the responses given in semistructured interviews carried out with three teacher trainers. The results obtained in this stage of the research reveal that the teachers investigated consider the dialogic, investigative and critical relations as principles to develop mathematical activities, which is in line with the principles of field education guiding the training of teachers who teach or will teach in rural schools. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35918
dc.date.accessioned 2024-06-05T13:43:14Z
dc.date.available 2024-06-05
dc.date.available 2024-06-05T13:43:14Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Professores de matemática pt_BR
dc.subject Formação docente - Matemática pt_BR
dc.subject Formação de professores de Matemática pt_BR
dc.subject Educação Matemática Crítica pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Licenciatura em Educação do Campo pt_BR
dc.subject Math teachers pt_BR
dc.subject Teacher training - Mathematics pt_BR
dc.subject Mathematics teacher training pt_BR
dc.subject Critical Mathematics Education pt_BR
dc.subject Countryside Education pt_BR
dc.subject Degree in Rural Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.creator LIMA, Iranete Maria da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Dialogue, research and criticality in the training of mathematics teachers in a degree in Field Education. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Diálogo, investigação e criticidade na formação de professores de matemática em uma licenciatura em Educação do Campo. In: VII SIPEM - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2018, Foz do Iguaçu - Paraná. Anais [...]. Foz do Iguaçu, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35918 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta