dc.description.resumo |
O artigo traz parte da pesquisa de uma tese de doutorado em fase de conclusão, que tem por
objetivo compreender as relações que se constituem entre os conteúdos matemáticos e as
dimensões política, social e cultural do campesinato na formação de professores de Matemática
em cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Para tanto, a pesquisa ancora-se nos estudos
sobre a Educação do Campo, a formação de professores de Matemática nas referidas
licenciaturas e na Educação Matemática Crítica, particularizando os conceitos de diálogo,
investigação e criticidade que se constituem nas categorias analíticas utilizadas para analisar as
respostas dadas por três professores formadores nas entrevistas semiestruturadas que foram
realizadas. Os resultados obtidos nesta etapa da pesquisa revelam que os professores
investigados consideram as relações dialógicas, investigativas e críticas como princípios para
desenvolver as atividades matemáticas, o que coaduna com os princípios da Educação do
Campo norteadores da formação dos professores que ensinam ou irão ensinar em escolas do
campo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
7 |
pt_BR |
dc.title |
Diálogo, investigação e criticidade na formação de professores de matemática em uma licenciatura em Educação do Campo |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
The article, which is part of the research of a doctoral thesis in its final phase, aims to
understand the relationships that are constituted between the mathematical contents and the
political, social and cultural dimensions of the people who live in rural areas in the training of
mathematics teachers in degree courses in field education. For this, the research is anchored on
field education studies, the training of mathematics teachers in the degrees mentioned
and on critical mathematics education, focusing on the concepts of dialogue, research and
criticality, which are the analytical categories used to analyze the responses given in semistructured interviews carried out with three teacher trainers. The results obtained in this
stage of the research reveal that the teachers investigated consider the dialogic, investigative and
critical relations as principles to develop mathematical activities, which is in line with the
principles of field education guiding the training of teachers who teach or will teach in rural
schools. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35918 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-05T13:43:14Z |
|
dc.date.available |
2024-06-05 |
|
dc.date.available |
2024-06-05T13:43:14Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente - Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Matemática Crítica |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciatura em Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Math teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - Mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Critical Mathematics Education |
pt_BR |
dc.subject |
Countryside Education |
pt_BR |
dc.subject |
Degree in Rural Education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Aldinete Silvino de. |
|
dc.creator |
LIMA, Iranete Maria da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Dialogue, research and criticality in the training of mathematics teachers in a degree in Field Education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Diálogo, investigação e criticidade na formação de professores de matemática em uma licenciatura em Educação do Campo. In: VII SIPEM - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2018, Foz do Iguaçu - Paraná. Anais [...]. Foz do Iguaçu, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35918 |
pt_BR |