dc.description.resumo |
Esta Comunicação Científica é parte de um Trabalho de Conclusão de Curso que versa sobre a Educação
do Campo, o ensino de Matemática e o foreground de jovens camponeses que residem em um
assentamento da Reforma Agrária. A pesquisa teve por objetivo compreender a relação estabelecida por
jovens camponeses entre o ensino de Matemática e os seus foregrounds. Para tanto, o estudo fundamentase
na perspectiva da Educação do Campo, concebida a partir da luta coletiva dos movimentos sociais com
a finalidade de emancipação humana e da Educação Matemática Crítica, que discute o papel social da
Matemática como sendo instrumento importante na formação crítica dos estudantes. Discutimos, em
particular, o conceito de foreground dos estudantes e sua relação com o ensino de Matemática. A
pesquisa é do tipo qualitativa, de natureza exploratória. Os dados foram produzidos por meio de uma
entrevista semiestruturada com 5 estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola do campo,
localizada em área de assentamento no município de Itaguaçu da Bahia. Os resultados indicam que o
ensino de Matemática é importante para despertar o interesse dos jovens camponeses a planejar seus
foregrounds. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
14 |
pt_BR |
dc.title |
A relação entre o ensino de matemática e o foreground de estudantes camponeses. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.description.abstract |
This scientific communication is part of a course completion work that deals with field education,
mathematics teaching, and foreground of young peasants living in an agrarian reform settlement. The
research aimed to understand the relationship young peasants establish between mathematics teaching and
their foregrounds. Therefore, the study is based on the perspective of both, field education, conceived
from the collective struggle of social movements with the purpose of human emancipation, and critical
mathematics education, which discusses the social role of mathematics as an important instrument in
students’ critical education. We discuss specifically the concept of students’ foregrounds and their
relationship with the mathematics teaching. The research is qualitative, exploratory in nature. Data were
produced through a semi-structured interview with five students from the 9th grade of elementary school
from a field school, located in a settlement area in the municipality of Itaguaçu da Bahia. The results
indicate that the teaching of mathematics is important to arouse the interest of young peasants to plan
their foregrounds. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35919 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-05T13:44:21Z |
|
dc.date.available |
2024-06-05 |
|
dc.date.available |
2024-06-05T13:44:21Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Matemática Crítica |
pt_BR |
dc.subject |
Estudantes camponeses |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Reforma agrária |
pt_BR |
dc.subject |
Foreground - estudantes camponeses |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Critical Mathematics Education |
pt_BR |
dc.subject |
Peasant students |
pt_BR |
dc.subject |
Countryside Education |
pt_BR |
dc.subject |
Land reform |
pt_BR |
dc.subject |
Foreground - peasant students |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Aldinete Silvino de. |
|
dc.creator |
SOUZA, Vitória Lima Rocha. |
|
dc.creator |
SOUZA, Fábio dos Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The relationship between mathematics teaching and the foreground of peasant students. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Aldinete Silvino de; SOUZA, Vitória Lima Rocha; SOUZA, Fábio dos Santos. A relação entre o ensino de matemática e o Foreground de estudantes camponeses. In: XIV ENEM - ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 14., 2022. Anais [...]. Educação Matemática, Escola e Docência - o que nos trouxe Ubiratan D’Ambrosio, Edição virtual, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35919 |
pt_BR |