DSpace/Manakin Repository

A relação entre o ensino de matemática e o foreground de estudantes camponeses.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Esta Comunicação Científica é parte de um Trabalho de Conclusão de Curso que versa sobre a Educação do Campo, o ensino de Matemática e o foreground de jovens camponeses que residem em um assentamento da Reforma Agrária. A pesquisa teve por objetivo compreender a relação estabelecida por jovens camponeses entre o ensino de Matemática e os seus foregrounds. Para tanto, o estudo fundamentase na perspectiva da Educação do Campo, concebida a partir da luta coletiva dos movimentos sociais com a finalidade de emancipação humana e da Educação Matemática Crítica, que discute o papel social da Matemática como sendo instrumento importante na formação crítica dos estudantes. Discutimos, em particular, o conceito de foreground dos estudantes e sua relação com o ensino de Matemática. A pesquisa é do tipo qualitativa, de natureza exploratória. Os dados foram produzidos por meio de uma entrevista semiestruturada com 5 estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola do campo, localizada em área de assentamento no município de Itaguaçu da Bahia. Os resultados indicam que o ensino de Matemática é importante para despertar o interesse dos jovens camponeses a planejar seus foregrounds. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 14 pt_BR
dc.title A relação entre o ensino de matemática e o foreground de estudantes camponeses. pt_BR
dc.date.issued 2022
dc.description.abstract This scientific communication is part of a course completion work that deals with field education, mathematics teaching, and foreground of young peasants living in an agrarian reform settlement. The research aimed to understand the relationship young peasants establish between mathematics teaching and their foregrounds. Therefore, the study is based on the perspective of both, field education, conceived from the collective struggle of social movements with the purpose of human emancipation, and critical mathematics education, which discusses the social role of mathematics as an important instrument in students’ critical education. We discuss specifically the concept of students’ foregrounds and their relationship with the mathematics teaching. The research is qualitative, exploratory in nature. Data were produced through a semi-structured interview with five students from the 9th grade of elementary school from a field school, located in a settlement area in the municipality of Itaguaçu da Bahia. The results indicate that the teaching of mathematics is important to arouse the interest of young peasants to plan their foregrounds. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35919
dc.date.accessioned 2024-06-05T13:44:21Z
dc.date.available 2024-06-05
dc.date.available 2024-06-05T13:44:21Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Educação Matemática Crítica pt_BR
dc.subject Estudantes camponeses pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Reforma agrária pt_BR
dc.subject Foreground - estudantes camponeses pt_BR
dc.subject Teaching Mathematics pt_BR
dc.subject Critical Mathematics Education pt_BR
dc.subject Peasant students pt_BR
dc.subject Countryside Education pt_BR
dc.subject Land reform pt_BR
dc.subject Foreground - peasant students pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.creator SOUZA, Vitória Lima Rocha.
dc.creator SOUZA, Fábio dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The relationship between mathematics teaching and the foreground of peasant students. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Aldinete Silvino de; SOUZA, Vitória Lima Rocha; SOUZA, Fábio dos Santos. A relação entre o ensino de matemática e o Foreground de estudantes camponeses. In: XIV ENEM - ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 14., 2022. Anais [...]. Educação Matemática, Escola e Docência - o que nos trouxe Ubiratan D’Ambrosio, Edição virtual, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35919 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta