dc.description.resumo |
O trabalho com projetos é uma das possibilidades que o professor da
escola do campo dispõe para relacionar conteúdos matemáticos com os modos
de vida e as culturas dos estudantes camponeses. Esta possibilidade se torna mais
relevante se tomarmos como ponto de partida as preocupações e os conceitos
inerentes à Educação Matemática Critica (EMC), por permitirem a proposição e
a vivência de atividades matemáticas que envolvem a investigação e o diálogo
sobre temas de interesse social.
A ideia de ensinar por meio de projetos foi difundida no século XVIII nas
escolas de Arquitetura e Engenharia da Europa e, posteriormente, nos Estados
Unidos. De acordo com Biotto Filho (2008), as ideias de John Dewey e William
Heard Kilpatrick contribuiram para a implementação de trabalho com projetos na
área de Educação no inicio do século XX. A partir das últimas décadas deste século,
o trabalho com projetos vem sendo incentivado no Brasil, a exemplo do que se vê
nas recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais — PCN (BRASIL, 1997,
1998) e em outros documentos mais recentes. No entanto, as características dos
projetos, bem como das vivências nas salas de aula, modificam-se de acordo com
os contextos pedagógicos, geográficos, socioculturais e políticos, entre outros. Entendemos que o trabalho com projetos nas escolas do campo,
para além de contribuir com os processos de ensino e aprendizagem, pode
favorecer a emancipação dos camponeses e camponesas no enfrentamento das
situações de exploração e de injustiça social. Porém, a elaboração de projetos
com essas finalidades requer conhecimentos específicos que muitas vezes não
foram contemplados nos processos formativos dos professores. Considerando
essa necessidade, em 2019 realizamos ações de formação continuada em
dois municípios do Sertão de Pernambuco, buscando relacionar o Ensino de
Matemática e os princípios da Educação do Campo (CALDART, 2012; 2019).
As ações foram realizadas no quadro do Projeto de Extensão Educação do
Campo e suas Interfaces, vinculado ao Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação
em Educação do Campo (NUPEFEC) da Universidade Federal de Pernambuco
(UFPE). As duas ações que apresentamos neste capítulo foram motivadas pelas
experiências vivenciadas nos minicursos realizados por Lima, Cuvides e Lima
(2017) e Lima e Lima (2017), em eventos científicos de Educação Matemática.
Iniciamos com uma breve reflexão sobre a Educação do Campo e a formação
continuada de professores e professoras do campo e, após, sobre o trabalho com
projetos na perspectiva da EMC. Em seguida, apresentamos o percurso formativo
e as experiências, a partir das produções de dois grupos de professores. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Trabalho com projetos na perspectiva da Educação Matemática Crítica: experiências de formação continuada com professores de escolas do campo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35925 |
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dc.date.accessioned |
2024-06-05T18:25:47Z |
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dc.date.available |
2024-06-05 |
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dc.date.available |
2024-06-05T18:25:47Z |
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dc.type |
Capítulo de Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Matemática Crítica |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Formação continuada - professores - escolas do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho com projetos |
pt_BR |
dc.subject |
Projetos - formação continuada |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Matemática - escolas do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Critical Mathematics Education |
pt_BR |
dc.subject |
Country schools |
pt_BR |
dc.subject |
Countryside Education |
pt_BR |
dc.subject |
Continuing training - teachers - rural schools |
pt_BR |
dc.subject |
Working with projects |
pt_BR |
dc.subject |
Projects - continued training |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Mathematics - rural schools |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Aldinete Silvino de. |
|
dc.creator |
LIMA, Iranete Maria da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
I work with projects from the perspective of Critical Mathematics Education: continuing education experiences with teachers from rural schools. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Trabalho com projetos na perspectiva da educação matemática crítica: experiências de formação continuada com professores de escolas do campo. In: CIVIERO, Paula Andrea Grawieski; MILANI, Raquel; LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Adriana de Souza. (Org.). Educação Matemática Crítica: múltiplas possibilidades na formação de professores que ensinam MA. 1. ed. v. 23. Brasília: SBEM Nacional, 2022, p. 172-189. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35925 |
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