DSpace/Manakin Repository

Trabalho com projetos na perspectiva da Educação Matemática Crítica: experiências de formação continuada com professores de escolas do campo.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O trabalho com projetos é uma das possibilidades que o professor da escola do campo dispõe para relacionar conteúdos matemáticos com os modos de vida e as culturas dos estudantes camponeses. Esta possibilidade se torna mais relevante se tomarmos como ponto de partida as preocupações e os conceitos inerentes à Educação Matemática Critica (EMC), por permitirem a proposição e a vivência de atividades matemáticas que envolvem a investigação e o diálogo sobre temas de interesse social. A ideia de ensinar por meio de projetos foi difundida no século XVIII nas escolas de Arquitetura e Engenharia da Europa e, posteriormente, nos Estados Unidos. De acordo com Biotto Filho (2008), as ideias de John Dewey e William Heard Kilpatrick contribuiram para a implementação de trabalho com projetos na área de Educação no inicio do século XX. A partir das últimas décadas deste século, o trabalho com projetos vem sendo incentivado no Brasil, a exemplo do que se vê nas recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais — PCN (BRASIL, 1997, 1998) e em outros documentos mais recentes. No entanto, as características dos projetos, bem como das vivências nas salas de aula, modificam-se de acordo com os contextos pedagógicos, geográficos, socioculturais e políticos, entre outros. Entendemos que o trabalho com projetos nas escolas do campo, para além de contribuir com os processos de ensino e aprendizagem, pode favorecer a emancipação dos camponeses e camponesas no enfrentamento das situações de exploração e de injustiça social. Porém, a elaboração de projetos com essas finalidades requer conhecimentos específicos que muitas vezes não foram contemplados nos processos formativos dos professores. Considerando essa necessidade, em 2019 realizamos ações de formação continuada em dois municípios do Sertão de Pernambuco, buscando relacionar o Ensino de Matemática e os princípios da Educação do Campo (CALDART, 2012; 2019). As ações foram realizadas no quadro do Projeto de Extensão Educação do Campo e suas Interfaces, vinculado ao Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo (NUPEFEC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As duas ações que apresentamos neste capítulo foram motivadas pelas experiências vivenciadas nos minicursos realizados por Lima, Cuvides e Lima (2017) e Lima e Lima (2017), em eventos científicos de Educação Matemática. Iniciamos com uma breve reflexão sobre a Educação do Campo e a formação continuada de professores e professoras do campo e, após, sobre o trabalho com projetos na perspectiva da EMC. Em seguida, apresentamos o percurso formativo e as experiências, a partir das produções de dois grupos de professores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Trabalho com projetos na perspectiva da Educação Matemática Crítica: experiências de formação continuada com professores de escolas do campo. pt_BR
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35925
dc.date.accessioned 2024-06-05T18:25:47Z
dc.date.available 2024-06-05
dc.date.available 2024-06-05T18:25:47Z
dc.type Capítulo de Livro pt_BR
dc.subject Educação Matemática Crítica pt_BR
dc.subject Escolas do campo pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Formação continuada - professores - escolas do campo pt_BR
dc.subject Trabalho com projetos pt_BR
dc.subject Projetos - formação continuada pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática - escolas do campo pt_BR
dc.subject Critical Mathematics Education pt_BR
dc.subject Country schools pt_BR
dc.subject Countryside Education pt_BR
dc.subject Continuing training - teachers - rural schools pt_BR
dc.subject Working with projects pt_BR
dc.subject Projects - continued training pt_BR
dc.subject Teaching Mathematics - rural schools pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.creator LIMA, Iranete Maria da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative I work with projects from the perspective of Critical Mathematics Education: continuing education experiences with teachers from rural schools. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Trabalho com projetos na perspectiva da educação matemática crítica: experiências de formação continuada com professores de escolas do campo. In: CIVIERO, Paula Andrea Grawieski; MILANI, Raquel; LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Adriana de Souza. (Org.). Educação Matemática Crítica: múltiplas possibilidades na formação de professores que ensinam MA. 1. ed. v. 23. Brasília: SBEM Nacional, 2022, p. 172-189. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35925 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Capítulos de Livros - CDSA
    Esta coleção, destina-se à publicação de capítulos de livros em separado, produzidos por membros da comunidade acadêmica do CDSA UFCG

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta