DSpace/Manakin Repository

Um convite à Educação Matemática Crítica na formação de professores.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A Educação Matemática Crítica (EMC) versa sobre diversas preocupações intrínsecas à Educação Matemática e suas interfaces com a sociedade. A formação do sujeito crítico é uma dessas preocupações que desperta questionamentos como: para quem a Educação Matemática deve estar voltada? A quem interessa que a Educação Matemática seja organizada dessa maneira? (SKOVSMOSE, 2001). Criticar é um ato político que pode possibilitar a transformação de uma determinada realidade, seja quanto ao processo de ensino e de aprendizagem da Matemática ou quanto às questões sociais. É uma maneira de ler e interpretar a realidade, elemento propulsor da ação que nos leva à reescrita do mundo em que estamos inseridos. Skovsmose (2007) considera que na Educação Matemática, a incerteza e a responsabilidade, resultam em preocupações, e que a crítica é como um convite para compartilhá-las. É possível exemplificar algumas dessas preocupações quanto aos papeis da Educação Matemática: seja sobre os obstáculos de aprendizagem, a diversidade de condições dos estudantes e professores, a relação com temas emergentes como racismo, sexismo, inclusão-exclusão, elitismo, democracia, entre outras variáveis contemporâneas. As preocupações que ora apresentamos são relatadas pelos autores dos capítulos deste livro. Este primeiro capítulo é um convite aos professores da Educação Básica e formadores de professores a se inspirarem nas experiências com cenários para investigação e trabalho com projetos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Um convite à Educação Matemática Crítica na formação de professores. pt_BR
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35926
dc.date.accessioned 2024-06-05T18:30:30Z
dc.date.available 2024-06-05
dc.date.available 2024-06-05T18:30:30Z
dc.type Capítulo de Livro pt_BR
dc.subject Educação Matemática Crítica pt_BR
dc.subject Formação de professores - matemática pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Professores de Matemática - formação pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Cenários para a investigação pt_BR
dc.subject Trabalho com projetos pt_BR
dc.subject Critical Mathematics Education pt_BR
dc.subject Teacher training - mathematics pt_BR
dc.subject Teaching Mathematics pt_BR
dc.subject Mathematics Teachers - training pt_BR
dc.subject Countryside Education pt_BR
dc.subject Scenarios for the investigation pt_BR
dc.subject Working with projects pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CIVIERO, Paula Andrea Grawieski.
dc.creator LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.creator LIMA, Adriana de Souza.
dc.creator MILANI, Raquel.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation CIVIERO, Paula Andrea Grawieski; LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Adriana de Souza; MILANI, Raquel. Um convite à educação matemática crítica na formação de professores. In: CIVIERO, Paula Andrea Grawieski; MILANI, Raquel; LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Adriana de Souza. (Org.). Educação Matemática Crítica: múltiplas possibilidades na formação de professores que ensinam MA. 1. ed. v. 23. Brasília: SBEM Nacional, 2022, p. 18-27. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35926 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Capítulos de Livros - CDSA
    Esta coleção, destina-se à publicação de capítulos de livros em separado, produzidos por membros da comunidade acadêmica do CDSA UFCG

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta