dc.description.resumo |
A Educação Matemática Crítica (EMC) versa sobre diversas preocupações intrínsecas à Educação Matemática e suas interfaces com a sociedade. A formação do sujeito crítico é uma dessas preocupações que desperta questionamentos como: para quem a Educação Matemática deve estar voltada? A quem interessa que a Educação Matemática seja organizada dessa maneira? (SKOVSMOSE, 2001). Criticar é um ato político que pode possibilitar a transformação de uma determinada realidade, seja quanto ao processo de ensino e de aprendizagem da Matemática ou quanto às questões sociais. É uma maneira de ler e interpretar a realidade, elemento propulsor da ação que nos leva à reescrita do mundo em que estamos inseridos. Skovsmose (2007) considera que na Educação Matemática, a incerteza e a responsabilidade, resultam em preocupações, e que a crítica é como um convite para compartilhá-las. É possível exemplificar algumas dessas preocupações quanto aos papeis da Educação Matemática: seja sobre os obstáculos de aprendizagem, a diversidade de condições dos estudantes e professores, a relação com temas emergentes como racismo, sexismo, inclusão-exclusão, elitismo, democracia, entre outras variáveis contemporâneas. As preocupações que ora apresentamos são relatadas pelos autores dos capítulos deste livro. Este primeiro capítulo é um convite aos professores da Educação Básica e formadores de professores a se inspirarem nas experiências com cenários para investigação e trabalho com projetos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Um convite à Educação Matemática Crítica na formação de professores. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35926 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-05T18:30:30Z |
|
dc.date.available |
2024-06-05 |
|
dc.date.available |
2024-06-05T18:30:30Z |
|
dc.type |
Capítulo de Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Matemática Crítica |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores - matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de Matemática - formação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Cenários para a investigação |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho com projetos |
pt_BR |
dc.subject |
Critical Mathematics Education |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics Teachers - training |
pt_BR |
dc.subject |
Countryside Education |
pt_BR |
dc.subject |
Scenarios for the investigation |
pt_BR |
dc.subject |
Working with projects |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CIVIERO, Paula Andrea Grawieski. |
|
dc.creator |
LIMA, Aldinete Silvino de. |
|
dc.creator |
LIMA, Adriana de Souza. |
|
dc.creator |
MILANI, Raquel. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CIVIERO, Paula Andrea Grawieski; LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Adriana de Souza; MILANI, Raquel. Um convite à educação matemática crítica na formação de professores. In: CIVIERO, Paula Andrea Grawieski; MILANI, Raquel; LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Adriana de Souza. (Org.). Educação Matemática Crítica: múltiplas possibilidades na formação de professores que ensinam MA. 1. ed. v. 23. Brasília: SBEM Nacional, 2022, p. 18-27. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35926 |
pt_BR |