dc.description.resumo |
Em 1969 foi realizado o primeiro International Congress
of Mathematics Education – ICME – em Lyon na França, que
se tornou um dos mais importantes congressos de Educação
Matemática. Este Congresso foi um marco importante para
as discussões em torno da relevância das dimensões política,
social e cultural no ensino da Matemática, que já aconteciam
em grupos de pesquisas, a exemplo do Grupo Internacional de
Estudos em Etnomatemática (TSGEM), do Grupo de Educação
Matemática Crítica (CMEG), do Grupo Britânico de Pesquisas
sobre as Perspectivas Sociais na Educação Matemática (RSPME)
e da Educação Matemática e Sociedade (MES). O interesse de
pesquisadores nacionais e internacionais por essa temática e o
fortalecimento dos grupos de pesquisa apontam para a relevância de ensinar conteúdos matemáticos, relacionando-os com aspectos
da vida social, cultural e política dos alunos.1
questiona: “Por que não discutir as implicações políticas e
ideológicas de um tal descaso dos dominantes pelas áreas pobres
da cidade?” e coloca em evidência a relevância e a pertinência
de o professor problematizar o contexto social em suas aulas.
Nessa mesma direção, Skovsmose (2001) destaca que ensinar
criticamente é uma forma de ir além do que está dito ou visível
para a sociedade.
Ensinar, nessa perspectiva, também é papel dos
professores que formam os futuros professores de Matemática, e
é este ensino o foco de nosso interesse neste capítulo. Para nutrir a
discussão, trazemos um recorte de uma pesquisa de doutoramento
desenvolvida pela primeira autora (Lima 2018), que, orientada
pela segunda, estudou as relações que se constituem entre os
conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural
do campesinato2 na formação de professores de Matemática
de Cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC).3
Apresentaremos três atividades, propostas por dois professores
formadores que atuam em dois cursos de LEdoC, para serem
desenvolvidas pelos estudantes no tempo comunidade e faremos uma breve análise das suas respostas. Para tanto, ancoramos a
pesquisa nos estudos sobre a Educação Matemática Crítica, a
Educação do Campo e a formação de professores de Matemática
nas LEdoC. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Um olhar sobre atividades propostas por professores formadores de cursos de LEdoC para o tempo comunidade. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35928 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-05T18:35:54Z |
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dc.date.available |
2024-06-05 |
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dc.date.available |
2024-06-05T18:35:54Z |
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dc.type |
Capítulo de Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciatura em Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Matemática Crítica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Degree in Rural Education |
pt_BR |
dc.subject |
Critical Mathematics Education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics teacher training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Aldinete Silvino de. |
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dc.creator |
LIMA, Iranete Maria da Silva. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A look at activities proposed by teachers teaching LEdoC courses for community time. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Um olhar sobre atividades propostas por professores formadores de cursos de LEDOC para o tempo comunidade. In: SILVA, G. H. G.; LIMA, I. M. S.; RODRIGUEZ. F. A. G. (Org.). Educação matemática crítica e a (in) justiça social: práticas pedagógicas e formação de professores. 1. ed. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2021, p. 149-171. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35928 |
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