DSpace/Manakin Repository

Explorando a gamificação no ensino de Física: um relato de experiência na ECIT Jornalista José Itamar da Rocha Cândido.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PONTES, A. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2647151225786381 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FREITAS, Heron Neves de.
dc.contributor.advisor1ID FREITAS, H. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5999148176771819 pt_BR
dc.contributor.referee1 DANTAS, Joseclécio Dutra Dantas
dc.contributor.referee1ID DANTAS, J. D. pt_BR
dc.contributor.referee1ID J. D. Dantas. pt_BR
dc.contributor.referee1ID DANTAS, J.D. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9578968519982943 pt_BR
dc.contributor.referee2 MEDEIROS, Fábio Ferreira de.
dc.contributor.referee2ID DE MEDEIROS, F. F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7268744971022470 pt_BR
dc.description.resumo Na Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, o ensino da Física ganhou uma nova abordagem por meio da implementação da gamificação, sendo essa uma estratégia inovadora que utiliza elementos de jogos para motivar e engajar os alunos para uma aprendizagem mais significativa. A gamificação no ensino da Física proporcionou não apenas uma nova forma de abordar os conteúdos, como também estimular a colaboração entre os alunos, o pensamento crítico e a resolução de problemas. Com essa abordagem, os estudantes puderam vivenciar a Física de forma prática e divertida, ampliando sua compreensão e despertando um interesse ainda maior pela disciplina. Essa experiência demonstra o potencial da gamificação como uma ferramenta eficaz para transformar o ensino e promover uma aprendizagem significativa. O trabalho traz uma abordagem geral sobre o ensino da Física como uma das disciplinas fundamentais para compreensão do mundo. Também explanou sobre a importância das práticas experimentais no ensino da Física e a importância dos elementos de gamificação. A metodologia adotada foi uma abordagem qualitativa de cunho descritivo, embasada no relato de experiência durante o Programa Residência Pedagógica em Física, na Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido (ECIT Cuité). Nos resultados e discussão, foram apresentados os resultados sobre o estudo em foco, onde apontam o interesse dos estudantes sobre as práticas. Assim, o trabalho oferece relatos importantes sobre a relevância da gamificação no estudo da Física. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Física pt_BR
dc.title Explorando a gamificação no ensino de Física: um relato de experiência na ECIT Jornalista José Itamar da Rocha Cândido. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-13
dc.description.abstract At the Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, the teaching of Physics has gained a new approach through the implementation of gamification, this being an innovative strategy that uses game elements to motivate and engage students for more meaningful learning. Gamification in Physics teaching has provided not only a new way to approach the content but also to stimulate collaboration among students, critical thinking, and problem-solving. With this approach, students were able to experience Physics in a practical and fun way, broadening their understanding and sparking even greater interest in the subject. This experience demonstrates the potential of gamification as an effective tool to transform teaching and promote meaningful learning. the work brings a general approach to the teaching of physics as one of the fundamental disciplines for understanding the world. It also explained the importance of experimental practices in Physics teaching and the importance of gamification elements. The methodology adopted was a qualitative descriptive approach, based on the experience report during the Pedagogical Residency Program in Physics at the Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido (ECIT Cuité). In the results and discussion, the study results were presented, highlighting the students' interest in the practices. Thus, the work offers important reports into the relevance of gamification in the study of Physics. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35932
dc.date.accessioned 2024-06-06T11:29:20Z
dc.date.available 2024-06-06
dc.date.available 2024-06-06T11:29:20Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Gamificação – ensino de física pt_BR
dc.subject Estratégia inovadora. pt_BR
dc.subject Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido – Cuité – PB. pt_BR
dc.subject Teaching Physics pt_BR
dc.subject Gamification – teaching physics pt_BR
dc.subject Strategy innovative pt_BR
dc.subject Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Journalist José Itamar da Rocha Cândido – Cuité – PB pt_BR
dc.subject Enseñanza de Física pt_BR
dc.subject Gamificación – enseñanza de la física pt_BR
dc.subject Estrategia innovador pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PONTES, Abraão Medeiros.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Exploring gamification in Physics teaching: an experience report at ECIT Journalist José Itamar da Rocha Cândido. pt_BR
dc.title.alternative Explorando la gamificación en la enseñanza de la Física: un relato de experiencia en ECIT Periodista José Itamar da Rocha Cândido. pt_BR
dc.identifier.citation PONTES, Abraão Medeiros. Explorando a gamificação no ensino de Física: um relato de experiência na ECIT Jornalista José Itamar da Rocha Cândido. 2024. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. pt_BR
dc.description.resumen En la Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Periodista José Itamar da Rocha Cândido, el La enseñanza de la física adquirió un nuevo enfoque mediante la implementación de la gamificación, Esta es una estrategia innovadora que utiliza elementos del juego para motivar e involucrar a los clientes. estudiantes para un aprendizaje más significativo. Gamificación en la enseñanza de la Física no sólo proporcionó una nueva forma de abordar el contenido, sino que también estimuló colaboración entre estudiantes, pensamiento crítico y resolución de problemas. Con este Con este enfoque, los estudiantes pudieron vivir la Física de una manera práctica y divertida, ampliando comprender y despertar un interés aún mayor por la disciplina. Esta experiencia demuestra el potencial de la gamificación como herramienta eficaz para transformar la enseñanza y promover el aprendizaje significativo. El trabajo proporciona una aproximación general a la Enseñar la Física como una de las disciplinas fundamentales para comprender el mundo. También explicó la importancia de las prácticas experimentales en la enseñanza de la Física y la Importancia de los elementos de gamificación. La metodología adoptada fue una Carácter descriptivo cualitativo, basado en relatos de experiencia durante el Programa. Residencia Pedagógica en Física, en la Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Periodista José Itamar da Rocha Cândido (ECIT Cuité). En los resultados y la discusión, el resultados sobre el estudio en foco, que indican el interés de los estudiantes en las prácticas. Así, el trabajo ofrece importantes informes sobre la relevancia de la gamificación en el estudio de Físico. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta