dc.creator.ID |
PONTES, A. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2647151225786381 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FREITAS, Heron Neves de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FREITAS, H. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5999148176771819 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DANTAS, Joseclécio Dutra Dantas |
|
dc.contributor.referee1ID |
DANTAS, J. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
J. D. Dantas. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
DANTAS, J.D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9578968519982943 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MEDEIROS, Fábio Ferreira de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
DE MEDEIROS, F. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7268744971022470 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Na Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, o
ensino da Física ganhou uma nova abordagem por meio da implementação da gamificação,
sendo essa uma estratégia inovadora que utiliza elementos de jogos para motivar e engajar os
alunos para uma aprendizagem mais significativa. A gamificação no ensino da Física
proporcionou não apenas uma nova forma de abordar os conteúdos, como também estimular a
colaboração entre os alunos, o pensamento crítico e a resolução de problemas. Com essa
abordagem, os estudantes puderam vivenciar a Física de forma prática e divertida, ampliando
sua compreensão e despertando um interesse ainda maior pela disciplina. Essa experiência
demonstra o potencial da gamificação como uma ferramenta eficaz para transformar o ensino
e promover uma aprendizagem significativa. O trabalho traz uma abordagem geral sobre o
ensino da Física como uma das disciplinas fundamentais para compreensão do mundo.
Também explanou sobre a importância das práticas experimentais no ensino da Física e a
importância dos elementos de gamificação. A metodologia adotada foi uma abordagem
qualitativa de cunho descritivo, embasada no relato de experiência durante o Programa
Residência Pedagógica em Física, na Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Jornalista José
Itamar da Rocha Cândido (ECIT Cuité). Nos resultados e discussão, foram apresentados os
resultados sobre o estudo em foco, onde apontam o interesse dos estudantes sobre as práticas.
Assim, o trabalho oferece relatos importantes sobre a relevância da gamificação no estudo da
Física. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Física |
pt_BR |
dc.title |
Explorando a gamificação no ensino de Física: um relato de experiência na ECIT Jornalista José Itamar da Rocha Cândido. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-05-13 |
|
dc.description.abstract |
At the Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, the
teaching of Physics has gained a new approach through the implementation of gamification,
this being an innovative strategy that uses game elements to motivate and engage students for
more meaningful learning. Gamification in Physics teaching has provided not only a new way
to approach the content but also to stimulate collaboration among students, critical thinking,
and problem-solving. With this approach, students were able to experience Physics in a
practical and fun way, broadening their understanding and sparking even greater interest in
the subject. This experience demonstrates the potential of gamification as an effective tool to
transform teaching and promote meaningful learning. the work brings a general approach to
the teaching of physics as one of the fundamental disciplines for understanding the world. It
also explained the importance of experimental practices in Physics teaching and the
importance of gamification elements. The methodology adopted was a qualitative descriptive
approach, based on the experience report during the Pedagogical Residency Program in
Physics at the Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha
Cândido (ECIT Cuité). In the results and discussion, the study results were presented,
highlighting the students' interest in the practices. Thus, the work offers important reports into
the relevance of gamification in the study of Physics. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35932 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-06T11:29:20Z |
|
dc.date.available |
2024-06-06 |
|
dc.date.available |
2024-06-06T11:29:20Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Física |
pt_BR |
dc.subject |
Gamificação – ensino de física |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégia inovadora. |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido – Cuité – PB. |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Physics |
pt_BR |
dc.subject |
Gamification – teaching physics |
pt_BR |
dc.subject |
Strategy innovative |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Journalist José Itamar da Rocha Cândido – Cuité – PB |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de Física |
pt_BR |
dc.subject |
Gamificación – enseñanza de la física |
pt_BR |
dc.subject |
Estrategia innovador |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PONTES, Abraão Medeiros. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Exploring gamification in Physics teaching: an experience report at ECIT Journalist José Itamar da Rocha Cândido. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Explorando la gamificación en la enseñanza de la Física: un relato de experiencia en ECIT Periodista José Itamar da Rocha Cândido. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PONTES, Abraão Medeiros. Explorando a gamificação no ensino de Física: um relato de experiência
na ECIT Jornalista José Itamar da Rocha Cândido. 2024. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
En la Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Periodista José Itamar da Rocha Cândido, el
La enseñanza de la física adquirió un nuevo enfoque mediante la implementación de la gamificación,
Esta es una estrategia innovadora que utiliza elementos del juego para motivar e involucrar a los clientes.
estudiantes para un aprendizaje más significativo. Gamificación en la enseñanza de la Física
no sólo proporcionó una nueva forma de abordar el contenido, sino que también estimuló
colaboración entre estudiantes, pensamiento crítico y resolución de problemas. Con este
Con este enfoque, los estudiantes pudieron vivir la Física de una manera práctica y divertida, ampliando
comprender y despertar un interés aún mayor por la disciplina. Esta experiencia
demuestra el potencial de la gamificación como herramienta eficaz para transformar la enseñanza
y promover el aprendizaje significativo. El trabajo proporciona una aproximación general a la
Enseñar la Física como una de las disciplinas fundamentales para comprender el mundo.
También explicó la importancia de las prácticas experimentales en la enseñanza de la Física y la
Importancia de los elementos de gamificación. La metodología adoptada fue una
Carácter descriptivo cualitativo, basado en relatos de experiencia durante el Programa.
Residencia Pedagógica en Física, en la Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Periodista José
Itamar da Rocha Cândido (ECIT Cuité). En los resultados y la discusión, el
resultados sobre el estudio en foco, que indican el interés de los estudiantes en las prácticas.
Así, el trabajo ofrece importantes informes sobre la relevancia de la gamificación en el estudio de
Físico. |
pt_BR |