dc.creator.ID |
DANTAS, W. G. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1033626585484704 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUZA, Glageane da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
Souza, Glageane S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
MACEDO SILVA, A. D. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1ID |
SILVA, ALUSKA D. R. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3897860267687210 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, Diogo Cabral de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SOUSA, D. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7606053239079122 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BRITO, Leonardo Lira de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
BRITO, L. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3696932840476955 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho descreve uma experiência vivenciada durante o Programa de Residência
Pedagógica através do processo formativo Lesson Study (LS). O LS é um processo no qual
professores se encontram para colaborativamente planejar, executar e observar a aula, e
refletir sobre as estratégias aplicadas em sala de aulas e os planejamentos de aulas, visando
aprimorar o rendimento dos estudantes. Temos como objetivo principal analisar e refletir
sobre 2 aulas desenvolvidas na 2a série do Ensino Médio, verificando desde o planejamento da
aula de fração até as reflexões realizadas após a aula. Todas as atividades foram desenvolvidas
em uma turma da 2a Série do Ensino Médio, em duas aulas seguidas de nivelamento de
matemática. Este trabalho é de caráter qualitativo descritivo, visto que faz uma descrição de
uma experiência. Com a análise dos resultados obtidos se pode verificar que foi possível
alcançar os objetivos propostos e ainda concluir o plano de aula dentro das previsões
realizadas na fase de planejamento. Trabalhar a resolução de problemas associados à fração
foi muito vantajoso, pois foi possível notar durante a realização dos problemas o
entendimento dos alunos. Isso destaca a eficácia do método de ensino baseado na abordagem
de Resolução de Problemas, envolvendo os estudantes e promovendo a aprendizagem. O
Lesson Study facilitou a colaboração entre os residentes, aumentando a autoconfiança no
desenvolvimento profissional. Trabalhar com o Lesson Study proporcionou reflexões
enriquecedoras, destacando a importância do planejamento, que desempenhou um papel
crucial na execução da aula. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Planejamento e Avaliação Educacional |
pt_BR |
dc.title |
Estudo de fração dentro da resolução de problemas em um processo de Lesson Study: em aula de nivelamento. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-05-08 |
|
dc.description.abstract |
This work describes an experience during the Pedagogical Residency Program through the
Lesson Study (LS) training process. LS is a process in which teachers meet to collaboratively
plan, execute and observe the class, and reflect on the strategies applied in the classroom and
lesson plans, aiming to improve student performance. Our main objective is to analyze and
reflect on 2 classes developed in the 2nd year of high school, checking everything from the
planning of the fraction class to the reflections carried out after the class. All activities were
developed in a 2nd Grade High School class, in two classes followed by mathematics
leveling. This work is of a qualitative descriptive nature, as it describes an experience. By
analyzing the results obtained, it can be seen that it was possible to achieve the proposed
objectives and also complete the lesson plan within the predictions made in the planning
phase. Working on solving problems associated with fractions was very advantageous, as it
was possible to notice the students' understanding during the problem solving. This highlights
the effectiveness of the teaching method based on the Problem Solving approach, involving
students and promoting learning. Lesson Study facilitated collaboration among residents,
increasing self-confidence in professional development. Working with Lesson Study provided
enriching reflections, highlighting the importance of planning, which played a crucial role in
the execution of the class. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35933 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-06T11:45:12Z |
|
dc.date.available |
2024-06-06 |
|
dc.date.available |
2024-06-06T11:45:12Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Resolução de problemas |
pt_BR |
dc.subject |
Lesson Study |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática – sala de aula |
pt_BR |
dc.subject |
Fração |
pt_BR |
dc.subject |
Programa residência pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Problem solving |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics – classroom classroom |
pt_BR |
dc.subject |
Fraction |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical residency program |
pt_BR |
dc.subject |
Solución de problemas |
pt_BR |
dc.subject |
Estudio de la lección |
pt_BR |
dc.subject |
Matemáticas – aula |
pt_BR |
dc.subject |
Fracción |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DANTAS, Wênia Gabriela Souto. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Fraction Study Within Problem Solving In A Lesson Study Process: in leveling class. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Estudio de fracciones dentro de la resolución de problemas en un proceso. Estudio de lección: en clase de nivelación. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DANTAS, Wênia Gabriela Souto. Estudo de fração dentro da resolução de problemas em um processo de
Lesson Study: em aula de nivelamento. 2024. 31 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35933 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este trabajo describe una experiencia durante el Programa de Residencia.
Pedagógico a través del proceso de formación Lesson Study (LS). LS es un proceso en el que
Los maestros se reúnen para planificar, ejecutar y observar la clase en colaboración.
reflexionar sobre las estrategias aplicadas en el aula y la planificación de las lecciones, con el objetivo de
mejorar el rendimiento de los estudiantes. Nuestro principal objetivo es analizar y reflexionar
alrededor de 2 clases desarrolladas en el 2do año de secundaria, comprobándose a partir de la planificación del
clase de fracción a las reflexiones realizadas después de clase. Todas las actividades se desarrollaron
en una clase de 2º de Secundaria, en dos clases seguidas de nivelación
matemáticas. Este trabajo es de carácter descriptivo cualitativo, ya que proporciona una descripción de
una experiencia. Al analizar los resultados obtenidos se puede observar que fue posible
lograr los objetivos propuestos y aun así completar el plan de lección dentro de las previsiones
llevado a cabo en la fase de planificación. Trabajar en la resolución de problemas asociados con fracciones.
fue muy ventajoso, ya que fue posible notar durante la ejecución de los problemas la
comprensión de los estudiantes. Esto pone de relieve la eficacia del método de enseñanza basado en la
Resolución de problemas, involucrando a los estudiantes y promoviendo el aprendizaje. oh
Lesson Study facilitó la colaboración entre los residentes, aumentando la confianza en sí mismos
desarrollo profesional. Trabajar con Lesson Study proporcionó reflexiones
enriquecedor, resaltando la importancia de la planificación, que jugó un papel
crucial en la ejecución de la clase. |
pt_BR |