DSpace Repository

Estudo de fração dentro da resolução de problemas em um processo de Lesson Study: em aula de nivelamento.

Show simple item record

dc.creator.ID DANTAS, W. G. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1033626585484704 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.contributor.advisor1ID Souza, Glageane S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.
dc.contributor.advisor-co1ID MACEDO SILVA, A. D. R. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1ID SILVA, ALUSKA D. R. M. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/3897860267687210 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Diogo Cabral de.
dc.contributor.referee1ID SOUSA, D. C. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7606053239079122 pt_BR
dc.contributor.referee2 BRITO, Leonardo Lira de.
dc.contributor.referee2ID BRITO, L. L. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3696932840476955 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho descreve uma experiência vivenciada durante o Programa de Residência Pedagógica através do processo formativo Lesson Study (LS). O LS é um processo no qual professores se encontram para colaborativamente planejar, executar e observar a aula, e refletir sobre as estratégias aplicadas em sala de aulas e os planejamentos de aulas, visando aprimorar o rendimento dos estudantes. Temos como objetivo principal analisar e refletir sobre 2 aulas desenvolvidas na 2a série do Ensino Médio, verificando desde o planejamento da aula de fração até as reflexões realizadas após a aula. Todas as atividades foram desenvolvidas em uma turma da 2a Série do Ensino Médio, em duas aulas seguidas de nivelamento de matemática. Este trabalho é de caráter qualitativo descritivo, visto que faz uma descrição de uma experiência. Com a análise dos resultados obtidos se pode verificar que foi possível alcançar os objetivos propostos e ainda concluir o plano de aula dentro das previsões realizadas na fase de planejamento. Trabalhar a resolução de problemas associados à fração foi muito vantajoso, pois foi possível notar durante a realização dos problemas o entendimento dos alunos. Isso destaca a eficácia do método de ensino baseado na abordagem de Resolução de Problemas, envolvendo os estudantes e promovendo a aprendizagem. O Lesson Study facilitou a colaboração entre os residentes, aumentando a autoconfiança no desenvolvimento profissional. Trabalhar com o Lesson Study proporcionou reflexões enriquecedoras, destacando a importância do planejamento, que desempenhou um papel crucial na execução da aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Planejamento e Avaliação Educacional pt_BR
dc.title Estudo de fração dentro da resolução de problemas em um processo de Lesson Study: em aula de nivelamento. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-08
dc.description.abstract This work describes an experience during the Pedagogical Residency Program through the Lesson Study (LS) training process. LS is a process in which teachers meet to collaboratively plan, execute and observe the class, and reflect on the strategies applied in the classroom and lesson plans, aiming to improve student performance. Our main objective is to analyze and reflect on 2 classes developed in the 2nd year of high school, checking everything from the planning of the fraction class to the reflections carried out after the class. All activities were developed in a 2nd Grade High School class, in two classes followed by mathematics leveling. This work is of a qualitative descriptive nature, as it describes an experience. By analyzing the results obtained, it can be seen that it was possible to achieve the proposed objectives and also complete the lesson plan within the predictions made in the planning phase. Working on solving problems associated with fractions was very advantageous, as it was possible to notice the students' understanding during the problem solving. This highlights the effectiveness of the teaching method based on the Problem Solving approach, involving students and promoting learning. Lesson Study facilitated collaboration among residents, increasing self-confidence in professional development. Working with Lesson Study provided enriching reflections, highlighting the importance of planning, which played a crucial role in the execution of the class. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35933
dc.date.accessioned 2024-06-06T11:45:12Z
dc.date.available 2024-06-06
dc.date.available 2024-06-06T11:45:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Resolução de problemas pt_BR
dc.subject Lesson Study pt_BR
dc.subject Matemática – sala de aula pt_BR
dc.subject Fração pt_BR
dc.subject Programa residência pedagógica pt_BR
dc.subject Problem solving pt_BR
dc.subject Mathematics – classroom classroom pt_BR
dc.subject Fraction pt_BR
dc.subject Pedagogical residency program pt_BR
dc.subject Solución de problemas pt_BR
dc.subject Estudio de la lección pt_BR
dc.subject Matemáticas – aula pt_BR
dc.subject Fracción pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DANTAS, Wênia Gabriela Souto.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Fraction Study Within Problem Solving In A Lesson Study Process: in leveling class. pt_BR
dc.title.alternative Estudio de fracciones dentro de la resolución de problemas en un proceso. Estudio de lección: en clase de nivelación. pt_BR
dc.identifier.citation DANTAS, Wênia Gabriela Souto. Estudo de fração dentro da resolução de problemas em um processo de Lesson Study: em aula de nivelamento. 2024. 31 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35933 pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo describe una experiencia durante el Programa de Residencia. Pedagógico a través del proceso de formación Lesson Study (LS). LS es un proceso en el que Los maestros se reúnen para planificar, ejecutar y observar la clase en colaboración. reflexionar sobre las estrategias aplicadas en el aula y la planificación de las lecciones, con el objetivo de mejorar el rendimiento de los estudiantes. Nuestro principal objetivo es analizar y reflexionar alrededor de 2 clases desarrolladas en el 2do año de secundaria, comprobándose a partir de la planificación del clase de fracción a las reflexiones realizadas después de clase. Todas las actividades se desarrollaron en una clase de 2º de Secundaria, en dos clases seguidas de nivelación matemáticas. Este trabajo es de carácter descriptivo cualitativo, ya que proporciona una descripción de una experiencia. Al analizar los resultados obtenidos se puede observar que fue posible lograr los objetivos propuestos y aun así completar el plan de lección dentro de las previsiones llevado a cabo en la fase de planificación. Trabajar en la resolución de problemas asociados con fracciones. fue muy ventajoso, ya que fue posible notar durante la ejecución de los problemas la comprensión de los estudiantes. Esto pone de relieve la eficacia del método de enseñanza basado en la Resolución de problemas, involucrando a los estudiantes y promoviendo el aprendizaje. oh Lesson Study facilitó la colaboración entre los residentes, aumentando la confianza en sí mismos desarrollo profesional. Trabajar con Lesson Study proporcionó reflexiones enriquecedor, resaltando la importancia de la planificación, que jugó un papel crucial en la ejecución de la clase. pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account