dc.creator.ID |
SILVA, A. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2919710641366887 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Aluska Dias Ramos De Macedo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MACEDO, A. D. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
MACEDO SILVA, A. D. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
DE MACEDO, ALUSKA DIAS RAMOS. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3897860267687210 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUZA, Glageane da Silva. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SOUZA, Glageane da Silva. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
Souza, Glageane Da Silva. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
Souza, Glageane S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BRITO, Leonardo Lira de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
BRITO, L. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3696932840476955 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho descreve uma experiência vivenciada no Programa Residência Pedagógica em
processo de Lesson Study (LS). O LS é um processo formativo de desenvolvimento
profissional que envolve três etapas: o planejamento, a execução e a reflexão sobre aulas.
Nosso objetivo é analisar as possíveis contribuições para aprendizagem dos alunos a partir de
uma abordagem exploratória no ensino de distância entre um ponto e uma reta em processo de
Lesson Study. Este trabalho segue uma abordagem qualitativa descritiva. A experiência aqui
descrita foi aplicada em uma turma de 3a Série do Ensino Médio em uma escola pública
integral localizada na região do Curimataú, na Paraíba. Os resultados obtidos mostraram que o
plano de aula foi bem-sucedido e alcançamos os objetivos propostos. A aula se mostrou eficaz
e produtiva, tanto que os alunos conseguiram fazer o exercício proposto utilizando a fórmula
para calcular a distância de um ponto a uma reta. Podemos concluir que a abordagem
exploratória foi satisfatória ao possibilitar os estudantes desenvolverem habilidades de
resolução de problemas, promovendo a aprendizagem. O Lesson Study proporcionou a
colaboração entre os residentes e impulsionou o ganho de maturidade na prática profissional.
Além disso, trabalhar com Lesson Study, mostrou-se bastante enriquecedor, levando os
futuros professores a refletirem e aprimorarem o processo de ensino e de aprendizagem ao
mesmo tempo que se desenvolvem profissionalmente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Distância entre ponto e reta utilizando o processo formativo Lesson Study: uma experiência no contexto do programa de residência pedagógica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-05-10 |
|
dc.description.abstract |
This work describes an experience in the Pedagogical Residency Program in the Lesson Study
(LS) process. LS is a formative process of professional development that involves three
stages: planning, execution and reflection on classes. Our objective is to analyze contributions
to student learning based on an exploratory approach to teaching distance between a point and
a straight line in the Lesson Study process. This work follows a qualitative descriptive
approach. The experience described here was applied to a 3rd grade high school class in a
comprehensive public school located in the Curimataú region, in Paraíba. The results obtained
showed that the lesson plan was successful and we achieved the proposed objectives. The
class proved to be effective and productive, so much so that the students were able to carry
out the proposed exercise using the formula to calculate the distance from a point to a straight
line. We can conclude that the exploratory approach was satisfactory in enabling students to
develop problem-solving skills, promoting learning. The Lesson Study provided collaboration
between residents and boosted maturity in professional practice. Furthermore, working with
Lesson Study proved to be quite enriching, leading future teachers to reflect and improve the
teaching and learning process. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35934 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-06T13:19:53Z |
|
dc.date.available |
2024-06-06 |
|
dc.date.available |
2024-06-06T13:19:53Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Geometria |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino exploratório |
pt_BR |
dc.subject |
Lesson swtudy |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geometria. |
pt_BR |
dc.subject |
Geometry |
pt_BR |
dc.subject |
Exploratory teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Lesson study |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Geometry |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza exploratoria |
pt_BR |
dc.subject |
Estudio de la lección |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de Geometría |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Alandelon Montenegro da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Distance between point and line using the lesson study training process: an experience in the context of the pedagogical residency program. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Distancia entre punto y recta mediante el proceso formativo de la Lección Estudio: una experiencia en el contexto del programa de residencia pedagógica. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Alandelon Montenegro da. Distância entre ponto e reta utilizando o processo
formativo lesson study: uma experiência no contexto do programa de residência pedagógica.
2024. 30 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este trabajo describe una experiencia en el Programa de Residencia Pedagógica en
Proceso de estudio de lección (LS). LS es un proceso de desarrollo formativo
profesional que involucra tres etapas: planificación, ejecución y reflexión sobre las clases.
Nuestro objetivo es analizar las posibles contribuciones al aprendizaje de los estudiantes desde
un enfoque exploratorio para enseñar la distancia entre un punto y una línea recta en el proceso de
Estudio de la lección. Este trabajo sigue un enfoque descriptivo cualitativo. La experiencia aquí
descrito fue aplicado en una clase de 3er grado de secundaria en una escuela pública
integral ubicada en la región de Curimataú, en Paraíba. Los resultados obtenidos demostraron que el
El plan de lección fue exitoso y logramos los objetivos propuestos. La clase demostró ser efectiva.
y productivo, tanto es así que los estudiantes pudieron realizar el ejercicio propuesto utilizando la fórmula
para calcular la distancia desde un punto a una línea recta. Podemos concluir que el enfoque
El enfoque exploratorio fue satisfactorio al permitir a los estudiantes desarrollar
resolución de problemas, fomentando el aprendizaje. El estudio de la lección proporcionó la
colaboración entre residentes e impulsó la ganancia de madurez en el ejercicio profesional.
Además, trabajar con Lesson Study resultó bastante enriquecedor, lo que me llevó
futuros docentes para reflexionar y mejorar el proceso de enseñanza y aprendizaje
mientras te desarrollas profesionalmente. |
pt_BR |