DSpace/Manakin Repository

Distância entre ponto e reta utilizando o processo formativo Lesson Study: uma experiência no contexto do programa de residência pedagógica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, A. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2919710641366887 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Aluska Dias Ramos De Macedo.
dc.contributor.advisor1ID MACEDO, A. D. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID MACEDO SILVA, A. D. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID DE MACEDO, ALUSKA DIAS RAMOS. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3897860267687210 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.contributor.referee1ID SOUZA, Glageane da Silva. pt_BR
dc.contributor.referee1ID Souza, Glageane Da Silva. pt_BR
dc.contributor.referee1ID Souza, Glageane S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 pt_BR
dc.contributor.referee2 BRITO, Leonardo Lira de.
dc.contributor.referee2ID BRITO, L. L. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3696932840476955 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho descreve uma experiência vivenciada no Programa Residência Pedagógica em processo de Lesson Study (LS). O LS é um processo formativo de desenvolvimento profissional que envolve três etapas: o planejamento, a execução e a reflexão sobre aulas. Nosso objetivo é analisar as possíveis contribuições para aprendizagem dos alunos a partir de uma abordagem exploratória no ensino de distância entre um ponto e uma reta em processo de Lesson Study. Este trabalho segue uma abordagem qualitativa descritiva. A experiência aqui descrita foi aplicada em uma turma de 3a Série do Ensino Médio em uma escola pública integral localizada na região do Curimataú, na Paraíba. Os resultados obtidos mostraram que o plano de aula foi bem-sucedido e alcançamos os objetivos propostos. A aula se mostrou eficaz e produtiva, tanto que os alunos conseguiram fazer o exercício proposto utilizando a fórmula para calcular a distância de um ponto a uma reta. Podemos concluir que a abordagem exploratória foi satisfatória ao possibilitar os estudantes desenvolverem habilidades de resolução de problemas, promovendo a aprendizagem. O Lesson Study proporcionou a colaboração entre os residentes e impulsionou o ganho de maturidade na prática profissional. Além disso, trabalhar com Lesson Study, mostrou-se bastante enriquecedor, levando os futuros professores a refletirem e aprimorarem o processo de ensino e de aprendizagem ao mesmo tempo que se desenvolvem profissionalmente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title Distância entre ponto e reta utilizando o processo formativo Lesson Study: uma experiência no contexto do programa de residência pedagógica. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-10
dc.description.abstract This work describes an experience in the Pedagogical Residency Program in the Lesson Study (LS) process. LS is a formative process of professional development that involves three stages: planning, execution and reflection on classes. Our objective is to analyze contributions to student learning based on an exploratory approach to teaching distance between a point and a straight line in the Lesson Study process. This work follows a qualitative descriptive approach. The experience described here was applied to a 3rd grade high school class in a comprehensive public school located in the Curimataú region, in Paraíba. The results obtained showed that the lesson plan was successful and we achieved the proposed objectives. The class proved to be effective and productive, so much so that the students were able to carry out the proposed exercise using the formula to calculate the distance from a point to a straight line. We can conclude that the exploratory approach was satisfactory in enabling students to develop problem-solving skills, promoting learning. The Lesson Study provided collaboration between residents and boosted maturity in professional practice. Furthermore, working with Lesson Study proved to be quite enriching, leading future teachers to reflect and improve the teaching and learning process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35934
dc.date.accessioned 2024-06-06T13:19:53Z
dc.date.available 2024-06-06
dc.date.available 2024-06-06T13:19:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geometria pt_BR
dc.subject Ensino exploratório pt_BR
dc.subject Lesson swtudy pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Ensino de geometria. pt_BR
dc.subject Geometry pt_BR
dc.subject Exploratory teaching pt_BR
dc.subject Lesson study pt_BR
dc.subject Mathematics pt_BR
dc.subject Teaching Geometry pt_BR
dc.subject Enseñanza exploratoria pt_BR
dc.subject Estudio de la lección pt_BR
dc.subject Enseñanza de Geometría pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Alandelon Montenegro da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Distance between point and line using the lesson study training process: an experience in the context of the pedagogical residency program. pt_BR
dc.title.alternative Distancia entre punto y recta mediante el proceso formativo de la Lección Estudio: una experiencia en el contexto del programa de residencia pedagógica. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Alandelon Montenegro da. Distância entre ponto e reta utilizando o processo formativo lesson study: uma experiência no contexto do programa de residência pedagógica. 2024. 30 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo describe una experiencia en el Programa de Residencia Pedagógica en Proceso de estudio de lección (LS). LS es un proceso de desarrollo formativo profesional que involucra tres etapas: planificación, ejecución y reflexión sobre las clases. Nuestro objetivo es analizar las posibles contribuciones al aprendizaje de los estudiantes desde un enfoque exploratorio para enseñar la distancia entre un punto y una línea recta en el proceso de Estudio de la lección. Este trabajo sigue un enfoque descriptivo cualitativo. La experiencia aquí descrito fue aplicado en una clase de 3er grado de secundaria en una escuela pública integral ubicada en la región de Curimataú, en Paraíba. Los resultados obtenidos demostraron que el El plan de lección fue exitoso y logramos los objetivos propuestos. La clase demostró ser efectiva. y productivo, tanto es así que los estudiantes pudieron realizar el ejercicio propuesto utilizando la fórmula para calcular la distancia desde un punto a una línea recta. Podemos concluir que el enfoque El enfoque exploratorio fue satisfactorio al permitir a los estudiantes desarrollar resolución de problemas, fomentando el aprendizaje. El estudio de la lección proporcionó la colaboración entre residentes e impulsó la ganancia de madurez en el ejercicio profesional. Además, trabajar con Lesson Study resultó bastante enriquecedor, lo que me llevó futuros docentes para reflexionar y mejorar el proceso de enseñanza y aprendizaje mientras te desarrollas profesionalmente. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta