dc.creator.ID |
LOPES, V. M. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3412495192814320 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LUCENA NETO, Marciano Henrique de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LUCENA NETO, M. H. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4809804711785369 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
COSTA, Hígor Lins da. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
COSTA, H. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6127898770284786 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, José Carlos de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, C. J. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5834564006274352 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
No contexto educacional contemporâneo, a necessidade de incorporar práticas experimentais
no ensino de química é cada vez mais evidente, pois desempenham um papel crucial na
construção do conhecimento científico. Este trabalho propõe uma investigação sobre o
funcionamento do engenho Triunfo, na cidade de Areia, Paraíba, como ferramenta didática
para o ensino de química. Além de abordar questões históricas, geográficas, sociais, culturais
e econômicas, busca-se construir conhecimento através do estímulo à curiosidade,
criatividade e compreensão substancial relacionadas ao cotidiano dos alunos da rede básica de
ensino. O objetivo é despertar o interesse dos alunos pela disciplina de química, mostrando
sua relevância prática e contribuindo para uma aprendizagem significativa e contextualizada.
A metodologia utilizada foi dividida através de uma SDI (Sequência Didática Investigativa),
os seis momentos distintos, tais como: modo 1: introdução ao tema, modo 2: exploração
inicial dos processos produtivos, modo 3: apresentação das etapas de produção e
conhecimentos geográficos, modo 4: experiência prática em vídeo, modo 5: debate e
aprofundamento dos temas e modo 6: síntese de avaliação. Ao integrar a teoria e a prática, o
engenho Triunfo emerge como um recurso valioso para enriquecer o ensino de química e
estimular o interesse dos estudantes por esta disciplina tão importante. Ao concluir essa
experiência oferece uma base sólida para o desenvolvimento pessoal e para a realização de
contribuições relevantes em prol de uma sociedade mais ética, equitativa e sustentável. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química |
pt_BR |
dc.title |
A utilização de um engenho de cana de açúcar da Paraíba como ferramenta didática no ensino de química. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-05-10 |
|
dc.description.abstract |
In the contemporary educational context, the need to incorporate experimental practices in
chemistry teaching is increasingly evident, as they play a crucial role in the construction of
scientific knowledge. This work proposes an investigation into the functioning of the Triunfo
mill, in the city of Areia, Paraíba, as a teaching tool for teaching chemistry. In addition to
addressing historical, geographic, social, cultural and economic issues, the aim is to build
knowledge by stimulating curiosity, creativity and substantial understanding related to the
daily lives of students in basic education. The objective is to awaken students' interest in the
chemistry subject, showing its practical relevance and contributing to meaningful and
contextualized learning. The methodology used was divided through an SDI (Investigative
Didactic Sequence), the six distinct moments, such as: mode 1: introduction to the topic,
mode 2: initial exploration of production processes, mode 3: presentation of production stages
and geographic knowledge , mode 4: practical video experience, mode 5: debate and
deepening of themes and mode 6: evaluation synthesis. By integrating theory and practice, the
Triunfo ingenuity emerges as a valuable resource to enrich chemistry teaching and stimulate
students' interest in this important discipline. Upon completion, this experience offers a solid
foundation for personal development and for making relevant contributions towards a more
ethical, equitable and sustainable society. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35941 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-06T14:39:56Z |
|
dc.date.available |
2024-06-06 |
|
dc.date.available |
2024-06-06T14:39:56Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias inovadoras |
pt_BR |
dc.subject |
Sequência didática investigativa (SDI) |
pt_BR |
dc.subject |
Engenho |
pt_BR |
dc.subject |
Engenho Triunfo – Areia – Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Innovative methodologies |
pt_BR |
dc.subject |
Following teaching investigative (SDI) |
pt_BR |
dc.subject |
Ingenuity |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de química |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologías innovadoras |
pt_BR |
dc.subject |
Siguiendo la enseñanza investigativo (IDE) |
pt_BR |
dc.subject |
Ingenio |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LOPES, Vivian Maria Firmino. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of a sugar cane mill in Paraíba as teaching tool in chemistry teaching. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
El uso de un ingenio de caña de azúcar en Paraíba como herramienta didáctica en la enseñanza de la química. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LOPES, Vivian Maria Firmino. A utilização de um engenho de cana de açúcar da Paraíba como
ferramenta didática no ensino de química. 2024. 90 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35941 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
En el contexto educativo contemporáneo, la necesidad de incorporar prácticas experimentales
en la enseñanza de la química es cada vez más evidente, ya que juegan un papel crucial en
construcción del conocimiento científico. Este trabajo propone una investigación sobre la
operación del molino Triunfo, en la ciudad de Areia, Paraíba, como herramienta de enseñanza
para la enseñanza de la química. Además de abordar cuestiones históricas, geográficas, sociales, culturales
y económico, buscamos construir conocimiento estimulando la curiosidad,
Creatividad y comprensión sustancial relacionadas con la vida cotidiana de los estudiantes de educación básica.
enseñando. El objetivo es despertar el interés de los estudiantes por la materia de química, mostrando
su relevancia práctica y contribuir al aprendizaje significativo y contextualizado.
La metodología utilizada se dividió en una IDE (Secuencia Didáctica Investigativa),
los seis momentos distintos, tales como: modo 1: introducción al tema, modo 2: exploración
Fase inicial de los procesos productivos, modalidad 3: presentación de la producción y
conocimiento geográfico, modo 4: experiencia práctica en vídeo, modo 5: debate y
profundización de temas y modalidad 6: síntesis de evaluación. Al integrar teoría y práctica, el
El ingenio de Triunfo surge como un valioso recurso para enriquecer la enseñanza de la química y
estimular el interés de los estudiantes en este importante tema. Al completar este
La experiencia proporciona una base sólida para el desarrollo personal y el logro de
contribuciones relevantes hacia una sociedad más ética, equitativa y sostenible. |
pt_BR |