dc.creator.ID |
CANDIDO, C. E. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9551406543911582 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
VIEIRA, Alecxandro Alves. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
IEIRA, A. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
VIEIRA, ALECXANDRO ALVES. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1887165837865869 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LOPES, Anselmo Ribeiro. |
|
dc.contributor.referee1ID |
LOPES, A. R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4322372114854211 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Jorge Alves de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SOUSA, J. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
SOUSA, JORGE ALVES |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
;SOUSA, JORGE ALVES DE |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0226886239142027 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um indicador de
qualidade que avalia os cursos de graduação a partir dos resultados obtidos pelos estudantes
concluintes no Enade. Desta forma, para se compreender melhor a qualidade da formação
ofertada pelos cursos aos seus estudantes, se faz necessário uma maior compreensão a
respeito do referido conceito e de seus impactos na avaliação dos cursos. Neste trabalho,
objetivamos a realização de uma análise descritiva e comparativa a respeito do conceito
Enade/2021 dos 68 cursos de Licenciatura em Matemática das Instituições Federais de
Educação Superior (IFES) da região Nordeste do Brasil, avaliando o desempenho dos
referidos cursos, de forma geral e por estado, além de verificar a situação do curso de
Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus
Cuité-PB, em relação aos demais cursos de Licenciatura em Matemática das IFES da região
Nordeste e Paraíba. Para tanto, foi realizada uma pesquisa observacional de alcance
exploratório e descritivo, cujos dados foram obtidos no Portal do Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – Enade/2021. Os conceitos Enade
(Contínuo), ano 2021, dos referidos cursos, apresentou uma distribuição levemente
assimétrica, com média 2,070 e desvio padrão de 0,635. A maior nota, entre todos os cursos
analisados, foi de 4,026, conceito obtido por um curso da Universidade Federal da Bahia
(UFBA), considerado um dado discrepante em relação aos demais e a menor nota, foi de
0,831, obtida por um curso da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Além disso, apenas 25%
dos cursos obtiveram conceito Enade (contínuo) maior ou igual a 2,429. Quando a
comparação dos referidos cursos é feita por estado, observou-se que os cursos do estado da
Bahia obtiveram a média mais alta (2,454), e os do estado do Piauí obtiveram a média mais
baixa (1,662). Através da análise de variância foi possível concluir que as diferenças entre as
médias do conceito Enade contínuo dos estados da região Nordeste não são estatisticamente
significativas. Sobre a situação do curso de Licenciatura em Matemática da UFCG, campus
Cuité-PB, o referido curso apresentou no último Enade, ano 2021, o conceito Enade contínuo
de 2,241, o maior de sua série histórica, iniciada em 2011, ocupando assim, em 2021, a 26a
posição entre os 68 cursos de Licenciatura em Matemática de todas as IFES da região
Nordeste do Brasil, e a 5o posição entre os 8 cursos de Licenciatura em Matemática das IFES
existentes no estado da Paraíba. Todas as análises estatísticas foram realizadas através do
software Excel e do programa R versão 4.3.3. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Comparação dos cursos de licenciatura em matemática das IFES da região Nordeste do Brasil a partir do ENADE, utilizando análise de variância. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-05-14 |
|
dc.description.abstract |
The concept of the National Student Performance Exam (Enade) is a quality indicator that
evaluates undergraduate courses based on the results obtained by students completing Enade.
Therefore, to better understand the quality of the training offered by the courses to their
students, a greater understanding of the aforementioned concept and its impacts on the
evaluation of the courses is necessary. In this work, we aim to carry out a descriptive and
comparative analysis regarding the Enade/2021 concept of the 68 Mathematics Degree
courses at Federal Institutions of Higher Education (IFES) in the Northeast region of Brazil,
evaluating the performance of these courses, in a general and by state, in addition to checking
the situation of the Mathematics Degree course at the Federal University of Campina Grande
(UFCG), Cuité-PB campus, in relation to the other Mathematics Degree courses at IFES in
the Northeast and Paraíba regions. To this end, an observational research of exploratory and
descriptive scope was carried out, whose data were obtained from the Portal of the National
Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep) – Enade/2021. The
Enade (Continuous) concepts, year 2021, of the aforementioned courses, presented a slightly
asymmetrical distribution, with a mean of 2.070 and a standard deviation of 0.635. The
highest grade, among all the courses analyzed, was 4.026, a concept obtained by a course at
the Federal University of Bahia (UFBA), considered a discrepant data in relation to the others
and the lowest grade, was 0.831, obtained for a course at the Federal University of Piauí
(UFPI). Furthermore, only 25% of the courses obtained an Enade (continuous) concept
greater than or equal to 2.429. When the comparison of the aforementioned courses is made
by state, it was observed that the courses in the state of Bahia obtained the highest average
(2.454), and those in the state of Piauí obtained the lowest average (1.662). Through analysis
of variance, it was possible to conclude that the differences between the means of the
continuous Enade concept of the states in the Northeast region are not statistically significant.
Regarding the situation of the Degree in Mathematics course at UFCG, Cuité-PB campus, the
aforementioned course presented in the last Enade, year 2021, the continuous Enade concept
of 2.241, the highest in its historical series, started in 2011, thus occupying , in 2021, the 26th
position among the 68 Degree courses in Mathematics of all IFES in the Northeast region of
Brazil, and the 5th position among the 8 Degree courses in Mathematics of the IFES existing
in the state of Paraíba. All statistical analyzes were performed using Excel software and R
version 4.3.3. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35944 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-06T18:50:42Z |
|
dc.date.available |
2024-06-06 |
|
dc.date.available |
2024-06-06T18:50:42Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Conceito ENADE |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de variância |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciatura em matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - ENADE |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
ENADE concept |
pt_BR |
dc.subject |
Analysis of variance |
pt_BR |
dc.subject |
Degree in mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics - ENADE |
pt_BR |
dc.subject |
Concepto ENADE |
pt_BR |
dc.subject |
Análisis de varianza |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciatura en matemáticas |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CANDIDO, Carlos Eduardo Albuquerque. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Comparison of undergraduate mathematics courses at IFES in the Northeast region of Brazil based on ENADE, using variance analysis. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Comparación de cursos de pregrado en matemáticas del IFES en la región Nordeste de Brasil con base en ENADE, mediante análisis de varianza. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CANDIDO, Carlos Eduardo Albuquerque. Comparação dos cursos de Licenciatura em Matemática das IFES da
Região Nordeste do Brasil a partir do ENADE, utilizando análise de variância. 2024. 43 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El concepto de Examen Nacional de Desempeño Estudiantil (Enade) es un indicador de
Calidad que evalúa los cursos de pregrado en función de los resultados obtenidos por los estudiantes.
graduarse del Enade. De esta manera, para comprender mejor la calidad de la formación.
que ofrecen los cursos a sus estudiantes, una mayor comprensión de la
respeto por el concepto antes mencionado y sus impactos en la evaluación del curso. En este trabajo,
pretendemos realizar un análisis descriptivo y comparativo respecto del concepto
Enade/2021 de las 68 carreras de Licenciatura en Matemáticas en Instituciones Federales de
Educación Superior (IFES) en la región Nordeste de Brasil, evaluando el desempeño de
cursos referidos, en general y por entidad federativa, además de verificar el estado de los
Licenciatura en Matemáticas por la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG), campus
Cuité-PB, en relación con otras carreras de Licenciatura en Matemáticas de IFES en la región
Noreste y Paraíba. Para ello se realizó una encuesta observacional
exploratorio y descriptivo, cuyos datos fueron obtenidos del Instituto Nacional de
Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (Inep) – Enade/2021. Enade conceptos
(Continuo), el año 2021, de los cursos mencionados, presentó una ligera
asimétrica, con media de 2,070 y desviación estándar de 0,635. La calificación más alta entre todos los cursos.
analizado, fue 4.026, concepto obtenido en un curso de la Universidad Federal de Bahía
(UFBA), considerado un dato discrepante con relación a los demás y el puntaje más bajo, fue
0,831, obtenido a través de un curso en la Universidad Federal de Piauí (UFPI). Además, sólo el 25%
de los cursos obtuvieron un concepto Enade (continuo) mayor o igual a 2,429. Cuando a
La comparación de los cursos antes mencionados se realiza por entidad federativa, se observó que los cursos en el estado de
Bahía obtuvo el promedio más alto (2.454), y los del estado de Piauí obtuvieron el promedio más alto
bajo (1,662). A través del análisis de varianza se pudo concluir que las diferencias entre los
promedios del concepto Enade continuo de los estados de la región Nordeste no son estadísticamente
significativo. Sobre la situación de la carrera de Licenciatura en Matemáticas en la UFCG, campus
Cuité-PB, el citado curso presentado en el último Enade, en 2021, el concepto Enade continuo
de 2.241, la más alta de su serie histórica, iniciada en 2011, ocupando así, en 2021, el puesto 26
posición entre las 68 carreras de Licenciatura en Matemáticas de todo IFES en la región
Noreste de Brasil y 5ª posición entre las 8 carreras de Licenciatura en Matemáticas de IFES
existente en el estado de Paraíba. Todos los análisis estadísticos se realizaron utilizando el
Software Excel y programa R versión 4.3.3. |
pt_BR |