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Letramento Estatístico para empoderar a convivência com o Semiárido.

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dc.description.resumo Um cenário de disputa política se constituiu a partir de dois paradigmas, o de Combate à Seca e o da Convivência com o Semiárido, gerando diferentes narrativas que tomam como base conhecimentos estatísticos para validação ou refutação. O Paradigma de Combate à Seca se mostrou corrupto e ineficaz em suas ações, colocando o Semiárido Brasileiro em um contexto de descaso, com ausência de políticas públicas. O Paradigma da Convivência com o Semiárido, ao contrário, busca resgatar o respeito às diversidades culturais dos vários povos e territórios existentes, a sustentabilidade dos recursos hídricos, relação com a natureza e práticas agroecológicas, tecnologias de convivência e soberania alimentar. Esse contexto intenso de disputa exige o desenvolvimento de habilidades que possibilitem uma nova forma de vivenciar o mundo atual, de maneira consciente frente ao que ocorre, com postura crítica e relexiva. Um elemento importante com potencial de desenvolver posturas críticas e empoderamento é o letramento estatístico, que está relacionado às atitudes diante das inúmeras informações estatísticas que nos cercam cotidianamente e como lidamos criticamente com gráicos, tabelas e outros elementos estatísticos. Nesse sentido, o objetivo deste capítulo é trazer uma problematização que indique um possível caminho teórico-metodológico que possa relacionar um processo de formação continuada com base no letramento estatístico e contextualizado com os pressupostos do Paradigma da Convivência com o Semiárido. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Letramento Estatístico para empoderar a convivência com o Semiárido. pt_BR
dc.date.issued 2021
dc.description.abstract A scenario of political dispute was formed from two paradigms, one that ights against drought and one that coexists with the semiarid region, generating diferent narratives based on statistical knowledge to be validated or rejected. The paradigm of combating drought proved corrupt and inefective, placing the Brazilian Semiarid in a context of neglect, with the absence of public policies. The paradigm of coexistence with the semiarid, on the contrary, seeks to rescue respect for the cultural diversities of the various existing peoples and territories, the sustainability of water resources, the relationship with nature and agroecological practices, coexistence technologies, and food sovereignty. This intense context of dispute requires the development of skills that enable a new way of experiencing the current world consciously in the face of what occurs with a critical and relective posture. An important element with the potential to develop critical attitudes and empowerment is statistical literacy, which is related to attitudes towards statistical information that we surround daily and how we deal critically with graphs, tables, and other statistical elements. In this sense, the objective of this chapter is to bring a problematization that indicates a theoretical-methodological path that can relate a process of continuing education based on statistical literacy and contextualized with the assumptions of the paradigm of coexistence with the semiarid region. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35954
dc.date.accessioned 2024-06-07T14:04:32Z
dc.date.available 2024-06-07
dc.date.available 2024-06-07T14:04:32Z
dc.type Capítulo de Livro pt_BR
dc.subject Letramento estatístico pt_BR
dc.subject Estatística - estudo e ensino pt_BR
dc.subject Convivência com o semiárido pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.subject Educação Estatística pt_BR
dc.subject Formação de professores - Matemática pt_BR
dc.subject Professores de Matemática pt_BR
dc.subject Statistical literacy pt_BR
dc.subject Statistics - study and teaching pt_BR
dc.subject Coexistence with the semi-arid pt_BR
dc.subject Mathematics Education pt_BR
dc.subject Statistical Education pt_BR
dc.subject Teacher training - Mathematics pt_BR
dc.subject Mathematics Teachers pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.creator MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Statistical literacy to empower coexistence with the semiarid. pt_BR
dc.identifier.citation CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira. Letramento Estatístico para empoderar a convivência com o Semiárido. In: FRANÇOIS, Carlos Monteiro e Karen. (Org.). Temas Emergentes em Letramento Estatístico. 1. ed. v. 1, Recife: Editora Universitária da UFPE, 2021, p. 228-248. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35954 pt_BR


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    Esta coleção, destina-se à publicação de capítulos de livros em separado, produzidos por membros da comunidade acadêmica do CDSA UFCG

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