dc.description.resumo |
Um cenário de disputa política se constituiu
a partir de dois paradigmas, o de Combate
à Seca e o da Convivência com o Semiárido,
gerando diferentes narrativas que tomam
como base conhecimentos estatísticos para
validação ou refutação. O Paradigma de Combate à Seca se mostrou corrupto e ineficaz em suas ações, colocando o Semiárido
Brasileiro em um contexto de descaso, com
ausência de políticas públicas. O Paradigma
da Convivência com o Semiárido, ao contrário, busca resgatar o respeito às diversidades culturais dos vários povos e territórios
existentes, a sustentabilidade dos recursos
hídricos, relação com a natureza e práticas agroecológicas, tecnologias de convivência e
soberania alimentar. Esse contexto intenso
de disputa exige o desenvolvimento de habilidades que possibilitem uma nova forma de
vivenciar o mundo atual, de maneira consciente frente ao que ocorre, com postura
crítica e relexiva. Um elemento importante
com potencial de desenvolver posturas críticas e empoderamento é o letramento estatístico, que está relacionado às atitudes diante
das inúmeras informações estatísticas que
nos cercam cotidianamente e como lidamos
criticamente com gráicos, tabelas e outros
elementos estatísticos. Nesse sentido, o objetivo deste capítulo é trazer uma problematização que indique um possível caminho
teórico-metodológico que possa relacionar
um processo de formação continuada com
base no letramento estatístico e contextualizado com os pressupostos do Paradigma da
Convivência com o Semiárido. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Letramento Estatístico para empoderar a convivência com o Semiárido. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
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dc.description.abstract |
A scenario of political dispute was formed
from two paradigms, one that ights against drought and one that coexists with the semiarid region, generating diferent narratives
based on statistical knowledge to be validated or rejected. The paradigm of combating drought proved corrupt and inefective,
placing the Brazilian Semiarid in a context
of neglect, with the absence of public policies. The paradigm of coexistence with the
semiarid, on the contrary, seeks to rescue
respect for the cultural diversities of the
various existing peoples and territories, the
sustainability of water resources, the relationship with nature and agroecological
practices, coexistence technologies, and
food sovereignty. This intense context of dispute requires the development of skills that
enable a new way of experiencing the current world consciously in the face of what
occurs with a critical and relective posture.
An important element with the potential to
develop critical attitudes and empowerment
is statistical literacy, which is related to attitudes towards statistical information that
we surround daily and how we deal critically with graphs, tables, and other statistical elements. In this sense, the objective of
this chapter is to bring a problematization
that indicates a theoretical-methodological
path that can relate a process of continuing education based on statistical literacy and contextualized with the assumptions of
the paradigm of coexistence with the semiarid region. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35954 |
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dc.date.accessioned |
2024-06-07T14:04:32Z |
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dc.date.available |
2024-06-07 |
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dc.date.available |
2024-06-07T14:04:32Z |
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dc.type |
Capítulo de Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento estatístico |
pt_BR |
dc.subject |
Estatística - estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Convivência com o semiárido |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Estatística |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores - Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Statistical literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Statistics - study and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Coexistence with the semi-arid |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics Education |
pt_BR |
dc.subject |
Statistical Education |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - Mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics Teachers |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. |
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dc.creator |
MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Statistical literacy to empower coexistence with the semiarid. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira. Letramento Estatístico para empoderar a convivência com o Semiárido. In: FRANÇOIS, Carlos Monteiro e Karen. (Org.). Temas Emergentes em Letramento Estatístico. 1. ed. v. 1, Recife: Editora Universitária da UFPE, 2021, p. 228-248. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35954 |
pt_BR |