DSpace/Manakin Repository

O letramento estatístico em contextos sócio-político-culturais: contribuições a partir da trajetória do Gpemce.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Neste capítulo apresentamos aspectos dos caminhos teórico-metodológicos que o Grupo de Pesquisa em Educação Matemática nos Contextos da Educação do Campo (Gpemce) percorre desde a sua fundação em 2008. O Gpemce é vinculado a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (Edumatec), possui membros de seis estados brasileiros e algumas parcerias internacionais. Desenvolve pesquisas que abordam o ensino e a aprendizagem da Estatística em diferentes níveis, bem como os processos de formação de docentes, nos contextos da Educação do Campo, Educação Quilombola e a Educação Escolar Indígena. Nos seus estudos, o Gpemce investiga sobre aspectos sociais, políticos e culturais como elementos fundamentais na mobilização de processos de Letramento Estatístico. Para exemplificar, apresentamos aspectos de três pesquisas de doutoramento, as quais elucidam como esse grupo se coloca frente as questões emergentes da sociedade, explicitando como a Educação Estatística e o Letramento Estatístico podem contribuir para construção e consolidação de caminhos para a justiça social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O letramento estatístico em contextos sócio-político-culturais: contribuições a partir da trajetória do Gpemce. pt_BR
dc.date.issued 2024
dc.description.abstract In this chapter we present aspects of the theoretical-methodological paths that the Research Group on Mathematics Education in the Contexts of Field Education (Gpemce) has followed since its foundation in 2008. Gpemce is linked to the Federal University of Pernambuco (UFPE) together with the Postgraduate in Mathematics and Technological Education (Edumatec), has members from six Brazilian states and some international partnerships. It develops research that addresses the teaching and learning of Statistics at different levels, as well as teacher education processes, in the contexts of Field Education, Quilombola Education and Indigenous School Education. In its studies, Gpemce investigates social, political and cultural aspects as fundamental elements in mobilizing Statistical Literacy processes. To illustrate, we present aspects of three doctoral studies, which elucidate how this group faces emerging issues in society, explaining how Statistics Education and Statistical Literacy can contribute to the construction and consolidation of paths to social justice. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35955
dc.date.accessioned 2024-06-07T14:10:58Z
dc.date.available 2024-06-07
dc.date.available 2024-06-07T14:10:58Z
dc.type Capítulo de Livro pt_BR
dc.subject Letramento estatístico pt_BR
dc.subject Educação Estatística pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.subject Pesquisa em Educação Estatística pt_BR
dc.subject Formação docente crítica pt_BR
dc.subject Grupo de Pesquisa em Educação Matemática nos Contextos da Educação do Campo - Gpemce UFPE pt_BR
dc.subject Statistical literacy pt_BR
dc.subject Statistical Education pt_BR
dc.subject Mathematics Education pt_BR
dc.subject Research in Statistical Education pt_BR
dc.subject Critical teacher training pt_BR
dc.subject Research Group on Mathematics Education in the Contexts of Rural Education - Gpemce UFPE pt_BR
dc.subject Alfabetización estadística pt_BR
dc.subject Educación estadística pt_BR
dc.subject Educación Matemática pt_BR
dc.subject Investigación en Educación Estadística pt_BR
dc.subject Formación docente crítica pt_BR
dc.subject Grupo de Investigación en Educación Matemática en Contextos de Educación Rural - Gpemce UFPE pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.creator BARROS, Anderson Henrique Costa.
dc.creator TEIXEIRA, Maria Joseane Santos.
dc.creator MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira.
dc.creator CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Statistical literacy in socio-political-cultural contexts: contributions from the Gpemce trajectory. pt_BR
dc.title.alternative Alfabetización estadística en contextos sociopolíticos-culturales: aportes desde la trayectoria del Gpemce. pt_BR
dc.identifier.citation CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; BARROS, Anderson Henrique Costa; TEIXEIRA, Maria Joseane Santos; MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira; CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de. O letramento estatístico em contextos sócio-político-culturais: contribuições a partir da trajetória do Gpemce. In: GIORDANO, Cassio Cristiano; KISTEMANN JUNIOR, Marco Aurélio. (Org.). panorama da produção acadêmica dos grupos de pesquisa em educação estatística vinculados ao GT12-SBEM. 1. ed. São Paulo: Editora Akademy, 2024, v. 1, p. 10-25. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35955 pt_BR
dc.description.resumen En este capítulo presentamos aspectos de los caminos teórico-metodológicos que el Grupo de Investigación en Educación Matemática en Contextos de Educación del Campo (Gpemce) ha seguido desde su fundación en 2008. El Gpemce está vinculado a la Universidad Federal de Pernambuco (UFPE) junto con el Postgrado en Matemática y Educación Tecnológica (Edumatec), cuenta con miembros de seis estados brasileños y algunos convenios internacionales. Desarrolla investigaciones que abordan la enseñanza y el aprendizaje de la Estadística en diferentes niveles, así como los procesos de formación docente, en los contextos de la Educación del Campo, la Educación Quilombola y la Educación Escolar Indígena. En sus estudios, Gpemce investiga aspectos sociales, políticos y culturales como elementos fundamentales en la movilización de procesos de Alfabetización Estadística. A modo de ilustración, presentamos aspectos de tres estudios de doctorado, que dilucidan cómo este grupo enfrenta problemáticas emergentes en la sociedad, explicando cómo la Educación Estadística y la Alfabetización Estadística pueden contribuir a la construcción y consolidación de caminos hacia la justicia social. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Capítulos de Livros - CDSA
    Esta coleção, destina-se à publicação de capítulos de livros em separado, produzidos por membros da comunidade acadêmica do CDSA UFCG

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta