dc.description.resumo |
Neste capítulo apresentamos aspectos dos caminhos teórico-metodológicos que o Grupo de Pesquisa em
Educação Matemática nos Contextos da Educação do Campo (Gpemce) percorre desde a sua fundação
em 2008. O Gpemce é vinculado a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) junto ao Programa de
Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (Edumatec), possui membros de seis estados
brasileiros e algumas parcerias internacionais. Desenvolve pesquisas que abordam o ensino e a
aprendizagem da Estatística em diferentes níveis, bem como os processos de formação de docentes, nos
contextos da Educação do Campo, Educação Quilombola e a Educação Escolar Indígena. Nos seus
estudos, o Gpemce investiga sobre aspectos sociais, políticos e culturais como elementos fundamentais
na mobilização de processos de Letramento Estatístico. Para exemplificar, apresentamos aspectos de
três pesquisas de doutoramento, as quais elucidam como esse grupo se coloca frente as questões
emergentes da sociedade, explicitando como a Educação Estatística e o Letramento Estatístico podem
contribuir para construção e consolidação de caminhos para a justiça social. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O letramento estatístico em contextos sócio-político-culturais: contribuições a partir da trajetória do Gpemce. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024 |
|
dc.description.abstract |
In this chapter we present aspects of the theoretical-methodological paths that the Research Group on
Mathematics Education in the Contexts of Field Education (Gpemce) has followed since its foundation
in 2008. Gpemce is linked to the Federal University of Pernambuco (UFPE) together with the
Postgraduate in Mathematics and Technological Education (Edumatec), has members from six Brazilian
states and some international partnerships. It develops research that addresses the teaching and learning
of Statistics at different levels, as well as teacher education processes, in the contexts of Field Education,
Quilombola Education and Indigenous School Education. In its studies, Gpemce investigates social,
political and cultural aspects as fundamental elements in mobilizing Statistical Literacy processes. To
illustrate, we present aspects of three doctoral studies, which elucidate how this group faces emerging
issues in society, explaining how Statistics Education and Statistical Literacy can contribute to the
construction and consolidation of paths to social justice. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35955 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-07T14:10:58Z |
|
dc.date.available |
2024-06-07 |
|
dc.date.available |
2024-06-07T14:10:58Z |
|
dc.type |
Capítulo de Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento estatístico |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Estatística |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa em Educação Estatística |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente crítica |
pt_BR |
dc.subject |
Grupo de Pesquisa em Educação Matemática nos Contextos da Educação do Campo - Gpemce UFPE |
pt_BR |
dc.subject |
Statistical literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Statistical Education |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics Education |
pt_BR |
dc.subject |
Research in Statistical Education |
pt_BR |
dc.subject |
Critical teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Research Group on Mathematics Education in the Contexts of Rural Education - Gpemce UFPE |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetización estadística |
pt_BR |
dc.subject |
Educación estadística |
pt_BR |
dc.subject |
Educación Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Investigación en Educación Estadística |
pt_BR |
dc.subject |
Formación docente crítica |
pt_BR |
dc.subject |
Grupo de Investigación en Educación Matemática en Contextos de Educación Rural - Gpemce UFPE |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. |
|
dc.creator |
BARROS, Anderson Henrique Costa. |
|
dc.creator |
TEIXEIRA, Maria Joseane Santos. |
|
dc.creator |
MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira. |
|
dc.creator |
CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Statistical literacy in socio-political-cultural contexts: contributions from the Gpemce trajectory. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Alfabetización estadística en contextos sociopolíticos-culturales: aportes desde la trayectoria del Gpemce. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; BARROS, Anderson Henrique Costa; TEIXEIRA, Maria Joseane Santos; MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira; CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de. O letramento estatístico em contextos sócio-político-culturais: contribuições a partir da trajetória do Gpemce. In: GIORDANO, Cassio Cristiano; KISTEMANN JUNIOR, Marco Aurélio. (Org.). panorama da produção acadêmica dos grupos de pesquisa em educação estatística vinculados ao GT12-SBEM. 1. ed. São Paulo: Editora Akademy, 2024, v. 1, p. 10-25. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35955 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
En este capítulo presentamos aspectos de los caminos teórico-metodológicos que el Grupo de
Investigación en Educación Matemática en Contextos de Educación del Campo (Gpemce) ha seguido
desde su fundación en 2008. El Gpemce está vinculado a la Universidad Federal de Pernambuco (UFPE)
junto con el Postgrado en Matemática y Educación Tecnológica (Edumatec), cuenta con miembros de
seis estados brasileños y algunos convenios internacionales. Desarrolla investigaciones que abordan la
enseñanza y el aprendizaje de la Estadística en diferentes niveles, así como los procesos de formación
docente, en los contextos de la Educación del Campo, la Educación Quilombola y la Educación Escolar
Indígena. En sus estudios, Gpemce investiga aspectos sociales, políticos y culturales como elementos
fundamentales en la movilización de procesos de Alfabetización Estadística. A modo de ilustración,
presentamos aspectos de tres estudios de doctorado, que dilucidan cómo este grupo enfrenta
problemáticas emergentes en la sociedad, explicando cómo la Educación Estadística y la Alfabetización
Estadística pueden contribuir a la construcción y consolidación de caminos hacia la justicia social. |
pt_BR |