dc.contributor.advisor1 |
SOUZA, Glageane da Silva. |
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dc.contributor.advisor1ID |
Souza, Glageane S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Jussiê Ubaldo da. |
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dc.contributor.referee1ID |
SILVA, J. U. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3028612736218078 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Vanessa Lays Oliveira dos. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, V. L. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3743479382957575 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente artigo, apresenta um relato de experiência vivenciado em um Estágio remunerado,
através de um projeto, que visa a melhoria da aprendizagem matemática por meio do lúdico,
desenvolvido na disciplina Eletiva, componente da base diversificada do Novo Ensino Médio.
Nosso objetivo é perceber como se desenvolve uma educação prazerosa por meio de jogos,
demonstrando a importância da inserção do lúdico na construção do processo de aprendizagem,
como um modelo prático de vivência e de uma pedagogia escolar transformadora. A experiência
a ser relatada foi desenvolvida em uma turma mista do Ensino Médio de uma escola pública
integre, da rede estadual de ensino, localizada no município de Picuí na região do Curimataú
Paraibano. Os resultados apresentados revelam que houve uma melhoria no processo de
aprendizagem com a inserção do lúdico na apresentação de determinados conteúdos
matemáticos. A aplicação do método mostrou-se eficaz, tanto na melhoria da concentração e
participação dos estudantes, quanto na compreensão dos pontos atrelados aos jogos. O
desenvolvimento desta disciplina trouxe a sua própria sequência didática baseada nos Objetivos
de desenvolvimento sustentável (ODs), identificando as causas, consequências e possíveis
soluções para cada problematização, associando estes contextos ao conteúdo da BNCC,
principalmente da Matemática, e do cotidiano dos estudantes e proporcionou uma interação
entre estudantes e professores, gosto pelas aulas e interdisciplinaridade. Componentes
essenciais para uma aprendizagem efetiva. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Tô nem ai! Eu quero é brincar: uma jornada de aprendizagem por meio do lúdico. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-05-16 |
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dc.description.abstract |
This article presents an experience report during a paid Internship, through a project, which
aims to improve mathematical learning through play, developed in the Elective discipline, a
component of the diversified base of the New High School. Our objective is to understand how
a pleasurable education is developed through games, demonstrating the importance of including
play in the construction of the learning process, as a practical model of experience and a
transformative school pedagogy. The experience to be reported was developed in a mixed high
school class at an integrated public school, part of the state education network, located in the
municipality of Picuí in the Curimataú Paraibano region. The results presented reveal that there
was an improvement in the learning process with the inclusion of play in the presentation of
certain mathematical content. The application of the method proved to be effective, both in
improving students' concentration and participation, and in understanding the points linked to
the games. The development of this discipline brought its own didactic sequence based on the
Sustainable Development Goals (SDs), identifying the causes, consequences and possible
solutions for each problematization, associating these contexts with the content of the BNCC,
mainly Mathematics, and the students' daily lives and It provided interaction between students
and teachers, enjoyment of classes and interdisciplinarity. Essential components for effective
learning. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35964 |
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dc.date.accessioned |
2024-06-10T12:05:50Z |
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dc.date.available |
2024-06-10 |
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dc.date.available |
2024-06-10T12:05:50Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Lúdico |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Ludic |
pt_BR |
dc.subject |
Math learning |
pt_BR |
dc.subject |
Development |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching of math |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizaje de matemáticas |
pt_BR |
dc.subject |
Desarrollo |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñando de matematicas |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Valda Lúcia Neves de Morais. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
I do not care! I want to play: A journey of learning through play. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
No me importa! Quiero jugar: un viaje de aprendizaje a través de lo lúdico. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Valda Lúcia Neves de Morais. Tô nem ai! Eu quero é brincar: uma jornada de aprendizagem por meio
do lúdico. 2024. 26 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este artículo presenta un relato de experiencia durante una pasantía remunerada,
a través de un proyecto, que pretende mejorar el aprendizaje matemático a través del juego,
desarrollado en la disciplina Electiva, componente de la base diversificada de la Nueva Escuela Secundaria.
Nuestro objetivo es comprender cómo se desarrolla la educación placentera a través del juego,
demostrando la importancia de insertar el juego en la construcción del proceso de aprendizaje,
como modelo práctico de experiencia y pedagogía escolar transformadora. Experiencia
a reportar se desarrolló en una clase de secundaria mixta de un colegio público
integrado, de la red educativa estatal, ubicado en el municipio de Picuí en la región de Curimataú
Paraíba. Los resultados presentados revelan que hubo una mejora en el proceso de
aprendizaje con la inclusión del juego en la presentación de determinados contenidos
matemáticos. La aplicación del método resultó eficaz, tanto para mejorar la concentración como
participación de los estudiantes, así como la comprensión de los puntos vinculados a los juegos. oh
El desarrollo de esta disciplina trajo su propia secuencia didáctica basada en los Objetivos
del desarrollo sostenible (OD), identificando las causas, consecuencias y posibles
soluciones para cada problematización, asociando estos contextos al contenido del BNCC,
principalmente Matemáticas, y la vida diaria de los estudiantes y proporcionó una interacción
entre alumnos y profesores, me gustan las clases y la interdisciplinariedad. Componentes
esencial para un aprendizaje efectivo. |
pt_BR |