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Tô nem ai! Eu quero é brincar: uma jornada de aprendizagem por meio do lúdico.

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dc.contributor.advisor1 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.contributor.advisor1ID Souza, Glageane S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Jussiê Ubaldo da.
dc.contributor.referee1ID SILVA, J. U. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3028612736218078 pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, Vanessa Lays Oliveira dos.
dc.contributor.referee2ID SANTOS, V. L. O. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3743479382957575 pt_BR
dc.description.resumo O presente artigo, apresenta um relato de experiência vivenciado em um Estágio remunerado, através de um projeto, que visa a melhoria da aprendizagem matemática por meio do lúdico, desenvolvido na disciplina Eletiva, componente da base diversificada do Novo Ensino Médio. Nosso objetivo é perceber como se desenvolve uma educação prazerosa por meio de jogos, demonstrando a importância da inserção do lúdico na construção do processo de aprendizagem, como um modelo prático de vivência e de uma pedagogia escolar transformadora. A experiência a ser relatada foi desenvolvida em uma turma mista do Ensino Médio de uma escola pública integre, da rede estadual de ensino, localizada no município de Picuí na região do Curimataú Paraibano. Os resultados apresentados revelam que houve uma melhoria no processo de aprendizagem com a inserção do lúdico na apresentação de determinados conteúdos matemáticos. A aplicação do método mostrou-se eficaz, tanto na melhoria da concentração e participação dos estudantes, quanto na compreensão dos pontos atrelados aos jogos. O desenvolvimento desta disciplina trouxe a sua própria sequência didática baseada nos Objetivos de desenvolvimento sustentável (ODs), identificando as causas, consequências e possíveis soluções para cada problematização, associando estes contextos ao conteúdo da BNCC, principalmente da Matemática, e do cotidiano dos estudantes e proporcionou uma interação entre estudantes e professores, gosto pelas aulas e interdisciplinaridade. Componentes essenciais para uma aprendizagem efetiva. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title Tô nem ai! Eu quero é brincar: uma jornada de aprendizagem por meio do lúdico. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-16
dc.description.abstract This article presents an experience report during a paid Internship, through a project, which aims to improve mathematical learning through play, developed in the Elective discipline, a component of the diversified base of the New High School. Our objective is to understand how a pleasurable education is developed through games, demonstrating the importance of including play in the construction of the learning process, as a practical model of experience and a transformative school pedagogy. The experience to be reported was developed in a mixed high school class at an integrated public school, part of the state education network, located in the municipality of Picuí in the Curimataú Paraibano region. The results presented reveal that there was an improvement in the learning process with the inclusion of play in the presentation of certain mathematical content. The application of the method proved to be effective, both in improving students' concentration and participation, and in understanding the points linked to the games. The development of this discipline brought its own didactic sequence based on the Sustainable Development Goals (SDs), identifying the causes, consequences and possible solutions for each problematization, associating these contexts with the content of the BNCC, mainly Mathematics, and the students' daily lives and It provided interaction between students and teachers, enjoyment of classes and interdisciplinarity. Essential components for effective learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35964
dc.date.accessioned 2024-06-10T12:05:50Z
dc.date.available 2024-06-10
dc.date.available 2024-06-10T12:05:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Aprendizagem matemática pt_BR
dc.subject Desenvolvimento pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Ludic pt_BR
dc.subject Math learning pt_BR
dc.subject Development pt_BR
dc.subject Teaching of math pt_BR
dc.subject Aprendizaje de matemáticas pt_BR
dc.subject Desarrollo pt_BR
dc.subject Enseñando de matematicas pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Valda Lúcia Neves de Morais.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative I do not care! I want to play: A journey of learning through play. pt_BR
dc.title.alternative No me importa! Quiero jugar: un viaje de aprendizaje a través de lo lúdico. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Valda Lúcia Neves de Morais. Tô nem ai! Eu quero é brincar: uma jornada de aprendizagem por meio do lúdico. 2024. 26 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. pt_BR
dc.description.resumen Este artículo presenta un relato de experiencia durante una pasantía remunerada, a través de un proyecto, que pretende mejorar el aprendizaje matemático a través del juego, desarrollado en la disciplina Electiva, componente de la base diversificada de la Nueva Escuela Secundaria. Nuestro objetivo es comprender cómo se desarrolla la educación placentera a través del juego, demostrando la importancia de insertar el juego en la construcción del proceso de aprendizaje, como modelo práctico de experiencia y pedagogía escolar transformadora. Experiencia a reportar se desarrolló en una clase de secundaria mixta de un colegio público integrado, de la red educativa estatal, ubicado en el municipio de Picuí en la región de Curimataú Paraíba. Los resultados presentados revelan que hubo una mejora en el proceso de aprendizaje con la inclusión del juego en la presentación de determinados contenidos matemáticos. La aplicación del método resultó eficaz, tanto para mejorar la concentración como participación de los estudiantes, así como la comprensión de los puntos vinculados a los juegos. oh El desarrollo de esta disciplina trajo su propia secuencia didáctica basada en los Objetivos del desarrollo sostenible (OD), identificando las causas, consecuencias y posibles soluciones para cada problematización, asociando estos contextos al contenido del BNCC, principalmente Matemáticas, y la vida diaria de los estudiantes y proporcionó una interacción entre alumnos y profesores, me gustan las clases y la interdisciplinariedad. Componentes esencial para un aprendizaje efectivo. pt_BR


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