dc.description.resumo |
Este artigo partiu de um questionamento: qual a visão das professoras do Ensino
Fundamental acerca da importância da Educação Financeira? Assim, surgiu a necessidade de refletir
sobre o ensino dessa temática a partir de um olhar crítico, onde a Educação Financeira seria trabalhada
de modo a levar os alunos a questionarem fatos do seu cotidiano. A partir da questão proposta,
definimos por compreender quais as percepções das professoras acerca da importância da Educação
Financeira. Utilizamos como base teórica alguns estudos com enfoque semelhante e documentos
oficiais, como as Orientações Curriculares Nacionais e os PCN para o Ensino Fundamental. Fizemos
uma pesquisa de campo, desenvolvida com duas professoras dos anos finais do Ensino Fundamental
na cidade de Monteiro no Cariri Paraibano. Quanto aos procedimentos, a coleta de dados foi feita por
meio de um questionário com dez perguntas. Buscamos mostrar que a Educação Financeira não é
apenas operacional ou se limita a finanças, acreditamos que assuntos relacionados podem contribuir
para uma formação matemática crítica dos alunos, onde os mesmos podem compreender as diversas
questões sociais, políticas e econômicas que a permeiam. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
10 |
pt_BR |
dc.title |
Educação financeira como potencializadora na contextualização do ensino de Matemática. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35971 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-10T13:53:21Z |
|
dc.date.available |
2024-06-10 |
|
dc.date.available |
2024-06-10T13:53:21Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação financeira |
pt_BR |
dc.subject |
Formação crítica |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN |
pt_BR |
dc.subject |
Financial education |
pt_BR |
dc.subject |
Critical training |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics education |
pt_BR |
dc.subject |
National Curricular Parameters - PCN |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Aline Cordeiro. |
|
dc.creator |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Financial education as an enabler in the contextualization of Mathematics teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Aline Cordeiro; CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Educação financeira como potencializadora na contextualização do ensino de matemática. In: X EPBEM - Encontro Paraibano de Educação Matemática, 10, 2018, Cajazeiras. Anais [....] Campina Grande-PB: Realize, 2018. p. 1-12. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35971 |
pt_BR |