DSpace/Manakin Repository

Educação financeira como potencializadora na contextualização do ensino de Matemática.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este artigo partiu de um questionamento: qual a visão das professoras do Ensino Fundamental acerca da importância da Educação Financeira? Assim, surgiu a necessidade de refletir sobre o ensino dessa temática a partir de um olhar crítico, onde a Educação Financeira seria trabalhada de modo a levar os alunos a questionarem fatos do seu cotidiano. A partir da questão proposta, definimos por compreender quais as percepções das professoras acerca da importância da Educação Financeira. Utilizamos como base teórica alguns estudos com enfoque semelhante e documentos oficiais, como as Orientações Curriculares Nacionais e os PCN para o Ensino Fundamental. Fizemos uma pesquisa de campo, desenvolvida com duas professoras dos anos finais do Ensino Fundamental na cidade de Monteiro no Cariri Paraibano. Quanto aos procedimentos, a coleta de dados foi feita por meio de um questionário com dez perguntas. Buscamos mostrar que a Educação Financeira não é apenas operacional ou se limita a finanças, acreditamos que assuntos relacionados podem contribuir para uma formação matemática crítica dos alunos, onde os mesmos podem compreender as diversas questões sociais, políticas e econômicas que a permeiam. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 10 pt_BR
dc.title Educação financeira como potencializadora na contextualização do ensino de Matemática. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35971
dc.date.accessioned 2024-06-10T13:53:21Z
dc.date.available 2024-06-10
dc.date.available 2024-06-10T13:53:21Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação financeira pt_BR
dc.subject Formação crítica pt_BR
dc.subject Matemática contextualizada pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN pt_BR
dc.subject Financial education pt_BR
dc.subject Critical training pt_BR
dc.subject Contextualized mathematics pt_BR
dc.subject Mathematics education pt_BR
dc.subject National Curricular Parameters - PCN pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Aline Cordeiro.
dc.creator CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Financial education as an enabler in the contextualization of Mathematics teaching. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Aline Cordeiro; CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Educação financeira como potencializadora na contextualização do ensino de matemática. In: X EPBEM - Encontro Paraibano de Educação Matemática, 10, 2018, Cajazeiras. Anais [....] Campina Grande-PB: Realize, 2018. p. 1-12. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35971 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta