DSpace/Manakin Repository

Educação Matemática nos contextos de educação do campo: reflexões a partir de perspectivas teóricas.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este trabalho busca apresentar reflexões acerca do ensino da Matemática nas escolas do Campo a partir de perspectivas teóricas da Educação Matemática (EM), como a Etnomatemática e a Educação Matemática Crítica. O objetivo é pontuar o que alguns estudos na área da EM nos Contextos de Educação do Campo vêm apontando como possibilidades didático-pedagógicas para a sala de aula de Matemática, tomando como base a literatura acadêmica que cresceu, ainda que timidamente, na última década e que vem apresentando interessantes possibilidades pedagógicas, bem como as limitações a serem superadas. Dessa forma, pretendemos expor algumas reflexões fundamentadas em vivências e estudos realizados acerca dessa temática, com o intuito de fomentar ideias que venham agregar e elucidar caminhos para um ensino de Matemática nas escolas do Campo com significado e perspectivas transformadoras. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Educação Matemática nos contextos de educação do campo: reflexões a partir de perspectivas teóricas. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35981
dc.date.accessioned 2024-06-10T17:13:55Z
dc.date.available 2024-06-10
dc.date.available 2024-06-10T17:13:55Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Ensino de matemática - escolas do campo pt_BR
dc.subject Mathematics Education pt_BR
dc.subject Countryside Education pt_BR
dc.subject Teaching mathematics - rural schools pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Mathematics Education in rural education contexts: reflections from theoretical perspectives. pt_BR
dc.identifier.citation CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Educação Matemática nos contextos de educação do campo: reflexões a partir de perspectivas teóricas. In: II CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2, 2015, Campina Grande. Anais[....] Campina Grande: Realize, 2015. p. 1-11. ISSN 2358-8829. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35981 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta