dc.description.resumo |
Este trabalho busca apresentar reflexões acerca do ensino da Matemática nas escolas
do Campo a partir de perspectivas teóricas da Educação Matemática (EM), como a
Etnomatemática e a Educação Matemática Crítica. O objetivo é pontuar o que alguns estudos na
área da EM nos Contextos de Educação do Campo vêm apontando como possibilidades
didático-pedagógicas para a sala de aula de Matemática, tomando como base a literatura
acadêmica que cresceu, ainda que timidamente, na última década e que vem apresentando
interessantes possibilidades pedagógicas, bem como as limitações a serem superadas. Dessa
forma, pretendemos expor algumas reflexões fundamentadas em vivências e estudos realizados
acerca dessa temática, com o intuito de fomentar ideias que venham agregar e elucidar
caminhos para um ensino de Matemática nas escolas do Campo com significado e perspectivas
transformadoras. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Educação Matemática nos contextos de educação do campo: reflexões a partir de perspectivas teóricas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35981 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-10T17:13:55Z |
|
dc.date.available |
2024-06-10 |
|
dc.date.available |
2024-06-10T17:13:55Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática - escolas do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics Education |
pt_BR |
dc.subject |
Countryside Education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching mathematics - rural schools |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Mathematics Education in rural education contexts: reflections from theoretical perspectives. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Educação Matemática nos contextos de educação do campo: reflexões a partir de perspectivas teóricas. In: II CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2, 2015, Campina Grande. Anais[....] Campina Grande: Realize, 2015. p. 1-11. ISSN 2358-8829. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35981 |
pt_BR |