dc.description.resumo |
Neste relato o objetivo central é apresentar reflexões sobre o potencial do Laboratório de
Ensino de Matemática como espaço para formação inicial docente. A luz da Teoria
Antropológica do Didático (TAD) Chevallard (2007) fazemos a análise de um conjunto de
aulas que ocorreram no âmbito da Licenciatura em Matemática em uma universidade pública
no Estado da Paraíba. Durante esse processo de formação os futuros professores foram
convidados a refletir sobre os processos algébricos que envolvem a solução de equações
lineares utilizando o método da “falsa posição”. O tema é abordado do ponto de vista
histórico, numa perspectiva de investigação conforme, Mendes (2006). Os fenômenos
didáticos que ocorrem nesse processo indicam conflitos na relação dos sujeitos (futuros
professores) com o objeto de saber em jogo (processos de solução equações lineares).
Embora, percebamos esses conflitos destacamos o potencial destas atividades no processo de
formação inicial através do Laboratório de Ensino de Matemática, especialmente na
possibilidade de alterar positivamente a praxeologia proposta. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Matemática. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
13 |
pt_BR |
dc.title |
Formação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35986 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-10T17:28:41Z |
|
dc.date.available |
2024-06-10 |
|
dc.date.available |
2024-06-10T17:28:41Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente - matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Laboratório de Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria antropológica do didático |
pt_BR |
dc.subject |
Investigações matemáticas |
pt_BR |
dc.subject |
Educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics Teaching Laboratory |
pt_BR |
dc.subject |
Anthropological theory of didactic |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematical investigations |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CAVALCANTE, José Luiz. |
|
dc.creator |
RODRIGUES, Rochelande Felipe. |
|
dc.creator |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. |
|
dc.creator |
LIMA, Anna Paula Avelar Brito. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Initial teacher training and investigations in the mathematics teaching laboratory: a look in the light of the anthropological theory of didacticism. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CAVALCANTE, José Luiz; RODRIGUES, Rochelande Felipe; CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; LIMA, Anna Paula Avelar Brito. Formação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático. In: XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 13, 2016, São Paulo - SP. Anais [...] São Paulo: SBEM, 2016. p. 1-12. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35986 |
pt_BR |