DSpace/Manakin Repository

Formação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Neste relato o objetivo central é apresentar reflexões sobre o potencial do Laboratório de Ensino de Matemática como espaço para formação inicial docente. A luz da Teoria Antropológica do Didático (TAD) Chevallard (2007) fazemos a análise de um conjunto de aulas que ocorreram no âmbito da Licenciatura em Matemática em uma universidade pública no Estado da Paraíba. Durante esse processo de formação os futuros professores foram convidados a refletir sobre os processos algébricos que envolvem a solução de equações lineares utilizando o método da “falsa posição”. O tema é abordado do ponto de vista histórico, numa perspectiva de investigação conforme, Mendes (2006). Os fenômenos didáticos que ocorrem nesse processo indicam conflitos na relação dos sujeitos (futuros professores) com o objeto de saber em jogo (processos de solução equações lineares). Embora, percebamos esses conflitos destacamos o potencial destas atividades no processo de formação inicial através do Laboratório de Ensino de Matemática, especialmente na possibilidade de alterar positivamente a praxeologia proposta. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática. pt_BR
dc.citation.issue 13 pt_BR
dc.title Formação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35986
dc.date.accessioned 2024-06-10T17:28:41Z
dc.date.available 2024-06-10
dc.date.available 2024-06-10T17:28:41Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Formação docente - matemática pt_BR
dc.subject Laboratório de Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Teoria antropológica do didático pt_BR
dc.subject Investigações matemáticas pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Teaching mathematics pt_BR
dc.subject Teacher training - mathematics pt_BR
dc.subject Mathematics Teaching Laboratory pt_BR
dc.subject Anthropological theory of didactic pt_BR
dc.subject Mathematical investigations pt_BR
dc.subject Mathematics education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAVALCANTE, José Luiz.
dc.creator RODRIGUES, Rochelande Felipe.
dc.creator CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.creator LIMA, Anna Paula Avelar Brito.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Initial teacher training and investigations in the mathematics teaching laboratory: a look in the light of the anthropological theory of didacticism. pt_BR
dc.identifier.citation CAVALCANTE, José Luiz; RODRIGUES, Rochelande Felipe; CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; LIMA, Anna Paula Avelar Brito. Formação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático. In: XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 13, 2016, São Paulo - SP. Anais [...] São Paulo: SBEM, 2016. p. 1-12. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35986 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta