dc.description.resumo |
Este trabalho busca relatar algumas atividades desenvolvidas em uma turma de Ensino
Médio Noturno (1ª série), pertencente à modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos.
As atividades apresentadas neste texto ocorreram no segundo semestre de 2012, em uma
escola da rede estadual do estado da Paraíba, tal turma era constituída de 09 (nove) alunos,
sendo 03 (três) mulheres e 06 (seis) homens. As atividades foram pensadas tomando como
norte, alguns contextos sócio–político–culturais, os relacionando com o que se é proposto
em pesquisas inseridas na Educação Matemática Crítica, o que caracterizou tais atividades
como problematizadoras, nos permitindo trilhar por perspectivas como a proposição,
formulação e exploração de problemas matemáticos. O desenrolar das atividades e também
o envolvimento da turma nos possibilitou reconceituar várias questões como: Por que se
ensinar Matemática atualmente? Como elucidar as funções política, social e
transformadora dessa ciência? Como ocorrem suas relações com o nosso cotidiano. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
11 |
pt_BR |
dc.title |
Educação Matemática Crítica: uma aplicação em sala de aula utilizando-se de situações problematizadoras como recurso na proposição, formulação e exploração de problemas matemáticos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35988 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-10T17:41:22Z |
|
dc.date.available |
2024-06-10 |
|
dc.date.available |
2024-06-10T17:41:22Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Matemática Crítica |
pt_BR |
dc.subject |
Problematização - ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Proposição e formulação de problemas - matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Contextos sócio-político-culturais - ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Médio Noturno - Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Critical Mathematics Education |
pt_BR |
dc.subject |
Problematization - mathematics teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Proposing and formulating problems - mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Socio-political-cultural contexts - mathematics teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.subject |
Evening High School - Mathematics |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. |
|
dc.creator |
CAVALCANTE, José Luiz. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Critical Mathematics Education: an application in the classroom using problematizing situations as a resource in proposing, formulating and exploring mathematical problems. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; CAVALCANTE, José Luiz. Educação Matemática Crítica: uma aplicação em sala de aula utilizando-se de situações problematizadoras como recurso na proposição, formulação e exploração de problemas matemáticos. In: XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 11, 2013, Curitiba - PR. Anais [...] Curitiba, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35988 |
pt_BR |