DSpace/Manakin Repository

Educação Matemática Crítica: uma aplicação em sala de aula utilizando-se de situações problematizadoras como recurso na proposição, formulação e exploração de problemas matemáticos.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este trabalho busca relatar algumas atividades desenvolvidas em uma turma de Ensino Médio Noturno (1ª série), pertencente à modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos. As atividades apresentadas neste texto ocorreram no segundo semestre de 2012, em uma escola da rede estadual do estado da Paraíba, tal turma era constituída de 09 (nove) alunos, sendo 03 (três) mulheres e 06 (seis) homens. As atividades foram pensadas tomando como norte, alguns contextos sócio–político–culturais, os relacionando com o que se é proposto em pesquisas inseridas na Educação Matemática Crítica, o que caracterizou tais atividades como problematizadoras, nos permitindo trilhar por perspectivas como a proposição, formulação e exploração de problemas matemáticos. O desenrolar das atividades e também o envolvimento da turma nos possibilitou reconceituar várias questões como: Por que se ensinar Matemática atualmente? Como elucidar as funções política, social e transformadora dessa ciência? Como ocorrem suas relações com o nosso cotidiano. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 11 pt_BR
dc.title Educação Matemática Crítica: uma aplicação em sala de aula utilizando-se de situações problematizadoras como recurso na proposição, formulação e exploração de problemas matemáticos. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35988
dc.date.accessioned 2024-06-10T17:41:22Z
dc.date.available 2024-06-10
dc.date.available 2024-06-10T17:41:22Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação Matemática Crítica pt_BR
dc.subject Problematização - ensino de matemática pt_BR
dc.subject Matemática - ensino pt_BR
dc.subject Proposição e formulação de problemas - matemática pt_BR
dc.subject Contextos sócio-político-culturais - ensino de matemática pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Ensino Médio Noturno - Matemática pt_BR
dc.subject Critical Mathematics Education pt_BR
dc.subject Problematization - mathematics teaching pt_BR
dc.subject Mathematics - teaching pt_BR
dc.subject Proposing and formulating problems - mathematics pt_BR
dc.subject Socio-political-cultural contexts - mathematics teaching pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Evening High School - Mathematics pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.creator CAVALCANTE, José Luiz.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Critical Mathematics Education: an application in the classroom using problematizing situations as a resource in proposing, formulating and exploring mathematical problems. pt_BR
dc.identifier.citation CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; CAVALCANTE, José Luiz. Educação Matemática Crítica: uma aplicação em sala de aula utilizando-se de situações problematizadoras como recurso na proposição, formulação e exploração de problemas matemáticos. In: XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 11, 2013, Curitiba - PR. Anais [...] Curitiba, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35988 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta