DSpace/Manakin Repository

Os conhecimentos matemáticos do cotidiano dos camponeses: elucidação e reflexões para o ensino de matemática em escolas do campo.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O presente texto é fruto de investigações realizadas em nosso cotidiano docente numa licenciatura interdisciplinar em Educação do Campo, no Cariri ocidental da Paraíba, microrregião que está inserida no semiárido brasileiro. Tais investigações estão nos possibilitando gerar materiais que serão suportes para os entendimentos das diferentes práticas matemáticas dos povos campesinos. Esse texto, tem como perspectiva incentivar as discussões sobre os processos de ensino e aprendizagem da Matemática em escolas do Campo, onde a contextualização se apresenta como principal pano de fundo. O objetivo principal aqui, é o de explicitar alguns conhecimentos matemáticos utilizados no cotidiano do camponês e apresentar algumas reflexões de como podem ser possíveis várias relações dos mesmos, com os conhecimentos matemáticos que são tradicionalmente ensinados nas salas de aulas de matemática das escolas do Campo, para que seja proporcionada uma maior aproximação do que se vive com o que se estuda. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 6 pt_BR
dc.title Os conhecimentos matemáticos do cotidiano dos camponeses: elucidação e reflexões para o ensino de matemática em escolas do campo. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35991
dc.date.accessioned 2024-06-10T17:54:34Z
dc.date.available 2024-06-10
dc.date.available 2024-06-10T17:54:34Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Camponeses - conhecimentos matemáticos pt_BR
dc.subject Ensino e matemática pt_BR
dc.subject Escolas do campo pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject saberes do cotidiano pt_BR
dc.subject Contextualização - ensino e matemática pt_BR
dc.subject Mathematics education pt_BR
dc.subject Peasants - mathematical knowledge pt_BR
dc.subject Teaching and mathematics pt_BR
dc.subject Country schools pt_BR
dc.subject Rural education pt_BR
dc.subject Everyday knowledge pt_BR
dc.subject Contextualization - teaching and mathematics pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The mathematical knowledge of peasants' daily lives: elucidation and reflections for teaching mathematics in rural schools. pt_BR
dc.identifier.citation CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Os conhecimentos matemáticos do cotidiano dos camponeses: elucidação e reflexões para o ensino de matemática em escolas do campo. In: VI Workshop Nacional em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro, 6, 2016, Juazeiro-BA. Anais [...] Juazeiro-BA, 2016, p. 108-113. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35991 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta