DSpace/Manakin Repository

Entraves entre escola e formação cultural quilombola: um estudo na Escola Municipal Firmo Santino da Silva da Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos, Alagoa Grande-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, D. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
dc.contributor.advisor1ID ESTRELA, K. A. D. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1519251814604018 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.contributor.referee1ID LIMA, A. S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7418494748398866 pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, Marinalva Valdevino dos.
dc.contributor.referee2ID SANTOS, M. V. pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho teve por objetivo geral, compreender como a história e cultura de uma comunidade quilombola é trabalhada dentro da escola situada em seu território. Para nos auxiliar no percurso, traçamos como objetivos específicos os seguintes pontos: analisar como se dá o ensino da cultura e da história de uma comunidade descendente quilombola na escola local e comparar como acontece a prática pedagógica de professores quilombolas e não quilombolas que atuam numa escola localizada num território remanescente de quilombo. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. Trabalhamos conceito de cultura com Diana (2012), Educação Escolar Quilombola por Brasil (2021) e formação de professores com Lima (2021). Nos baseamos também nas Diretrizes Curriculares Nacionais relacionado às questões étnico-raciais. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Firmo Santino da Silva, situada na comunidade quilombola Caiana dos Crioulos, no município de Alagoa Grande-PB. Foram entrevistados 3 professores, um do ensino infantil, um do ensino fundamental I e outro do ensino fundamental II da educação básica, dois quilombolas e um não quilombola. Mediante às análises, percebemos a importância da valorização da cultura no ambiente escolar, bem como a necessidade de uma formação adequada para os professores que dela participam, visando um processo educacional mais efetivo voltado às questões étnico-raciais e às questões quilombolas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação do Campo. pt_BR
dc.title Entraves entre escola e formação cultural quilombola: um estudo na Escola Municipal Firmo Santino da Silva da Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos, Alagoa Grande-PB. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-17
dc.description.abstract This work had the general objective of understanding how the history and culture of a quilombola community is worked within the school located in its territory. To help us along the way, we set out the following points as specific objectives: to analyze how the culture and history of a remaining quilombola community is taught in the local school and to compare how the pedagogical practice of quilombola and non-quilombola teachers who work in a school takes place. located in a remaining quilombo territory. This is qualitative research. We worked on the concept of culture with Diana (2012), Quilombola School Education for Brazil (2021) and teacher training with Lima (2021). We are also based on the National Curricular Guidelines related to ethnic-racial issues. The research was carried out at the Firmo Santino da Silva Municipal School, located in the quilombola community Caiana dos Crioulos, in the municipality of Alagoa Grande-PB. Three teachers were interviewed, one from early childhood education, one from elementary school I and another from elementary school II in basic education, two quilombolas and one non-quilombola. Through the analyses, we realized the importance of valuing culture in the school environment, as well as the need for adequate training for the teachers who participate in it, aiming for a more effective educational process focused on ethnic-racial and quilombola issues. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35994
dc.date.accessioned 2024-06-10T18:24:15Z
dc.date.available 2024-06-10
dc.date.available 2024-06-10T18:24:15Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação quilombola pt_BR
dc.subject Formação cultural quilombola pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos pt_BR
dc.subject Escola Municipal Firmo Santino da Silva pt_BR
dc.subject Questões étnico-raciais pt_BR
dc.subject Alagoa Grande – PB – Caiana dos Crioulos pt_BR
dc.subject Quilombola education pt_BR
dc.subject Cultural training quilombola pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Community Quilombola Caiana dos Crioulos pt_BR
dc.subject Municipal School Firmo Santino da Silva pt_BR
dc.subject Ethnic-racial issues pt_BR
dc.subject Alagoa Grande – PB – Caiana dos Crioulos pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Daiane Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Barriers between school and cultural training quilombola: a study at Escola Municipal Firmo Santino da Silva from the Quilombola Caiana dos Community Crioulos, Alagoa Grande-PB. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Daiane Silva. Entraves entre escola e formação cultural quilombola: um estudo na Escola Municipal Firmo Santino da Silva da Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos, Alagoa Grande-PB.. 2024. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35994 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta