dc.creator.ID |
LIMA, D. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ESTRELA, K. A. D. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1519251814604018 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Aldinete Silvino de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
LIMA, A. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7418494748398866 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Marinalva Valdevino dos. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, M. V. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho teve por objetivo geral, compreender como a história e cultura de uma
comunidade quilombola é trabalhada dentro da escola situada em seu território. Para nos
auxiliar no percurso, traçamos como objetivos específicos os seguintes pontos: analisar como
se dá o ensino da cultura e da história de uma comunidade descendente quilombola na escola
local e comparar como acontece a prática pedagógica de professores quilombolas e não
quilombolas que atuam numa escola localizada num território remanescente de quilombo.
Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. Trabalhamos conceito de cultura com Diana
(2012), Educação Escolar Quilombola por Brasil (2021) e formação de professores com Lima
(2021). Nos baseamos também nas Diretrizes Curriculares Nacionais relacionado às questões
étnico-raciais. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Firmo Santino da Silva, situada na
comunidade quilombola Caiana dos Crioulos, no município de Alagoa Grande-PB. Foram
entrevistados 3 professores, um do ensino infantil, um do ensino fundamental I e outro do
ensino fundamental II da educação básica, dois quilombolas e um não quilombola. Mediante às
análises, percebemos a importância da valorização da cultura no ambiente escolar, bem como a
necessidade de uma formação adequada para os professores que dela participam, visando um
processo educacional mais efetivo voltado às questões étnico-raciais e às questões quilombolas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação do Campo. |
pt_BR |
dc.title |
Entraves entre escola e formação cultural quilombola: um estudo na Escola Municipal Firmo Santino da Silva da Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos, Alagoa Grande-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-05-17 |
|
dc.description.abstract |
This work had the general objective of understanding how the history and culture of a
quilombola community is worked within the school located in its territory. To help us along the
way, we set out the following points as specific objectives: to analyze how the culture and
history of a remaining quilombola community is taught in the local school and to compare how
the pedagogical practice of quilombola and non-quilombola teachers who work in a school
takes place. located in a remaining quilombo territory. This is qualitative research. We worked
on the concept of culture with Diana (2012), Quilombola School Education for Brazil (2021)
and teacher training with Lima (2021). We are also based on the National Curricular Guidelines
related to ethnic-racial issues. The research was carried out at the Firmo Santino da Silva
Municipal School, located in the quilombola community Caiana dos Crioulos, in the
municipality of Alagoa Grande-PB. Three teachers were interviewed, one from early childhood
education, one from elementary school I and another from elementary school II in basic
education, two quilombolas and one non-quilombola. Through the analyses, we realized the
importance of valuing culture in the school environment, as well as the need for adequate
training for the teachers who participate in it, aiming for a more effective educational process
focused on ethnic-racial and quilombola issues. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35994 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-10T18:24:15Z |
|
dc.date.available |
2024-06-10 |
|
dc.date.available |
2024-06-10T18:24:15Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação quilombola |
pt_BR |
dc.subject |
Formação cultural quilombola |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Municipal Firmo Santino da Silva |
pt_BR |
dc.subject |
Questões étnico-raciais |
pt_BR |
dc.subject |
Alagoa Grande – PB – Caiana dos Crioulos |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola education |
pt_BR |
dc.subject |
Cultural training quilombola |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Community Quilombola Caiana dos Crioulos |
pt_BR |
dc.subject |
Municipal School Firmo Santino da Silva |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic-racial issues |
pt_BR |
dc.subject |
Alagoa Grande – PB – Caiana dos Crioulos |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Daiane Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Barriers between school and cultural training quilombola: a study at Escola Municipal Firmo Santino da Silva from the Quilombola Caiana dos Community Crioulos, Alagoa Grande-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Daiane Silva. Entraves entre escola e formação cultural quilombola: um estudo na Escola Municipal Firmo Santino da Silva da Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos, Alagoa Grande-PB.. 2024. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35994 |
pt_BR |