Afficher la notice abrégée
dc.description.resumo |
Esse artigo trata-se de uma investigação sobre o ensino de funções (afim e quadrada) através do uso das TICs
- Tecnologias da Informação e Comunicação, onde tivemos o propósito de aplicar uma abordagem que
pudesse mostrar as potencialidades existentes para o ensino de Matemática em sala de aula. Especificamente,
nosso objetivo foi o de realizar um estudo comparativo tendo o software dinâmico GeoGebra como nosso
principal recurso. O nosso campo de investigação foi uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola
estadual, localizada na Cidade de Esperança-PB, que serviu para nosso estudo de caso. Nossa abordagem foi
realizada em dois encontros sendo dividida em quatro momentos: 1- Revisão de forma tradicional do
conteúdo, com aula expositiva e dialogada com os alunos e professor; 2- Construção de quadros com ideias e
conceitos, antes do software dinâmico GeoGebra; 3- Sequência didática com o software dinâmico GeoGebra
e aplicação de questionário, com a finalidade de analisar o desenvolvimento e opinião dos alunos perante o
software e 4- Construção de novos quadros com ideias e conceitos. Foi possível perceber após a realização
de nossa investigação e a análise comparativa dos quadros produzidos, que a construção dos conceitos sobre
funções foi ampliada, um maior interesse dos alunos em relação ao estudo do conteúdo foi notório, bem
como a motivação dos mesmos perante uma aula diferenciada, com uma perspectiva mais dinâmica e
interativa com o auxilio da TIC em questão, em um ambiente para eles até então desconhecido, o laboratório
de informática da escola. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
9 |
pt_BR |
dc.title |
Uma investigação sobre o ensino de funções a partir do software dinâmico GeoGebra. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35995 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-10T19:09:09Z |
|
dc.date.available |
2024-06-10 |
|
dc.date.available |
2024-06-10T19:09:09Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de funções |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Software GeoGebra |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias da Informação e Comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Function teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
GeoGebra Software |
pt_BR |
dc.subject |
Information and Communication Technologies |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. |
|
dc.creator |
SILVA, Edson Diego Nascimento da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
An investigation into teaching functions using the dynamic software GeoGebra. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; SILVA, Edson Diego Nascimento da. Uma investigação sobre o ensino de funções a partir do software dinâmico GeoGebra. In: IX EPBEM - Encontro Paraibano de Educação Matemática, 9, v. 1. 2016. Campina Grande - PB. Anais [...] Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35995 |
pt_BR |
Fichier(s) constituant ce document
Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)
Afficher la notice abrégée