DSpace/Manakin Repository

Uma investigação sobre o ensino de funções a partir do software dinâmico GeoGebra.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Esse artigo trata-se de uma investigação sobre o ensino de funções (afim e quadrada) através do uso das TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação, onde tivemos o propósito de aplicar uma abordagem que pudesse mostrar as potencialidades existentes para o ensino de Matemática em sala de aula. Especificamente, nosso objetivo foi o de realizar um estudo comparativo tendo o software dinâmico GeoGebra como nosso principal recurso. O nosso campo de investigação foi uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual, localizada na Cidade de Esperança-PB, que serviu para nosso estudo de caso. Nossa abordagem foi realizada em dois encontros sendo dividida em quatro momentos: 1- Revisão de forma tradicional do conteúdo, com aula expositiva e dialogada com os alunos e professor; 2- Construção de quadros com ideias e conceitos, antes do software dinâmico GeoGebra; 3- Sequência didática com o software dinâmico GeoGebra e aplicação de questionário, com a finalidade de analisar o desenvolvimento e opinião dos alunos perante o software e 4- Construção de novos quadros com ideias e conceitos. Foi possível perceber após a realização de nossa investigação e a análise comparativa dos quadros produzidos, que a construção dos conceitos sobre funções foi ampliada, um maior interesse dos alunos em relação ao estudo do conteúdo foi notório, bem como a motivação dos mesmos perante uma aula diferenciada, com uma perspectiva mais dinâmica e interativa com o auxilio da TIC em questão, em um ambiente para eles até então desconhecido, o laboratório de informática da escola. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 9 pt_BR
dc.title Uma investigação sobre o ensino de funções a partir do software dinâmico GeoGebra. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35995
dc.date.accessioned 2024-06-10T19:09:09Z
dc.date.available 2024-06-10
dc.date.available 2024-06-10T19:09:09Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de funções pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Software GeoGebra pt_BR
dc.subject Tecnologias da Informação e Comunicação pt_BR
dc.subject Function teaching pt_BR
dc.subject Teaching mathematics pt_BR
dc.subject GeoGebra Software pt_BR
dc.subject Information and Communication Technologies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.creator SILVA, Edson Diego Nascimento da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative An investigation into teaching functions using the dynamic software GeoGebra. pt_BR
dc.identifier.citation CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; SILVA, Edson Diego Nascimento da. Uma investigação sobre o ensino de funções a partir do software dinâmico GeoGebra. In: IX EPBEM - Encontro Paraibano de Educação Matemática, 9, v. 1. 2016. Campina Grande - PB. Anais [...] Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35995 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta