DSpace/Manakin Repository

Precarizaçâo do trabalho docente no ensino superior do Brasil dos 1988 a 2000.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GALVÃO, K. K. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 Oliveira, Leidiane Souza de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4594555008554793 pt_BR
dc.contributor.referee1 Oliveira, Juliana e Silva.
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, J. S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2874345339269386 pt_BR
dc.contributor.referee2 Guimarães, Maria Clariça Ribeiro.
dc.contributor.referee2ID GUIMARÂES, M. C. R. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0884893649704545 pt_BR
dc.description.resumo Este de Conclusão de Curso tem como objetivo discutir acerca da precarização do trabalho docente nas instituições de ensino superior (IÉS) do Brasil, no período dos anos 1988 a 2000. Tomando como base o processo de mercantilização da educação superior, buscando identificar e assim problematizar os principais aspectos da precarização docente: a precarização flexível ao processo de acumulação do capital; uma crise do capital; o contexto das contrarreformas na educação das universidades públicas/privadas; seus rebatimentos para formação profissional; e organização sindical e nas mudanças dos novos elementos importantes no quadro de precariedade do trabalho apresentadas. Essas declarações históricas, se inseriram paulatinamente no bojo das reformas estruturais-econômicas e instituições-políticas. A sociedade capitalista apresenta um contexto de precarização no mundo e no trabalho, sobre as relações de trabalho, o que impacta diretamente nos processos de trabalho dos professores que estão no exercício da docência, interferindo até na formação de novos profissionais. Os desafios dos docentes na luta pela conquista, na garantia dos direitos e nas condições de trabalho. É importante ressaltar a luta dos movimentos sindicais docentes, com destaque ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). O interesse em estudar o tema precarização do trabalho surgiu nessa reta final de conclusão de curso com a realidade posta na forma como a estrutura de produção do modo capitalista que tem acarretado no aumento do número de instituições de ensino superior privado, ocasionando a mercantilização da educação , a falta de condições de trabalho para os profissionais da área. Para isso, é necessário utilizar mediações teórico-metodológicas, etico poltiticas técnico-operacioanais homologadas que permitam a construção de propostas diante dos desafios enfrentados no dia a dia para garantia dos direitos e descontos de precarização. O trabalho do ANDES-SN nas instituições de ensino superior é apresentado como mediador entre os docentes e os alunos, buscando garantir os direitos dos estudantes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Serviço Social pt_BR
dc.title Precarizaçâo do trabalho docente no ensino superior do Brasil dos 1988 a 2000. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-07
dc.description.abstract This Course Completion aims to discuss the precariousness of teaching work in higher education institutions (HEIs) in Brazil, from 1988 to 2000. Taking as a basis the process of commercialization of higher education, seeking to identify and thus problematize the main aspects of precarious teaching: flexible precariousness in the process of capital accumulation; the capital crisis; the context of counter-reforms in education at public/private universities; their rebates for professional training; and union organization and changes in the new significant elements in the framework of precarious work presented. These historical manifestations are gradually inserted within the framework of structural-economic and political-institutional reforms. Capitalist society presents a context of precariousness in the world and work, on work relations, which directly impacts the work processes of teachers who are teaching, even interfering in the training of new professionals. The challenges faced by teachers in the fight for achievement, in guaranteeing rights and working conditions. It is important to highlight the struggle of teaching union movements, with emphasis on the National Union of Teachers of Higher Education Institutions (ANDES-SN). The interest in studying the issue of precarious work emerged in this final stretch of completing the course with the reality in the form of the capitalist mode of production structure, which has led to an increase in the number of private higher education institutions, causing the commodification of education , the lack of working conditions for professionals in the field. To achieve this, it is necessary to use aligned theoretical-methodological, ethical and technical-operational policies that allow the construction of proposals in the face of challenges faced on a daily basis to guarantee rights and combat precariousness. ANDES-SN's work in higher education institutions is presented as a mediator between teachers and students, seeking to guarantee student rights. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35996
dc.date.accessioned 2024-06-10T19:09:17Z
dc.date.available 2024-06-10
dc.date.available 2024-06-10T19:09:17Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Direito do trabalho pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.subject Precarização do trabalho docente pt_BR
dc.subject Organizações sindicais pt_BR
dc.subject Mercantilização da educação superior pt_BR
dc.subject Contrarreforma do ensino superior pt_BR
dc.subject Labor law pt_BR
dc.subject University education pt_BR
dc.subject Precariousness of teaching work pt_BR
dc.subject Trade union organizations pt_BR
dc.subject Commercialization of higher education pt_BR
dc.subject Counter-reform of higher education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator Galvão, Kamilla Kevia da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Precariousness of teaching work in higher education in Brazil from 1988 to 2000. pt_BR
dc.description.sponsorship CNPq pt_BR
dc.identifier.citation Galvão, Kamilla Kevia da Silva. Precarização do trabalho docente no ensino superior do Brasil dos anos 1988 a 2000. 2024. 99fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta