DSpace/Manakin Repository

A atuação da/o assistente social na educação básica: limites e possibilidades.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, M. A. X. pt_BR
dc.contributor.advisor1 Santos, Nilma Angélica dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, N. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7108538468062532 pt_BR
dc.contributor.referee1 Santos, Franciele da Silva.
dc.contributor.referee1ID SANTOS, F. S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9061435873920829 pt_BR
dc.contributor.referee2 Jacinto, Antônia Alcilene.
dc.contributor.referee2ID JACINTO, A. A. pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho tem o intuito de refletir sobre a importância da/o Assistente Social na educação básica do ensino público e compreender os limites que se manifestam nesse espaço e as possibilidades de cooperar com a efetivação de uma educação de qualidade, universal, laica e pública. Abordando sobre qual relevância esse profissional traz para esse espaço de inserção da Educação. Considerando a educação em sua amplitude de dimensão complexa que constrói o ser social dentro e fora da escola. Utilizou-se o método materialista histórico- dialético, porque não tem como entender a educação com as suas contradições imposta pelo sistema capitalista e a correlação de força existente nela sem passar pela compreensão da realidade e para atingir o propósito da pesquisa com os objetivos. Foi feita uma análise reflexiva dentro da pesquisa social e utilizando a metodologia o método bibliográfico com uma abordagem e embasamento na respectiva pesquisa qualitativa, dessa maneira teremos a probabilidade de desenvolver a pesquisa e obter os resultados. Os resultados da pesquisa demonstram que o papel do/a assistente social na educação básica é muito relevante, necessário e indispensável, porque corresponde as necessidades do usuário em amplitude, para além do espaço escolar, fazendo com que ele se desenvolva construindo uma concepção de educação crítica, mediante uma visão ampla sobre a realidade que a cerca e a sua construção enquanto sujeito. Dessa maneira, o Serviço Social contribui na educação básica nas fases iniciais das crianças e adolescentes, favorecendo o seu processo de construção, através do desenvolvimento integral que corresponder aos aspectos social, físico, cognitivo e emocional. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Serviço Social pt_BR
dc.title A atuação da/o assistente social na educação básica: limites e possibilidades. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-09
dc.description.abstract The present work aims to reflect on the importance of the Social Worker in basic public education and understand the limits that appear in this space and the possibilities of cooperating with the implementation of quality, universal, secular and public education. . Addressing what relevance this professional brings to this space of insertion in Education. Considering education in its range of complex dimensions that builds the social being inside and outside the school. The historical-dialectical materialist method was used, because there is no way to understand education with its contradictions imposed by the capitalist system and the correlation of force existing in it without going through the understanding of reality and achieving the purpose of the research with the objectives. A reflective analysis was carried out within social research and using the bibliographic method with an approach and basis in the respective qualitative research, in this way we will have the probability of developing the research and obtaining the results. The research results demonstrate that the role of the social worker in basic education is very relevant, necessary and indispensable, because it corresponds to the user's needs in breadth, beyond the school space, making him develop by building a conception of education criticism, through a broad view of the reality that surrounds it and its construction as a subject. In this way, Social Service contributes to basic education in the early stages of children and adolescents, favoring their construction process, through integral development that corresponds to the social, physical, cognitive and emotional aspects. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36000
dc.date.accessioned 2024-06-11T11:44:25Z
dc.date.available 2024-06-11
dc.date.available 2024-06-11T11:44:25Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Serviço Social pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Educação Básica pt_BR
dc.subject Social service pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Basic education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator Silva, Maria Aparecida Xavier da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The role of social workers in basic education: limits and possibilities. pt_BR
dc.identifier.citation Silva, Maria Aparecida Xavier da. A atuação da/o assistente social na educação básica: limites e possibilidades. 2024. 61fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta