dc.description.resumo |
Este trabalho apresenta resultados de um estudo de caso, promovendo reflexões sobre processos ocorridos na
formação inicial dos professores de matemática nas licenciaturas. Tais processos envolvem produção,
mobilização, transmissão, assimilação e transposição de saberes docentes, por parte dos professores
formadores, bem como dos futuros professores, quando alunos de seus cursos de formação. Nesse contexto
procuramos explicitar o papel e o valor das disciplinas de Educação Matemática na formação dos futuros
professores. A pesquisa teve como ferramentas de coleta de dados, entrevistas semi-estruturadas e
observações não participantes das aulas de disciplinas do tipo: Práticas Pedagógicas para o Ensino de
Matemática, ministradas a alunos de um curso de licenciatura. Pretendemos então, realizar inferências e
apontar possíveis caminhos, na elucidação dos saberes mobilizados pelos docentes, em relação ao ensinoaprendizagem da matemática e como esses saberes são assimilados e transpostos na prática docente dos
futuros professores. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
15 |
pt_BR |
dc.title |
Formação inicial do professor de Matemática: a (in)visibilidade dos saberes docentes. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36008 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-11T12:45:24Z |
|
dc.date.available |
2024-06-11 |
|
dc.date.available |
2024-06-11T12:45:24Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente - Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Saberes docentes - Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas de sala de aula |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de caso |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - Mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics Teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching knowledge - Mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Classroom practices |
pt_BR |
dc.subject |
Case study |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Initial training for Mathematics teachers: the (in)visibility of teaching knowledge. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Formação inicial do Professor de Matemática: a (in)visibilidade dos Saberes Docentes. In: XV EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática, 15, 2011, v. 1. Campina Grande - PB. Anais [...]. Campina Grande - PB: Realize, 2011. p. 1-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36008 |
pt_BR |