DSpace/Manakin Repository

Formação inicial do professor de Matemática: a (in)visibilidade dos saberes docentes.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este trabalho apresenta resultados de um estudo de caso, promovendo reflexões sobre processos ocorridos na formação inicial dos professores de matemática nas licenciaturas. Tais processos envolvem produção, mobilização, transmissão, assimilação e transposição de saberes docentes, por parte dos professores formadores, bem como dos futuros professores, quando alunos de seus cursos de formação. Nesse contexto procuramos explicitar o papel e o valor das disciplinas de Educação Matemática na formação dos futuros professores. A pesquisa teve como ferramentas de coleta de dados, entrevistas semi-estruturadas e observações não participantes das aulas de disciplinas do tipo: Práticas Pedagógicas para o Ensino de Matemática, ministradas a alunos de um curso de licenciatura. Pretendemos então, realizar inferências e apontar possíveis caminhos, na elucidação dos saberes mobilizados pelos docentes, em relação ao ensinoaprendizagem da matemática e como esses saberes são assimilados e transpostos na prática docente dos futuros professores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 15 pt_BR
dc.title Formação inicial do professor de Matemática: a (in)visibilidade dos saberes docentes. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36008
dc.date.accessioned 2024-06-11T12:45:24Z
dc.date.available 2024-06-11
dc.date.available 2024-06-11T12:45:24Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Formação docente - Matemática pt_BR
dc.subject Professores de Matemática pt_BR
dc.subject Saberes docentes - Matemática pt_BR
dc.subject Práticas de sala de aula pt_BR
dc.subject Estudo de caso pt_BR
dc.subject Teacher training - Mathematics pt_BR
dc.subject Mathematics Teachers pt_BR
dc.subject Teaching knowledge - Mathematics pt_BR
dc.subject Classroom practices pt_BR
dc.subject Case study pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Initial training for Mathematics teachers: the (in)visibility of teaching knowledge. pt_BR
dc.identifier.citation CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Formação inicial do Professor de Matemática: a (in)visibilidade dos Saberes Docentes. In: XV EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática, 15, 2011, v. 1. Campina Grande - PB. Anais [...]. Campina Grande - PB: Realize, 2011. p. 1-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36008 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta