dc.description.resumo |
O presente trabalho pretende descrever um estudo de caso, no âmbito da temática das novas
tecnologias da informação e comunicação no ensino de matemática, desenvolvido numa turma de 1ª
série do nível médio. Nosso objetivo foi abordar o estudo da função exponencial com o recurso de
softwares. Realizamos após a atividade na sala de aula uma aplicação de um curto questionário,
onde tomamos como sujeitos para uma análise reflexiva, 03 (três) alunos da referida turma.
Abordamos primeiro o conteúdo na forma tradicional, baseado na resolução de exercícios com aulas
expositivas, em seguida desenvolvemos uma aula com uma atividade onde tivemos o auxilio do
microcomputador e de um datashow, utilizando como recurso principal o software GeoGebra1. O
questionário enfatizava questões como: Você acredita que o software GeoGebra lhe ajudou a
aprender sobre a função exponencial? A respeito do estudo deste conteúdo de matemática através
do software GeoGebra, foi possível verificar a predisposição dos alunos ao advento da tecnologia.
Mas até que ponto o uso dessas novas Tecnologias potencializa o ensino aprendizagem? Quais seus
pontos positivos e negativos nesse processo? Imersos nessas questões, apresentaremos reflexões
sobre, no desenvolvimento do artigo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
5 |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de matemática no contexto das novas tecnologias: refletindo as potencialidades do uso de softwares dinâmicos como recurso em sala de aula. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36009 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-11T12:58:53Z |
|
dc.date.available |
2024-06-11 |
|
dc.date.available |
2024-06-11T12:58:53Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Novas tecnologias |
pt_BR |
dc.subject |
Softwares dinâmicos - recurso didático |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso didático - software |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs |
pt_BR |
dc.subject |
Transformação social |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Software GeoGebra |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
New technologies |
pt_BR |
dc.subject |
Dynamic software - teaching resource |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching resource - software |
pt_BR |
dc.subject |
Information and Communication Technologies - ICTs |
pt_BR |
dc.subject |
Social transformation |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
GeoGebra Software |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Mathematics teaching in the context of new technologies: reflecting the potential of using dynamic software as a resource in the classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. O ensino de matemática no contexto das novas tecnologias: refletindo as potencialidades do uso de softwares dinâmicos como recurso em sala de aula. In: V CONNEPI - Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica, 5, 2010, Maceió/AL. Anais V CONNEPI, 2010. p. 1-8. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36009 |
pt_BR |