DSpace/Manakin Repository

O ensino de matemática no contexto das novas tecnologias: refletindo as potencialidades do uso de softwares dinâmicos como recurso em sala de aula.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O presente trabalho pretende descrever um estudo de caso, no âmbito da temática das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de matemática, desenvolvido numa turma de 1ª série do nível médio. Nosso objetivo foi abordar o estudo da função exponencial com o recurso de softwares. Realizamos após a atividade na sala de aula uma aplicação de um curto questionário, onde tomamos como sujeitos para uma análise reflexiva, 03 (três) alunos da referida turma. Abordamos primeiro o conteúdo na forma tradicional, baseado na resolução de exercícios com aulas expositivas, em seguida desenvolvemos uma aula com uma atividade onde tivemos o auxilio do microcomputador e de um datashow, utilizando como recurso principal o software GeoGebra1. O questionário enfatizava questões como: Você acredita que o software GeoGebra lhe ajudou a aprender sobre a função exponencial? A respeito do estudo deste conteúdo de matemática através do software GeoGebra, foi possível verificar a predisposição dos alunos ao advento da tecnologia. Mas até que ponto o uso dessas novas Tecnologias potencializa o ensino aprendizagem? Quais seus pontos positivos e negativos nesse processo? Imersos nessas questões, apresentaremos reflexões sobre, no desenvolvimento do artigo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 5 pt_BR
dc.title O ensino de matemática no contexto das novas tecnologias: refletindo as potencialidades do uso de softwares dinâmicos como recurso em sala de aula. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36009
dc.date.accessioned 2024-06-11T12:58:53Z
dc.date.available 2024-06-11
dc.date.available 2024-06-11T12:58:53Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Novas tecnologias pt_BR
dc.subject Softwares dinâmicos - recurso didático pt_BR
dc.subject Recurso didático - software pt_BR
dc.subject Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs pt_BR
dc.subject Transformação social pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Software GeoGebra pt_BR
dc.subject Teaching Mathematics pt_BR
dc.subject New technologies pt_BR
dc.subject Dynamic software - teaching resource pt_BR
dc.subject Teaching resource - software pt_BR
dc.subject Information and Communication Technologies - ICTs pt_BR
dc.subject Social transformation pt_BR
dc.subject Inclusion pt_BR
dc.subject GeoGebra Software pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Mathematics teaching in the context of new technologies: reflecting the potential of using dynamic software as a resource in the classroom. pt_BR
dc.identifier.citation CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. O ensino de matemática no contexto das novas tecnologias: refletindo as potencialidades do uso de softwares dinâmicos como recurso em sala de aula. In: V CONNEPI - Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica, 5, 2010, Maceió/AL. Anais V CONNEPI, 2010. p. 1-8. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36009 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta