dc.creator.ID |
SOUZA, A. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7748663714702541 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Z. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.contributor.referee2 |
FEITOSA, Belijane Marques. |
|
dc.description.resumo |
Jogos e brincadeiras tem um papel fundamental para o desenvolvimento das crianças no processo
de ensino-aprendizagem. Os jogos podem ser percebidos em diferentes perspectivas, pois ajuda a
criança no desenvolvimento de diferentes habilidades cognitivas, afetivas, sociais e motora. Já a
brincadeira, apresenta atividades livre e espontânea, por meio da simbolização, o qual, as crianças
desenvolvem situações do seu cotidiano. Assim, ambos contribuem para a aprendizagem, interação,
socialização e crescimento afetivo de cada educando. Na monografia temos como problema de
pesquisa: Qual a percepção de professoras do campo, acerca do brincar em sala de aula na
Educação Infantil? Para responder a esse questionamento elaboramos o objetivo geral: Investigar a
utilização das brincadeiras em sala de aula na Educação Infantil do campo, a partir da percepção de
professoras. Nos objetivos específicos: Conceituar jogos e brincadeiras, a partir de diferentes
autores, mediando com a perspectiva de professoras da escola do campo; conhecer que tipos de
Jogos e brincadeiras são utilizados em sala de aula na Educação Infantil, que favorecem o processo
da aprendizagem das crianças do campo; refletir se os jogos e brincadeiras disponibilizados ou
vivenciados oportunizam o desenvolvimento integral da criança, considerando os aspectos
cognitivo, afetivo, motor e social. Realizamos uma pesquisa de campo em uma Escola do campo
localizada no município de Cajazeiras/PB, a partir da utilização de um questionário contendo seis
questões abertas, com três professoras da Educação Infantil. Nas discussões e reflexões, acerca da
temática e conceitos, que concebe esse estudo, utilizamos os seguintes autores: Kishimoto (1996),
Vygotsky (2007), Freire (1996), Crepaldi (2010), Barros (1990), Trivinos (1987), Oliveira (2002),
Carvalho (2016) e Matos (2002), dentre outros. Assim, os dados coletados foram analisados, a
partir da Análise de conteúdo na modalidade temática, considerando o olhar das professoras para
cada questionamento elencado. Os resultados apresentados, nessa pesquisa, destacam a relevância
da utilização dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil, sendo reconhecidos por documentos
oficiais, bem como, apresentamos a contribuição teórica de diferentes autores. Desse modo,
evidenciamos que os jogos e brincadeiras, tem um papel importante no processo educacional das
crianças na Educação Infantil, o qual, propicia aprendizagens, socialização e o desenvolvimento de
habilidades: físicas, motora, afetiva e cognitiva, ao mesmo tempo que favorece a criatividade, a
curiosidade e o desenvolvimento integral. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Jogos e brincadeiras na escola do campo: percepções de professoras. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-10-31 |
|
dc.description.abstract |
Games and play have a fundamental role in the development of children in the teaching learning
process. Games can be perceived from different perspectives, as they help children develop
different cognitive, affective, social and motor skills. Play, on the other hand, presents free and
spontaneous activities through symbolization, in which children develop situations from their daily
lives. Thus, both contribute to the learning, interaction, socialization and affective growth of each
student. In the monograph, we have as a research problem: What is the perception of rural teachers
about playing in the classroom in Early Childhood Education? To answer this question, we
developed the general objective: investigate the use of games in the classroom in rural Early
Childhood Education, based on the perception of teachers. In the specific objectives: conceptualize
games and play from different authors, mediating with the perspective of rural schoolteachers;
know what types of games are used in rural Early Childhood Education classrooms that favor the
children learning process; reflect on whether the games and play made available or experienced
provide opportunities for the child's integral development, considering the cognitive, affective,
motor and social aspects. We carried out field research in a rural school located in the city of
Cajazeiras/PB, using a questionnaire containing six open questions and three Early Childhood
Education teachers. In the discussions and reflections about the theme and concepts that conceive
this study, we used the following authors: Kishimoto (1996), Vygotsky (2007), Freire (1996),
Crepaldi (2010), Barros (1990), Trivinos (1987), Oliveira (2002), Carvalho (2016) and Matos
(2002), among others. In this way, the collected data was analyzed based on contente analysis in
the thematic modality, considering the teachers' perspective on each question listed. The results
presented in this research highlight the relevance of using games and play in Early Childhood
Education, which is recognized by official documents, as well as the theoretical contributions of
different authors. Therefore, we demonstrate that games and play have an important role in the
educational process of children in Early Childhood Education which provides learning,
socialization and the development of skills (physical, motor, affective and cognitive) at the same
time as promoting creativity, curiosity and integral development. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36013 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-11T13:38:34Z |
|
dc.date.available |
2024-06-11 |
|
dc.date.available |
2024-06-11T13:38:34Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos |
pt_BR |
dc.subject |
Brincadeiras |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino - Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Infância e jogo |
pt_BR |
dc.subject |
Child education |
pt_BR |
dc.subject |
Games |
pt_BR |
dc.subject |
Jokes |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching - Learning |
pt_BR |
dc.subject |
Childhood and play |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas do campo |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Airton Cosmo de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Games and games in rural schools: teachers’ perceptions. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Airton Cosmo de. Jogos e brincadeiras na escola do campo: percepções de professorasr. 2023. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil,2023. |
pt_BR |