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Jogos e brincadeiras na escola do campo: percepções de professoras.

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dc.creator.ID SOUZA, A. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7748663714702541 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Z. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.referee2 FEITOSA, Belijane Marques.
dc.description.resumo Jogos e brincadeiras tem um papel fundamental para o desenvolvimento das crianças no processo de ensino-aprendizagem. Os jogos podem ser percebidos em diferentes perspectivas, pois ajuda a criança no desenvolvimento de diferentes habilidades cognitivas, afetivas, sociais e motora. Já a brincadeira, apresenta atividades livre e espontânea, por meio da simbolização, o qual, as crianças desenvolvem situações do seu cotidiano. Assim, ambos contribuem para a aprendizagem, interação, socialização e crescimento afetivo de cada educando. Na monografia temos como problema de pesquisa: Qual a percepção de professoras do campo, acerca do brincar em sala de aula na Educação Infantil? Para responder a esse questionamento elaboramos o objetivo geral: Investigar a utilização das brincadeiras em sala de aula na Educação Infantil do campo, a partir da percepção de professoras. Nos objetivos específicos: Conceituar jogos e brincadeiras, a partir de diferentes autores, mediando com a perspectiva de professoras da escola do campo; conhecer que tipos de Jogos e brincadeiras são utilizados em sala de aula na Educação Infantil, que favorecem o processo da aprendizagem das crianças do campo; refletir se os jogos e brincadeiras disponibilizados ou vivenciados oportunizam o desenvolvimento integral da criança, considerando os aspectos cognitivo, afetivo, motor e social. Realizamos uma pesquisa de campo em uma Escola do campo localizada no município de Cajazeiras/PB, a partir da utilização de um questionário contendo seis questões abertas, com três professoras da Educação Infantil. Nas discussões e reflexões, acerca da temática e conceitos, que concebe esse estudo, utilizamos os seguintes autores: Kishimoto (1996), Vygotsky (2007), Freire (1996), Crepaldi (2010), Barros (1990), Trivinos (1987), Oliveira (2002), Carvalho (2016) e Matos (2002), dentre outros. Assim, os dados coletados foram analisados, a partir da Análise de conteúdo na modalidade temática, considerando o olhar das professoras para cada questionamento elencado. Os resultados apresentados, nessa pesquisa, destacam a relevância da utilização dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil, sendo reconhecidos por documentos oficiais, bem como, apresentamos a contribuição teórica de diferentes autores. Desse modo, evidenciamos que os jogos e brincadeiras, tem um papel importante no processo educacional das crianças na Educação Infantil, o qual, propicia aprendizagens, socialização e o desenvolvimento de habilidades: físicas, motora, afetiva e cognitiva, ao mesmo tempo que favorece a criatividade, a curiosidade e o desenvolvimento integral. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Jogos e brincadeiras na escola do campo: percepções de professoras. pt_BR
dc.date.issued 2023-10-31
dc.description.abstract Games and play have a fundamental role in the development of children in the teaching learning process. Games can be perceived from different perspectives, as they help children develop different cognitive, affective, social and motor skills. Play, on the other hand, presents free and spontaneous activities through symbolization, in which children develop situations from their daily lives. Thus, both contribute to the learning, interaction, socialization and affective growth of each student. In the monograph, we have as a research problem: What is the perception of rural teachers about playing in the classroom in Early Childhood Education? To answer this question, we developed the general objective: investigate the use of games in the classroom in rural Early Childhood Education, based on the perception of teachers. In the specific objectives: conceptualize games and play from different authors, mediating with the perspective of rural schoolteachers; know what types of games are used in rural Early Childhood Education classrooms that favor the children learning process; reflect on whether the games and play made available or experienced provide opportunities for the child's integral development, considering the cognitive, affective, motor and social aspects. We carried out field research in a rural school located in the city of Cajazeiras/PB, using a questionnaire containing six open questions and three Early Childhood Education teachers. In the discussions and reflections about the theme and concepts that conceive this study, we used the following authors: Kishimoto (1996), Vygotsky (2007), Freire (1996), Crepaldi (2010), Barros (1990), Trivinos (1987), Oliveira (2002), Carvalho (2016) and Matos (2002), among others. In this way, the collected data was analyzed based on contente analysis in the thematic modality, considering the teachers' perspective on each question listed. The results presented in this research highlight the relevance of using games and play in Early Childhood Education, which is recognized by official documents, as well as the theoretical contributions of different authors. Therefore, we demonstrate that games and play have an important role in the educational process of children in Early Childhood Education which provides learning, socialization and the development of skills (physical, motor, affective and cognitive) at the same time as promoting creativity, curiosity and integral development. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36013
dc.date.accessioned 2024-06-11T13:38:34Z
dc.date.available 2024-06-11
dc.date.available 2024-06-11T13:38:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Jogos pt_BR
dc.subject Brincadeiras pt_BR
dc.subject Ensino - Aprendizagem pt_BR
dc.subject Infância e jogo pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Games pt_BR
dc.subject Jokes pt_BR
dc.subject Teaching - Learning pt_BR
dc.subject Childhood and play pt_BR
dc.subject Escolas do campo
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Airton Cosmo de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Games and games in rural schools: teachers’ perceptions. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Airton Cosmo de. Jogos e brincadeiras na escola do campo: percepções de professorasr. 2023. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil,2023. pt_BR


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