dc.creator.ID |
SOUZA, A. A. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7355042236140095 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PIRES, Aparecida Carneiro. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PIRES, Aparecida Carneiro. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5613969088897311 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Rozilene Lopes de. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa proporciona debates que destacam a importância do planejamento docente
no desenvolvimento da aprendizagem significativa tanto para os educadores quanto para
os educandos, bem como para o desenvolvimento de práticas pedagógicas intencionais,
reflexivas e conscientes. Portanto, considerando a relevância do planejamento docente,
este estudo buscou analisar se o Programa Alfabetiza Cajazeiras (2021) tem impacto(s)
no planejamento docente dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. É importante
ressaltar que este programa educacional é implementado nas escolas municipais de
Cajazeiras-PB por meio do programa Educar pra Valer (EpV), financiado pela
Fundação Lemann desde 2021. Para orientar o estudo, formulamos a seguinte questão
de pesquisa: O Programa Alfabetiza Cajazeiras sinaliza impacto(s) no planejamento
docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Assim, estabelecemos os seguintes
objetivos específicos: historicizar o planejamento docente; apresentar os princípios e
objetivos do Programa Alfabetiza Cajazeiras (PAC); e identificar como os docentes dos
Anos Iniciais do Ensino Fundamental conceituam e percebem o planejamento docente.
Para alcançar esses objetivos, utilizamos escritos de autores que discutem o
planejamento docente, regulação e performance no ensino, além de examinar as
legislações vigentes. Quanto à metodologia adotada, optamos por uma pesquisa
qualitativa exploratória, que foi conduzida por meio de entrevistas semiestruturadas
contendo dez questões, com a participação de três professoras de uma escola municipal
na cidade de Cajazeiras/PB. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de
conteúdo na modalidade temática de Bardin (2016). Nossas descobertas indicam que os
docentes reconhecem que o planejamento é uma ferramenta fundamental para a
construção da aula e que seria impossível lecionar sem ele. Além disso, concluímos que
o PAC impactou o planejamento docente, uma vez que observamos que os professores
foram relegados a um papel subalterno, com uma negação parcial de seu momento de
reflexão e criticidade. Também compreendemos que os professores foram limitados no
processo, tornando-se meros executores de ideias e ações concebidas por pessoas que
atuam em gabinetes e não têm uma visão direta da real. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Programa Alfabetiza Cajazeiras e Planejamento: impactos na ação docente. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-10-25 |
|
dc.description.abstract |
This research provides debates that emphasize the importance of teacher planning in the
development of meaningful learning for both educators and students, as well as for the
development of intentional, reflective, and conscious pedagogical practices. Therefore,
considering the relevance of teacher planning, this study aimed to analyze whether the
Alfabetiza Cajazeiras Program (2021) has an impact on the teacher planning of the
Initial Years of Elementary Education. It is important to note that this educational
program is implemented in municipal schools in Cajazeiras, PB, through the Educar pra
Valer (EpV) program, funded by the Lemann Foundation since 2021. To guide the
study, we formulated the following research question: Does the Alfabetiza Cajazeiras
Program indicate impacts on teacher planning in the Initial Years of Elementary
Education? Thus, we established the following specific objectives: to historicize teacher
planning; to present the principles and objectives of the Alfabetiza Cajazeiras Program
(PAC); and to identify how teachers in the Initial Years of Elementary Education
conceptualize and perceive teacher planning. To achieve these objectives, we used
writings from authors discussing teacher planning, regulation, and performance in
education, as well as an examination of current legislation. Regarding the adopted
methodology, we chose exploratory qualitative research, conducted through semi-
structured interviews containing ten questions, with the participation of three teachers
from a municipal school in the city of Cajazeiras, PB. Data analysis was carried out
through thematic content analysis following Bardin's (2016) approach. Our findings
indicate that teachers recognize that planning is a fundamental tool for constructing
lessons and that teaching without it would be impossible. Furthermore, we conclude that
the PAC has impacted teacher planning, as we observed that teachers were relegated to
a subordinate role, with a partial denial of their moments of reflection and critical
thinking. We also understand that teachers were limited in the process, becoming mere
executors of ideas and actions conceived by individuals who work in offices and do not
have a direct view of the reality experienced by them. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36017 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-11T13:59:43Z |
|
dc.date.available |
2024-06-11 |
|
dc.date.available |
2024-06-11T13:59:43Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Planejamento docente |
pt_BR |
dc.subject |
Regulação |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Alfabetiza Cajazeiras |
pt_BR |
dc.subject |
Performance |
pt_BR |
dc.subject |
Educação – Cajazeiras – Município - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Planejamento educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental - Cajazeiras- Município - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching planning |
pt_BR |
dc.subject |
Regulation |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy Program Cajazeiras |
pt_BR |
dc.subject |
Education – Cajazeiras – Municipality - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Educational planning |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School - Cajazeiras- Municipality - Paraíba |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Alisson Avelino Batista de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Alfabetiza Cajazeiras and Planning Program: impacts on action teacher. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Alisson Avelino Batista de. Programa Alfabetiza Cajazeiras e Planejamento: impactos na ação docente. 2023. 77f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
|