DSpace/Manakin Repository

Neurociência na formação inicial de professores no Curso de Pedagogia.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.advisor1ID AMARAL, M. G. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Jose Amiraldo Alves da.
dc.contributor.referee2 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.description.resumo Esta pesquisa tem por objeto de estudo a Neurociência e Educação na formação de professores. Objetivo geral: analisar por meio da pesquisa-formação, se os achados neurocientíficos, estão presentes ou ausentes na formação inicial de pedagogos da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras/PB. O que justifica essa investigação do ponto de vista científico é a lacuna que há na formação inicial de professores, ante ao não conhecimento dos fundamentos neurocientíficos por diversos docentes. O que motiva este estudo é a possibilidade de contribuir com a produção de conhecimentos nesta área. Quanto ao percurso metodológico trata-se de uma pesquisa científica de natureza documental e de campo, com abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Pedagogia da UFCG/CZ, gravador de voz e rodas de conversa, com cinco participantes. Os resultados obtidos com a pesquisa mostraram que a Neuroeducação é uma temática ausente na formação de professores da UFCG/CZ; a discussão dos contributos neurocientíficos ocorre de forma pontual e individualizada por alguns docentes; os relatos socializados nas rodas de conversa, ratificaram a importância do conhecimento acerca do funcionamento cerebral para a fundamentação das escolhas metodológicas dos professores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Neurociência na formação inicial de professores no Curso de Pedagogia. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-24
dc.description.abstract This research has as its object of study Neuroscience and Education in teacher training. General objective: to analyze through research-training, whether the neuroscientific findings are present or absent in the initial training of pedagogues of the Federal University of Campina Grande, campus of Cajazeiras/PB. What justifies this research from a scientific point of view is the gap in the initial training of teachers, given the lack of knowledge of neuroscientific foundations by several teachers. What motivates this study is the possibility of contributing to the production of knowledge in this area. As for the methodological path, it is a scientific research of a documentary and field nature, with a qualitative approach. The data collection instruments were the Pedagogical Project of the Course (PPC) of Pedagogy of the UFCG/CZ, voice recorder and conversation wheels, with five participants. The results obtained with the research showed that Neuroeducation is an absent theme in the training of teachers of the UFCG/CZ; the discussion of neuroscientific contributions occurs in a punctual and individualized way by some teachers; the socialized reports in the conversation circles, ratified the importance of knowledge about brain functioning for the foundation of the methodological choices of teachers. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36018
dc.date.accessioned 2024-06-11T14:09:59Z
dc.date.available 2024-06-11
dc.date.available 2024-06-11T14:09:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Neurociência e educação pt_BR
dc.subject Processo neurocognitivo de ensino pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Neuroeducação pt_BR
dc.subject Pedagogos - Formação inicial pt_BR
dc.subject Pedagogia - Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Formação de Professores pt_BR
dc.subject Neuroscience and education pt_BR
dc.subject Neurocognitive teaching process pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Neuroeducation pt_BR
dc.subject Pedagogues - Initial training pt_BR
dc.subject Pedagogy - Federal University of Campina Grande - Teacher Training Center pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Myrella Oliveira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Neuroscience in initial teacher training in the Pedagogy Course. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Myrella Oliveira da. Neurociência na formação inicial de professores no Curso de Pedagogia. 2023. 65f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta