dc.creator.ID |
ALVES, A. J. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3749463687853148 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, José Amiraldo Alves da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, José Amiraldo Alves. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5948365562113510 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FERNANDES, Hercília Maria. |
|
dc.contributor.referee2 |
CAMPOS, Maria de Lurdes. |
|
dc.description.resumo |
O trabalho buscou oferecer reflexões acerca das contribuições da escola nos processos de
socialização e formação social da criança a partir de uma perspectiva teórica que
compreende o ambiente escolar como espaço fundamental para o desenvolvimento integral
dos educandos. A escola tem sido cada vez mais um ambiente destinado ao cuidado e a
educação das crianças e dos jovens, pois é nessa instituição que os sujeitos constroem novos
vínculos, inclusive, um dos primeiros fora do seio familiar. Pensando na necessidade do
desenvolvimento intelectual e das capacidades cognitivas, emocionais, sensoriais e sociais
exigidas pela a sociedade atual, podemos compreender que a educação é peça chave nos
processos de socialização e na formação dos cidadãos desse novo tempo. A escola não se
limita a intervenção, mediação ou transmissão dos conhecimentos científicos organizados,
mas também influencia nos aspectos relacionados ao desenvolvimento social de seus
educandos e, consequentemente, na formação para a cidadania, à medida que ensina as
regras necessárias para o convívio em sociedade, conscientizando os estudantes de seus
direitos e deveres. Neste sentido, o estudo buscou compreender como a escola contribui para
o desenvolvimento social dos educandos por meio de atividades, projetos e programas
desenvolvidos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, numa abordagem
qualitativa, por meio de uma entrevista semiestruturada com 6 (seis) sujeitos, sendo 3 (três)
docentes e 3 (três) mães, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental da cidade
Cajazeiras-PB. Para aprofundar os estudos acerca da temática, a pesquisa teve como aportes
teóricos as contribuições de autores, tais como como: Meneghin e Mendes (2020); Pinto e
Uchoa Branco (2009); Borsa (2007); Rezende Filho e Câmara Neto (2001); Ariès (1981),
entre outros, que contribuíram para uma melhor compreensão do assunto. Os resultados da
pesquisa apontaram que a escola contribui para a formação da criança enquanto ser social
por meio das interações e da internalização das regras de convivência, bem como os projetos
e as atividades desenvolvidas na escola também colaboram para a formação da criança
enquanto ser social à medida que as incentivam a compartilhar, cooperar, ter empatia,
construir amizades, autonomia, capacidade de se comunicar, de respeitar e conviver. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
As contribuições da escola nos processos de socialização e formação da criança enquanto sujeito social. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-11-30 |
|
dc.description.abstract |
The work sought to offer reflections on the school's contributions to the processes of
socialization and social formation of children from a theoretical perspective that understands
the school environment as a fundamental space for the integral development of students. The
school has increasingly become an environment dedicated to the care and education of
children and young people, as it is in this institution that individuals build new bonds,
including one of the first outside the family. Thinking about the need for intellectual
development and the cognitive, emotional, sensory and social capabilities required by
today's society, we can understand that education is a key part of the socialization processes
and the formation of citizens in this new era. The school is not limited to intervention,
mediation or transmission of organized scientific knowledge, but also influences aspects
related to the social development of its students and, consequently, in training for
citizenship, as it teaches the rules necessary for living in society. , making students aware of
their rights and duties. In this sense, the study sought to understand how the school
contributes to the social development of students through activities, projects and programs
developed. To this end, field research was carried out, using a qualitative approach, through
a semi-structured interview with 6 (six) subjects, 3 (three) teachers and 3 (three) mothers, at
the Municipal School of Early Childhood and Elementary Education in the city. Cajazeiras-
PB. To deepen studies on the topic, the research had theoretical contributions from authors
such as: Meneghin and Mendes (2020); Pinto and Uchoa Branco (2009); Borsa (2007);
Rezende Filho and Câmara Neto (2001); Ariès (1981), among others, who contributed to a
better understanding of the subject. The research results showed that the school contributes
to the formation of the child as a social being through interactions and the internalization of
rules of coexistence, as well as the projects and activities developed at school also contribute
to the formation of the child as a social being at measures that encourage them to share,
cooperate, have empathy, build friendships, autonomy, the ability to communicate, respect
and coexist. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36021 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-11T14:24:47Z |
|
dc.date.available |
2024-06-11 |
|
dc.date.available |
2024-06-11T14:24:47Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Criança- Formação social |
pt_BR |
dc.subject |
Educação e Cidadania - Relação |
pt_BR |
dc.subject |
Socialização da criança |
pt_BR |
dc.subject |
Infância - Construção social |
pt_BR |
dc.subject |
Cidadania |
pt_BR |
dc.subject |
Child education |
pt_BR |
dc.subject |
Child – Social formation |
pt_BR |
dc.subject |
Education and Citizenship - Relationship |
pt_BR |
dc.subject |
Child socialization |
pt_BR |
dc.subject |
Childhood - Construction Social |
pt_BR |
dc.subject |
Citizenship |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, Ana Joice da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The contributions of the school in the processes of socialization and formation of the child as a social subject. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES, Ana Joice da Silva. As contribuições da escola nos processos de socialização e formação da criança enquanto sujeito social. 2023. 61f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |