DSpace/Manakin Repository

As contribuições da escola nos processos de socialização e formação da criança enquanto sujeito social.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES, A. J. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3749463687853148 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, José Amiraldo Alves. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5948365562113510 pt_BR
dc.contributor.referee1 FERNANDES, Hercília Maria.
dc.contributor.referee2 CAMPOS, Maria de Lurdes.
dc.description.resumo O trabalho buscou oferecer reflexões acerca das contribuições da escola nos processos de socialização e formação social da criança a partir de uma perspectiva teórica que compreende o ambiente escolar como espaço fundamental para o desenvolvimento integral dos educandos. A escola tem sido cada vez mais um ambiente destinado ao cuidado e a educação das crianças e dos jovens, pois é nessa instituição que os sujeitos constroem novos vínculos, inclusive, um dos primeiros fora do seio familiar. Pensando na necessidade do desenvolvimento intelectual e das capacidades cognitivas, emocionais, sensoriais e sociais exigidas pela a sociedade atual, podemos compreender que a educação é peça chave nos processos de socialização e na formação dos cidadãos desse novo tempo. A escola não se limita a intervenção, mediação ou transmissão dos conhecimentos científicos organizados, mas também influencia nos aspectos relacionados ao desenvolvimento social de seus educandos e, consequentemente, na formação para a cidadania, à medida que ensina as regras necessárias para o convívio em sociedade, conscientizando os estudantes de seus direitos e deveres. Neste sentido, o estudo buscou compreender como a escola contribui para o desenvolvimento social dos educandos por meio de atividades, projetos e programas desenvolvidos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa, por meio de uma entrevista semiestruturada com 6 (seis) sujeitos, sendo 3 (três) docentes e 3 (três) mães, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental da cidade Cajazeiras-PB. Para aprofundar os estudos acerca da temática, a pesquisa teve como aportes teóricos as contribuições de autores, tais como como: Meneghin e Mendes (2020); Pinto e Uchoa Branco (2009); Borsa (2007); Rezende Filho e Câmara Neto (2001); Ariès (1981), entre outros, que contribuíram para uma melhor compreensão do assunto. Os resultados da pesquisa apontaram que a escola contribui para a formação da criança enquanto ser social por meio das interações e da internalização das regras de convivência, bem como os projetos e as atividades desenvolvidas na escola também colaboram para a formação da criança enquanto ser social à medida que as incentivam a compartilhar, cooperar, ter empatia, construir amizades, autonomia, capacidade de se comunicar, de respeitar e conviver. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title As contribuições da escola nos processos de socialização e formação da criança enquanto sujeito social. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-30
dc.description.abstract The work sought to offer reflections on the school's contributions to the processes of socialization and social formation of children from a theoretical perspective that understands the school environment as a fundamental space for the integral development of students. The school has increasingly become an environment dedicated to the care and education of children and young people, as it is in this institution that individuals build new bonds, including one of the first outside the family. Thinking about the need for intellectual development and the cognitive, emotional, sensory and social capabilities required by today's society, we can understand that education is a key part of the socialization processes and the formation of citizens in this new era. The school is not limited to intervention, mediation or transmission of organized scientific knowledge, but also influences aspects related to the social development of its students and, consequently, in training for citizenship, as it teaches the rules necessary for living in society. , making students aware of their rights and duties. In this sense, the study sought to understand how the school contributes to the social development of students through activities, projects and programs developed. To this end, field research was carried out, using a qualitative approach, through a semi-structured interview with 6 (six) subjects, 3 (three) teachers and 3 (three) mothers, at the Municipal School of Early Childhood and Elementary Education in the city. Cajazeiras- PB. To deepen studies on the topic, the research had theoretical contributions from authors such as: Meneghin and Mendes (2020); Pinto and Uchoa Branco (2009); Borsa (2007); Rezende Filho and Câmara Neto (2001); Ariès (1981), among others, who contributed to a better understanding of the subject. The research results showed that the school contributes to the formation of the child as a social being through interactions and the internalization of rules of coexistence, as well as the projects and activities developed at school also contribute to the formation of the child as a social being at measures that encourage them to share, cooperate, have empathy, build friendships, autonomy, the ability to communicate, respect and coexist. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36021
dc.date.accessioned 2024-06-11T14:24:47Z
dc.date.available 2024-06-11
dc.date.available 2024-06-11T14:24:47Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Criança- Formação social pt_BR
dc.subject Educação e Cidadania - Relação pt_BR
dc.subject Socialização da criança pt_BR
dc.subject Infância - Construção social pt_BR
dc.subject Cidadania pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Child – Social formation pt_BR
dc.subject Education and Citizenship - Relationship pt_BR
dc.subject Child socialization pt_BR
dc.subject Childhood - Construction Social pt_BR
dc.subject Citizenship pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Ana Joice da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The contributions of the school in the processes of socialization and formation of the child as a social subject. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Ana Joice da Silva. As contribuições da escola nos processos de socialização e formação da criança enquanto sujeito social. 2023. 61f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta