dc.creator.ID |
NASCIMENTO, A. K. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5274207768655277 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FERNANDES, Dorgival Gonçalves. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FERNANDES, Dorgival Gonçalves. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7158784499086756 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NOGUEIRA, José Rômulo. |
|
dc.contributor.referee2 |
JOCA, Alexandre Martins. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho de conclusão de curso tem a intenção de problematizar o tema
Educação Sexual na formação do pedagogo, partindo da seguinte questão de estudo:
Como a Sexualidade e a Educação Sexual são abordados no Curso de Pedagogia do
Centro de Formação de Professores-CFP, da Universidade Federal de Campina
Grande-UFCG, tendo em vista que na estrutura curricular desse curso não há
disciplinas específicas que tratem objetivamente desse tema. Quanto à metodologia,
a abordagem de pesquisa escolhida foi a qualitativa, desenvolvida a partir de estudo
de campo do tipo exploratória. Para esta pesquisa foi elaborado o seguinte objetivo
geral: analisar, a partir da perspectiva dos graduandos, como aconteceu a abordagem
referente à Sexualidade e à Educação Sexual durante a formação no curso de
Pedagogia do CFP/UFCG. Os objetivos específicos são: 1) descrever as percepções
dos graduandos de pedagogia do CFP/UFCG sobre a sua formação em Educação
Sexual; 2) Identificar as aprendizagens dos graduandos sobre a educação sexual no
seu processo de formação no Curso de Pedagogia do CFP/UFCG; 3) Evidenciar os
efeitos do processo de formação na concepção das/os pedagogas/os acerca da
Educação Sexual na formação dos graduandos do curso de Pedagogia do
CFP/UFCG. Dos autores que constituem o referencial teórico, são destacados Maio
(1996), Guimarães (1995), Santos (2016), Silva (2015), dentre outros. Os sujeitos da
pesquisa foram quatro alunas do nono período do referido curso e os dados foram
coletados através da entrevista semiestruturada, processados e analisados por meio
da análise de conteúdo. A análise de dados sobre a educação sexual na formação dos
estudantes do curso de Pedagogia do CFP/UFCG aponta a necessidade de haver
uma revisão curricular e de que seja necessário desenvolver estratégias de
capacitação, a fim de assegurar que os/as futuros(as) pedagogos(as) estejam
preparados/as para lidar com essa questão relevante em seu papel como educadores. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A educação sexual na formação dos estudantes do Curso de Pedagogia do CFP/UFCG. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-11-20 |
|
dc.description.abstract |
This course conclusion work intends to problematize the topic of Sexual Education in
the training of pedagogues, based on the following study question: How are Sexuality
and Sexual Education addressed in the Pedagogy Course at the Teacher Training
Center-CFP, from Federal University of Campina Grande-UFCG, considering that in
the curricular structure of this course there are no specific subjects that objectively deal
with this topic. As for the methodology, the chosen research approach was qualitative,
developed from an exploratory field study. For this research, the following general
objective was developed: to analyze, from the perspective of undergraduates, how the
approach to Sexuality and Sexual Education occurred during training in the Pedagogy
course at CFP/UFCG. The specific objectives are: 1) to describe the perceptions of
CFP/UFCG pedagogy graduates about their training in Sexual Education; 2) Identify
the students’ learning about sexual education in their training process in the
CFP/UFCG Pedagogy Course; 3) Highlight the effects of the training process on the
pedagogues' conception of Sexual Education in the training of graduates of the
CFP/UFCG Pedagogy course. Of the authors who constitute the theoretical
framework, Maio (1996), Guimarães (1995), Santos (2016), Silva (2015), among
others, are highlighted. The research subjects were four students in the ninth period of
the aforementioned course and the data were collected through semi-structured
interviews, processed and analyzed using content analysis. The analysis of data on
sexual education in the training of students in the CFP/UFCG Pedagogy course
highlights the need for a curricular review and the need to develop training strategies
in order to ensure that future pedagogues are prepared to deal with this relevant issue
in their role as educators. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36022 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-11T14:45:26Z |
|
dc.date.available |
2024-06-11 |
|
dc.date.available |
2024-06-11T14:45:26Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação sexual |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Pedagogia - Centro de Formação de Professores |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de Pedagogo - Educação sexual |
pt_BR |
dc.subject |
Sex education |
pt_BR |
dc.subject |
Sexuality |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogy Course - Center for Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogue Training - Sexual education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NASCIMENTO, Ana Karolainy Figueiredo do. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Sexual education in the training of students in the CFP/UFCG Pedagogy Course. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NASCIMENTO, Ana Karolainy Figueiredo do. A educação sexual na formação dos estudantes do Curso de Pedagogia do CFP/UFCG. 2023. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |