DSpace/Manakin Repository

A educação sexual na formação dos estudantes do Curso de Pedagogia do CFP/UFCG.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NASCIMENTO, A. K. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5274207768655277 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
dc.contributor.advisor1ID FERNANDES, Dorgival Gonçalves. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7158784499086756 pt_BR
dc.contributor.referee1 NOGUEIRA, José Rômulo.
dc.contributor.referee2 JOCA, Alexandre Martins.
dc.description.resumo Este trabalho de conclusão de curso tem a intenção de problematizar o tema Educação Sexual na formação do pedagogo, partindo da seguinte questão de estudo: Como a Sexualidade e a Educação Sexual são abordados no Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores-CFP, da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, tendo em vista que na estrutura curricular desse curso não há disciplinas específicas que tratem objetivamente desse tema. Quanto à metodologia, a abordagem de pesquisa escolhida foi a qualitativa, desenvolvida a partir de estudo de campo do tipo exploratória. Para esta pesquisa foi elaborado o seguinte objetivo geral: analisar, a partir da perspectiva dos graduandos, como aconteceu a abordagem referente à Sexualidade e à Educação Sexual durante a formação no curso de Pedagogia do CFP/UFCG. Os objetivos específicos são: 1) descrever as percepções dos graduandos de pedagogia do CFP/UFCG sobre a sua formação em Educação Sexual; 2) Identificar as aprendizagens dos graduandos sobre a educação sexual no seu processo de formação no Curso de Pedagogia do CFP/UFCG; 3) Evidenciar os efeitos do processo de formação na concepção das/os pedagogas/os acerca da Educação Sexual na formação dos graduandos do curso de Pedagogia do CFP/UFCG. Dos autores que constituem o referencial teórico, são destacados Maio (1996), Guimarães (1995), Santos (2016), Silva (2015), dentre outros. Os sujeitos da pesquisa foram quatro alunas do nono período do referido curso e os dados foram coletados através da entrevista semiestruturada, processados e analisados por meio da análise de conteúdo. A análise de dados sobre a educação sexual na formação dos estudantes do curso de Pedagogia do CFP/UFCG aponta a necessidade de haver uma revisão curricular e de que seja necessário desenvolver estratégias de capacitação, a fim de assegurar que os/as futuros(as) pedagogos(as) estejam preparados/as para lidar com essa questão relevante em seu papel como educadores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A educação sexual na formação dos estudantes do Curso de Pedagogia do CFP/UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-20
dc.description.abstract This course conclusion work intends to problematize the topic of Sexual Education in the training of pedagogues, based on the following study question: How are Sexuality and Sexual Education addressed in the Pedagogy Course at the Teacher Training Center-CFP, from Federal University of Campina Grande-UFCG, considering that in the curricular structure of this course there are no specific subjects that objectively deal with this topic. As for the methodology, the chosen research approach was qualitative, developed from an exploratory field study. For this research, the following general objective was developed: to analyze, from the perspective of undergraduates, how the approach to Sexuality and Sexual Education occurred during training in the Pedagogy course at CFP/UFCG. The specific objectives are: 1) to describe the perceptions of CFP/UFCG pedagogy graduates about their training in Sexual Education; 2) Identify the students’ learning about sexual education in their training process in the CFP/UFCG Pedagogy Course; 3) Highlight the effects of the training process on the pedagogues' conception of Sexual Education in the training of graduates of the CFP/UFCG Pedagogy course. Of the authors who constitute the theoretical framework, Maio (1996), Guimarães (1995), Santos (2016), Silva (2015), among others, are highlighted. The research subjects were four students in the ninth period of the aforementioned course and the data were collected through semi-structured interviews, processed and analyzed using content analysis. The analysis of data on sexual education in the training of students in the CFP/UFCG Pedagogy course highlights the need for a curricular review and the need to develop training strategies in order to ensure that future pedagogues are prepared to deal with this relevant issue in their role as educators. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36022
dc.date.accessioned 2024-06-11T14:45:26Z
dc.date.available 2024-06-11
dc.date.available 2024-06-11T14:45:26Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação sexual pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.subject Curso de Pedagogia - Centro de Formação de Professores pt_BR
dc.subject Formação de Pedagogo - Educação sexual pt_BR
dc.subject Sex education pt_BR
dc.subject Sexuality pt_BR
dc.subject Pedagogy Course - Center for Teacher training pt_BR
dc.subject Pedagogue Training - Sexual education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Ana Karolainy Figueiredo do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Sexual education in the training of students in the CFP/UFCG Pedagogy Course. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Ana Karolainy Figueiredo do. A educação sexual na formação dos estudantes do Curso de Pedagogia do CFP/UFCG. 2023. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta